Saiba tudo sobre o Enem 2020

Confira as principais informações do Enem 2020 e anote as datas e horários da sua prova!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal avaliação nacional e considerado o maior vestibular do país. Fazer uma boa prova pode garantir a tão sonhada vaga na universidade.

Se você vai fazer o Enem 2020, fique atento ao calendário das provas e acompanhe as informações divulgadas pelo Inep, o órgão do governo responsável pela aplicação do exame. 

E para não ter nenhuma surpresa negativa no dia da prova, confira as nossas dicas e não deixe de anotar as datas e horários, o endereço de onde você fará a sua prova e o que é necessário levar para a avaliação.

Como é a prova do Enem?

O Enem é constituído por duas provas, aplicadas em dois dias de avaliação: uma prova objetiva e uma redação. Cada uma delas vale até mil pontos.

A prova objetiva contém 180 questões de múltipla escolha sobre conteúdos abordados no Ensino Médio. São quatro provas de 45 questões cada: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

Já para a redação é exigido um texto dissertativo-argumentativo sobre algum tema relevante e atual que será divulgado apenas na prova. Por isso, é importante manter-se atualizado sobre os principais assuntos discutidos durante o ano.  

Saiba mais:

Descubra quais conteúdos você deve estudar pro Enem

Veja o passo a passo de como fazer uma redação nota mil

Prova impressa ou digital?

Pela primeira vez, além do formato impresso tradicional, o Enem contará com um formato de prova digital. Mas isso não significa que você poderá fazer de sua casa.

Independente do formato de prova que você irá fazer, é necessário comparecer ao local da prova no dia e horários divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Mas atenção: o formato tradicional e o digital serão aplicados em datas diferentes. Não se confunda!

Claro que as duas provas terão perguntas diferentes, mas terão o mesmo nível de dificuldade e o mesmo número de questões. A estrutura é a mesma, e o que muda é que enquanto a prova tradicional é respondida no caderno de respostas impresso, a prova digital será respondida no computador.

Entenda melhor como é o formato digital do Enem 2020: Conheça o novo jeito de fazer o Enem

Datas e horários do Enem 2020

Devido à pandemia do novo coronavírus, a aplicação do Enem 2020 foi adiada para o início de 2021. Além disso, pela primeira vez, o exame contará com uma versão digital, com salas adaptadas com computadores.

As provas impressas e digitais, contudo, acontecem em datas diferentes. Você só poderá fazer o formato de prova selecionado durante a inscrição.

Confira as datas e horários de cada prova do Enem 2020:

Enem Impresso

  • 17 de janeiro de 2021: Linguagens, Ciências Humanas e Redação.
  • 24 de janeiro de 2021: Ciências da Natureza e Matemátic

Enem Digital

  • 31 de janeiro de 2021: Linguagens, Ciências Humanas e Redação.
  • 07 de fevereiro de 2021: Ciências da Natureza e Matemática.

Horários de aplicação

Fique bem atento ao horário, para não perder o Enem 2020. Alunos que chegarem após o fechamento dos portões NÃO poderão fazer a prova.

Tanto para a prova tradicional quanto para a digital, nos dois dias de aplicação, o cronograma abaixo é o mesmo. Confira:

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas 1º dia: 19h
  • Término das provas 2º dia: 18h30

O tempo mínimo de permanência na sala é de duas horas após o início do exame. Mesmo que você tenha terminado sua prova, deverá esperar até por volta das 15h30 para poder entregar e sair.

Observação: esses horários mencionados acima são para o fuso horário de Brasília. Se você mora em alguma região do Brasil com fuso diferente, verifique exatamente quais horários você precisará seguir.

Atente-se ao horário, chegue com antecedência para não correr riscos. Imprevistos como trânsito e problemas com transporte público, por exemplo, podem acontecer e fazer com que você se atrase e perca a prova. 

Como conferir o local da prova do Enem 2020?

