dcsimg

Veja tudo que é preciso saber sobre o resultado do Encceja 2020

Saiba como funciona o Encceja, quais são as datas e como ver o resultado da prova!

Voltado para jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio na idade adequada, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é realizado anualmente para atestar seus conhecimentos.

O Encceja

O órgão responsável pelo exame é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para se inscrever, é necessário acessar o site do Inep e preencher dados pessoais. Os pré-requisitos para fazer a inscrição é ter um Cadastro de Pessoa Física (CPF), ter pelo menos 15 anos para fazer realizar a prova do Ensino Fundamental e no mínimo 18 para o exame do Ensino Médio.

Com 120 questões no total dividida em quatro áreas do conhecimento, com 30 questões cada. No entanto, o conteúdo das provas para o Ensino Fundamental e Médio são diferentes. Veja:

Ensino Fundamental

  • Ciências Naturais
  • Matemática
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
  • História e Geografia

Ensino Médio

  • Ciências da Natureza, Química, Física, Biologia
  • Matemática
  • Língua Portuguesa, Redação, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física
  • Ciências Humanas, História, Geografia, Filosofia e Sociologia

O site do Inep disponibiliza um material de estudos para aqueles que desejam se preparar para o exame, assim como o caderno de questões e gabarito de anos anteriores.

Calendário do Encceja 2020

O calendário do Encceja é divulgado junto com o edital, que normalmente é disponibilizado nas primeiras semanas de maio.

O edital do Encceja 2020 ainda não foi divulgado. No entanto, esse texto será atualizado assim que as informações estiverem disponíveis. Portanto, salve essa página e fique atento!

Além das regras e instruções o edital contém o calendário, ou seja, as datas do período de inscrições e de aplicação da prova.

Como ver o gabarito do Encceja 2020?

O gabarito do Encceja é publicado em até dez dias úteis após o dia da prova. Por meio dele, é possível saber o número de erros e acertos na prova.

No entanto, não é possível saber se o candidato foi aprovado ou não, pois o método de correção utilizado é Teoria de Resposta ao Item (TRI), com cálculos que preveem possíveis chutes. Por causa disso, a nota não é necessariamente igual ao número de acertos.

Para saber se foi aprovado ou não, o participante precisa acessar o resultado do Encceja 2020, o qual apresenta as notas que o candidato tirou em cada área do conhecimento.

Como ver o resultado do Encceja 2020?

A data de divulgação do resultado do Encceja só é decidida após o dia da prova. Para acessá-lo, é preciso seguir o seguinte passo a passo:

  • Acesse a página do participante do Encceja
  • Preencha o número do CPF, a senha e assinale a figura indicada
  • Veja a aba com as notas

Para ser aprovado, é necessário tirar pelo menos 100 pontos em cada uma das quatro áreas do conhecimento e no mínimo 5 na redação.

Como é calculada a nota do Encceja?

A nota do Encceja é calculada pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), o mesmo método de correção utilizado na correção do Enem. Trata-se de um algoritmo que atribui notas para as questões da prova.

As questões mais acertadas pelos candidatos, depois que o exame foi feito, são consideradas de nível fácil, as que são razoavelmente acertadas são atribuídas para o nível médio e, por fim, as questões com menos acertos são consideradas do nível difícil.

A partir disso, o Cartão Resposta de cada candidato passa por uma leitura óptica em que seu padrão de resposta é analisado. Esse padrão de acertos e erros do candidato nos respectivos níveis indica possíveis chutes ao assinalar uma alternativa de uma questão.

O que fazer depois de ter a nota do Encceja 2020?

Depois de ter a nota do Encceja 2020, se aprovado, o candidato deve retirar o certificado do exame que comprova sua formação no Ensino Fundamental ou Médio.

O certificado é emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação. Ao fazer a inscrição, o participante deve escolher em qual instituição ele deseja retirar o documento. Essa informação pode ser acessada a qualquer momento na página do participante do Encceja.

Caso o candidato não tenha sido aprovado em todas as áreas do conhecimento, ele pode receber um certificado de proficiência apenas nas disciplinas em que atingiu a nota mínima. No ano seguinte, é possível realizar a prova novamente apenas com as matérias em que o participante foi reprovado.

Consegui o certificado do Encceja. Quais são os próximos passos?

Com o certificado em mãos, além de ser formado no Ensino Fundamental e Médio é possível ingressar no Ensino Superior, em cursos superiores de graduação como de tecnólogo, bacharelado ou licenciatura

Os diplomas de graduação podem aumentar as chances de ingresso no mercado de trabalho, de ser promovido ou receber um aumento salarial. A remuneração de um profissional varia de acordo com o seu nível de formação, portanto, quanto maior for o seu grau de formação, maior será o seu salário.

Porém, a escolha de onde cursar uma graduação também é muito importante. Para que o diploma seja válido em todo território nacional, o curso precisa ser autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Veja a seguir algumas opções de instituições de ensino que oferecem cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância, de acordo com as diretrizes do MEC:

Veja também:

Encceja 2020: veja quando é a data de inscrição

Preparado para ingressar no Ensino Superior? Responda nos comentários abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin