Saiba tudo sobre o Encceja 2020

Após muito tempo de ansiedade, finalmente está próximo o momento da aplicação do Encceja 2020. O exame, que seria realizado em abril, foi adiado para agosto de 2021, devido às dificuldades que a pandemia de coronavírus trouxe para a organização da prova.

O Encceja é uma oportunidade extra para muito jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental e Médio no tempo regular conseguirem seus diplomas de conclusão e avançarem em seus estudos e no mercado de trabalho.

Esta não é uma situação rara no Brasil. Somente na edição 2020, a prova atingiu 1,6 milhão de inscritos. Em todo o país, existem quase 70 milhões de pessoas maiores de 25 anos que poderiam fazer o exame, pois não concluíram a educação básica.

Infelizmente, muitas pessoas abandonam os estudos na infância e adolescência para realizar outras atividades, como ajudar no sustento de suas famílias. Mas nunca é tarde para voltar aos estudos!

Continue nesta leitura conosco para saber todos os detalhes sobre o Encceja 2020 e chegar preparado para tirar uma boa nota, conseguir seu diploma e quem sabe já ir pensando em alçar novos voos? Boa sorte!

O que é o Encceja?

O nome “Encceja” é a sigla para Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. É uma prova realizada pelo Ministério da Educação em todo o país, em parceria com os Estados e Municípios, desde o ano de 2002.

A primeira coisa a entender é que o Encceja não é um vestibular. Não há uma lista de classificação. A prova apenas mede os conhecimentos dos inscritos. 

Se o seu resultado atingir o número de pontos necessários em cada uma das áreas do conhecimento, você recebe um certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, conforme a inscrição.

Daí, caso você esteja pensando em entrar em uma faculdade, com esse certificado em mãos, poderá se inscrever no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para tentar uma vaga em milhares de cursos em todo o Brasil.

A prova do Encceja é aplicada em quatro formatos diferentes:

  • Encceja Nacional para residentes no Brasil;
  • Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas;
  • Encceja Exterior, para brasileiros residentes no exterior;
  • Encceja Exterior PPL, para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas.

As datas para cada uma das provas e as questões utilizadas são diferentes para cada uma das aplicações. Neste texto, vamos falar sobre a primeira versão, o Encceja Nacional, que é o mais amplo.

Como funciona o Encceja?

O Encceja é realizado em apenas um dia em todo o país, durante a manhã e no período da tarde. A prova é formada por 4 provas objetivas de 30 questões cada e uma redação. 

Estudantes do encceja 2020 - Guia da Carreira

Cada prova objetiva é avaliada separadamente, como uma nota que vai de 60 a 180 pontos. O mínimo necessário para a certificação em cada prova é 100 pontos. O resultado final é feito pela calculadora própria do MEC, chamada TRI (Teoria de Resposta ao Item).

Caso você não obtenha a nota mínima em uma das provas, não é necessário refazer todas as quatro etapas, pois você poderá se inscrever somente nas que precisa alcançar a nota na próxima edição do Encceja.

Já na redação, a nota vai de 0 a 10. Para passar, é preciso tirar pelo menos nota 5 (cinco).

Quem pode participar do Encceja?

O Encceja é voltado somente a quem não concluiu os estudos do Ensino Fundamental e Médio. Mas é preciso cumprir os requisitos de idade mínima para participar, caso contrário, o aluno ainda tem a oportunidade de voltar para a escola e se formar regularmente.

Os requisitos para participação no Encceja 2020 são:

  • 15 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental; 
  • 18 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a certificação do ensino médio. 
  • Ter um registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil.

A inscrição no Encceja é voluntária (feita por vontade própria do participante) e gratuita. Caso o estudante falte na prova e não faça sua justificativa de forma válida, deverá ressarcir ao Inep um valor, que será divulgado posteriormente. Na última edição, o valor foi de R$40.

Quais matérias caem no Encceja?

O Encceja 2020 será composto por quatro provas objetivas e uma redação. Provas objetivas são aquelas em que é necessário escolher a alternativa certa dentre quatro opções apresentadas. Ou seja, não é necessário escrever a resposta por extenso, mas apenas marcar a alternativa correta no gabarito.

A edição 2020 contará com 30 questões em cada prova, com 4 áreas diferentes. Os temas das provas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio são diferentes. Confira a seguir como eles são divididos.

Matérias que caem na prova do Ensino Fundamental 

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • História e Geografia.

Matérias que caem na prova do Ensino Médio

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Redação do Encceja

A redação segue formato parecido com o do Enem, usando temas amplos e de conhecimento geral. É preciso escrever um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas sobre o tema apresentado, sem fugir do tema, respeitando os direitos humanos e evitando erros de gramática.

Confira também: Temas de redação do Encceja dos anos anteriores 

Como estudar para o Encceja?

Você pode se preparar para o Encceja estudando em grupo ou sozinho, não há obrigatoriedade de realizar algum curso para prestar a prova.

Vários municípios do país contam com as classes do EJA (Educação para Jovens e Adultos), em horários alternativos nas escolas regulares, como o período noturno. 

Há também iniciativas populares e comunitárias, como cursinhos gratuitos oferecidos nas faculdades, associações de bairro e Centros Pop.

Para quem prefere estudar sozinho, neste ano o Inep forneceu apostilas gratuitas de preparação para o Encceja para download em seu próprio portal. É só baixar e estudar! 

Uma outra opção que também ajudou muitas pessoas ao longo das últimas décadas foi o Telecurso. Ele é exibido diariamente pelo canal gratuito Futura, disponível na internet, nas principais TV a cabo e na TV aberta parabólica e, em alguns estados, na TV aberta digital.

Todos os vídeos do Telecurso também estão disponíveis no Youtube.

 

Quando será o Encceja 2020?

O Encceja 2020 será aplicado para todos os estudantes durante a manhã e tarde do dia 29 de agosto de 2021. Lembre-se que você precisa comparecer apenas nas provas que se inscreveu. Confira os horários da prova, que seguem o Horário de Brasília.

Provas do Ensino Fundamental

  • Manhã, das 9h às 13h: Ciências Naturais (Prova I) e Matemática (Prova II).
  • Tarde, das 15h30 às 20h30: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação (Prova III) e História e Geografia (Prova IV).

Provas do Ensino Médio

  • Manhã, das 9h às 13h: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Prova I) e Matemática e suas Tecnologias (Prova II).
  • Tarde, das 15h30 às 20h30: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Prova III) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (Prova IV).

É preciso chegar ao local das provas com antecedência mínima de 15 minutos ao início da prova. Os portões serão abertos uma hora antes do início da prova.

Ação Manhã Tarde
Abertura dos portões 8h 14h30
Fechamento dos Portões 8h45 15h15

O que é obrigatório levar no Encceja?

Para participar do Encceja 2020, será obrigatório portar os seguintes materiais durante a realização do Exame:

  • Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
  • Documento de identificação válido.
  • Máscaras de proteção à Covid-19.

Qualquer dispositivo eletrônico, como celulares e relógios, devem ser desligados e lacrados no envelope que será fornecido pela organização, sob pena de exclusão do Exame em caso de descumprimento das normas. Também é proibido portar qualquer material impresso, bonés, chapéus ou óculos escuros.

O Ministério da Saúde recomenda que os inscritos levem o próprio álcool em gel para higienização pessoal, o Cartão de Confirmação de Inscrição e a Declaração de Comparecimento impressa, caso precise justificar sua presença no exame.

Calendário do Encceja 2020

A única data ainda não divulgada pela organização do Encceja 2020 é quando sairá o resultado das notas. Até o momento, este é o cronograma completo da prova:

  • Publicação do edital: 26/11/2020
  • Justificativa de ausência no Encceja 2019: 14 a 20/12/2020
  • Resultado da justificativa de ausência no Encceja 2019: 28/12/2020
  • Recurso da justificativa de ausência no Encceja 2019: 28/12/2020 a 4/1/2021
  • Resultado do recurso da justificativa de ausência no Encceja 2019: 11/1/2021
  • Inscrições: 11 a 25/1/2021
  • Ressarcimento: 11 a 27/1/2021
  • Solicitação de atendimento especializado: 11 a 25/1/2021
  • Solicitação de atendimento pelo nome social: 11 a 25/1/2021
  • Resultado da solicitação de atendimento especializado: 1/2/2021
  • Resultado da solicitação de atendimento pelo nome social: 1º/2/2021
  • Recurso da solicitação de atendimento especializado: 1 a 5/2/2021
  • Recurso da solicitação de atendimento pelo nome social: 1 a 5/2/2021
  • Resultado do recurso da solicitação de atendimento especializado: 12/2/2021
  • Resultado do recurso da solicitação de atendimento pelo nome social: 12/2/2021
  • Aplicação da prova: 29/8/2021
  • Divulgação do gabarito: 1/9/2021

Como se inscrever para o Encceja 2020?

Conforme o cronograma apresentado acima, as inscrições para o Encceja 2020 foram encerradas no dia 25 de janeiro de 2021. O Ministério da Educação deve divulgar a data de realização do próximo exame após o término dos trâmites da edição atual. Fique de olho!

Como ver o local de prova do Encceja 2020?

Você pode acompanhar sua inscrição e também imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição diretamente no Sistema Encceja (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/). 

O cartão possui as seguintes informações:

  • Número de inscrição.
  • Data, hora e local das provas.
  • Atendimento especializado ou tratamento por nome social (se solicitado).
  • Áreas de conhecimento nas quais se inscreveu.

Lembre-se: o acesso é feito com seu CPF e senha cadastrados anteriormente no portal “gov.br”.

Resultado final do Encceja 2020

Após a realização da prova, você poderá conferir o gabarito das questões. A data máxima prevista para liberação do Gabarito no site do Inep é o dia 1º de setembro de 2021. 

Com o gabarito disponível, já dá pra ter uma ideia de como foi o seu desempenho na prova. No entanto, é necessário aguardar o resultado oficial para saber se você atingiu a nota mínima para certificação. A data de liberação do boletim ainda não foi publicada.

O resultado estará disponível somente no Sistema Encceja. Por isso, guarde bem a sua senha para não esquecer e conferir em breve a sua nota.

O que fazer depois do Encceja 2020?

Que tal começar a pensar nos próximos passos depois da nota do Encceja 2020? Com o Ensino Médio concluído, você pode finalmente ingressar em uma faculdade e buscar uma nova profissão.

Com o certificado de conclusão em mãos não há mais barreiras para se inscrever no Enem e tentar uma vaga em universidades públicas ou conseguir uma bolsa de estudos em uma faculdade particular em programas como o Prouni e o Fies.

Você também pode tentar o processo seletivo direto das faculdades, que oferecem até a opção de vestibular digital, agendado e gratuito. O mais importante é sempre conferir se a faculdade conta com autorização do MEC para funcionamento.

Para facilitar sua busca, separamos uma lista com ótimas faculdades que possuem os requisitos do MEC e cursos para todos os gostos! Vale a pena conferir cada uma delas e já ir planejando o seu futuro:

Leia também: Descubra quais são as 10 profissões mais procuradas

Qual é seu principal objetivo com o Encceja? Conseguir um trabalho melhor, entrar na faculdade ou realizar um outro sonho? Conte pra gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!