Descubra como e onde ver o resultado do Encceja 2020

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2016, mais de 66 milhões de brasileiros com mais de 25 anos tinham, no máximo, o Ensino Fundamental completo.

Nesse contexto, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma oportunidade para aqueles que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio na idade adequada. Ao fazer a prova e atingir a pontuação mínima necessária, os participantes recebem um certificado de formação, mesmo sem ter cursado esses níveis em escolas regulares.

A prova do Encceja

A prova é realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2002, e acontece em um único dia, nos períodos da manhã e da tarde.

No total, são 120 questões distribuídas em quatro áreas do conhecimento, além da redação. Os conteúdos das provas do Ensino Fundamental e Médio possuem algumas diferenças. Confira:

Ensino Fundamental

  • Ciências Naturais
  • Matemática
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Redação, Artes e Educação Física
  • História e Geografia

Ensino Médio

  • Biologia, Física e Química
  • Matemática
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Redação, Artes e Educação Física
  • História, Geografia, Filosofia e Sociologia

Vale destacar também que, para realizar o exame e tentar obter o certificado de conclusão dos ensinos fundamental ou médio, cada candidato precisa ter pelo menos 15 anos (para o ensino fundamental) ou 18 anos (para o ensino médio) até a data da realização da prova.

Como ver o resultado do Encceja 2020?

O resultado será divulgado no site do Inep, e você pode consultar o seu desempenho acessando a página do participante. Veja abaixo o passo a passo para acessá-lo:

  • Entre na página do participante do Inep.
  • Preencha as informações como número de CPF e senha.
  • Para verificar a segurança, selecione a figura indicada.
  • Assim que a página carregar, clique em resultado e veja suas notas.

Não lembro a minha senha de acesso. E agora?

Se você não lembra qual é a sua senha de acesso para a página do participante Encceja, clique em “Orientações para recuperação de senha” no portal do Inep e siga as instruções indicadas.

Como é calculada a nota do Encceja?

As notas do Encceja são calculadas por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), o mesmo método utilizado na correção do Enem.

Isso significa que as questões são distribuídas nos níveis de dificuldade fácil, médio e difícil. A leitura óptica do Cartão Resposta do candidato analisa o padrão de suas respostas e sua nota varia de acordo com esse padrão.

Guia da Carreira - estudantes usam computadores

O sistema de correção prevê possíveis chutes por meio da análise desses padrões. Sendo assim, se um aluno acerta poucas questões difíceis mas erra muitas fáceis, é provável que tenha ocorrido um chute e isso pode fazer com que sua nota seja menor.

Por esse motivo, o número de acertos não necessariamente corresponde à nota final, pois, além dos acertos, o nível de dificuldade das questões acertadas são levados em consideração.

Como saber se fui aprovado?

Para ser aprovado no Encceja é necessário atingir pelo menos 100 pontos em cada uma  das quatro áreas do conhecimento e no mínimo 5 na redação, que vale de 0 a 10.

As notas do Encceja só podem ser acessadas por meio da divulgação do resultado. Antes disso, os participantes só têm acesso ao gabarito, que já foi disponibilizado nos canais oficiais do exame, no portal do Inep.

No entanto, o gabarito possibilita que os participantes verifiquem apenas o número de erros ou acertos, que não necessariamente correspondem a nota oficial pois o método de cálculo de notas utilizado é a Teoria de Resposta ao Item (TRI) – esse cálculo avalia de forma aprofundada e prevê possíveis chutes.

Os participantes que não alcançarem as notas necessárias em todas as matérias recebem uma declaração de proficiência apenas das disciplinas em que foram aprovados e podem prestar a prova novamente no ano seguinte, apenas para as matérias em que foi reprovado.

Quando sai o resultado do Encceja 2020?

A aplicação do Encceja 2020 foi realizada no último dia 29 de agosto, e o calendário do exame sofreu com alterações de data e atrasos devido ao contexto da pandemia. Além disso, o gabarito já foi divulgado no dia 1º de setembro e já consta nos sites oficiais do exame no Inep. 

Veja também: Descubra como e onde ver o gabarito do Encceja 2020

O resultado oficial, no entanto, ainda não tem data prevista para ser divulgado. O edital da prova deve ser atualizado em breve, pelo site do Inep, informando quando serão liberados os desempenhos individuais de cada candidato. 

Para receber a informação do resultado do Encceja 2020 em primeira mão, salve essa página e, se possível, fique atento! Assim que o calendário oficial for divulgado, esses textos serão atualizados.

O certificado

O certificado do Encceja é emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação para aqueles que tiverem atingido a pontuação necessária da prova e é a última fase do exame.

Ao fazer a inscrição para a prova, os participantes devem escolher uma unidade de Secretaria de Educação para retirar o documento – essa informação pode ser acessada a qualquer momento pelos candidatos na página do participante do Encceja.

Sendo assim, quando o resultado oficial for divulgado, será possível cada candidato consultar se foi aprovado ou não no Encceja 2020. Depois, é possível solicitar à unidade da Secretaria Estadual de Educação selecionada pela certificação no exame ou de proficiência.

Como usar o resultado do Encceja 2020?

Com o certificado do Encceja em mãos, além de ser formado no Ensino Fundamental e Médio, também passa a ser possível buscar a formação no Ensino Superior, ou seja, em cursos de graduação como bacharelado, licenciatura e cursos de tecnólogos.

Um diploma de graduação pode aumentar as chances de ingresso no mercado de trabalho, assim como as chances de ser promovido e de aumento salarial. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), profissionais graduados podem receber mais que o dobro do que aqueles que não são.

Com a sua certificação do Encceja, você pode traçar o futuro dos seus estudos no Ensino Superior. Assim, é possível se inscrever Enem e aplicar para faculdades públicas pelo Sisu, mas outra possibilidade também é tentar o ingresso em faculdades particulares, e tentar conquistar bolsas de estudos

Por isso, a decisão de onde fazer uma graduação também faz muita diferença. Embora existam muitas instituições de ensino no Brasil, para que o diploma seja válido em todo o território nacional, o curso deve ser devidamente autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Veja a seguir algumas opções de instituições de ensino que oferecem cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância, de acordo com as diretrizes do MEC:

Agora que você já sabe como consultar o resultado Encceja 2020, é só trabalhar a ansiedade e aguardar pela divulgação! Enquanto isso, queremos saber: quais são os seus planos para o Ensino Superior? Já possui algum curso em mente? Responda nos comentários abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!