Você pode conferir o local da sua prova na área do participante dentro do portal do Inep, o site oficial de divulgação de informações sobre o Enem. A previsão é que o local de prova do Enem 2020 seja divulgado no dia 5 de janeiro de 2021. Para acessá-lo, você precisará informar o CPF e a senha cadastrados durante a inscrição.

Saiba mais: Veja como descobrir o local de prova do Enem

O que levar no dia da prova do Enem?

No dia da prova, é obrigatória a apresentação de um documento oficial de identidade com foto. Pode ser o Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho, Passaporte ou, para os estrangeiros, identidade expedida pelo Ministério da Justiça ou Carteira de Registro Nacional Migratório.

Além disso, também é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta, em material transparente. Sem ela, você não conseguirá responder a prova. Para garantir, recomendamos levar mais de uma caneta. E embora não seja obrigatório, recomendamos levar também o cartão de confirmação da inscrição, e assim evitar possíveis contratempos.

Você poderá levar para a prova: lanches e água. Afinal são seis horas de maratona! Você não poderá comprar comida durante a prova, então leve seu lanche ou alguma guloseima. Materiais religiosos, como burca e quipá, poderão ser utilizados desde que passem por inspeção de segurança.

Celular poderá ser levado, mas não deverá ser utilizado de maneira alguma. Deverá ser desligado e lacrado no envelope especial que será entregue antes do início da prova. Mesmo que esteja no modo avião, caso o aparelho emita algum ruído ou sinal o candidato será desclassificado do Enem 2020.

Devido à pandemia de Covid-19, no Enem 2020 também será obrigatório o uso de máscara de proteção facial durante todo período de prova.

O que pode desclassificar um candidato no Enem?

As seguintes atitudes irão desclassificar automaticamente um candidato do Enem 2020:

  • Tentar entrar na sala de prova portando qualquer tipo de arma.
  • Usar qualquer tipo de aparelho eletrônico, incluindo celulares.
  • Abrir o caderno de provas antes da autorização do fiscal de sala.
  • Recusar-se a passar pela revista de segurança.
  • Comunicar-se com qualquer pessoa da sala que não seja o fiscal.
  • Prestar informações falsas durante a inscrição.
  • Perturbar a ordem na sala de prova.
  • Consumir bebida alcoólica em sala.
  • Usar óculos escuros, boinas, bonés, chapéu e similares.

Saiba mais: Confira todas as regras do Enem 2020

Que nota precisa tirar para passar no Enem?

Tirar uma boa nota no Enem pode garantir a matrícula na faculdade. Contudo, a nota mínima que um candidato precisa tirar depende do programa no qual ele se inscreveu e para qual curso e instituição de ensino ele deseja se candidatar.

Os cursos mais concorridos, como Medicina e Engenharia, por exemplo, exigem maiores notas. Enquanto os menos concorridos aceitam notas menores. Contudo, cada programa ou universidade que aceita o Enem como forma de avaliação e ingresso possui suas próprias regras e exigências.

Geralmente, o candidato não pode zerar em sua redação, e por isso essa é a prova que mais causa preocupação aos participantes do Enem.

Saiba mais: Descubra qual a nota mínima para passar no Enem 2020

Quando sai o resultado do Enem 2020?

Como a aplicação do Enem 2020 foi adiada devido ao novo coronavírus, consequentemente os resultados também sairão um pouco mais tarde do previsto inicialmente. Contudo, como as datas do exame serão bem próximas do início do próximo ano letivo, a expectativa é de que o resultado final saia até dia 29 de março.

O gabarito das provas objetivas, por outro lado, deve sair em até 3 dias úteis após a aplicação da prova, mas muitas instituições resolvem as questões e divulgam os resultados extraoficiais no mesmo dia de cada prova. Assim, o candidato consegue ter uma ideia do que acertou e da nota que poderá tirar no Enem 2020.

Já para a redação, o espelho com as notas e comentários dos avaliadores deve sair pouco tempo após a divulgação oficial do resultado final.

Saiba mais:

O que é e quando sai o espelho da redação do Enem 2020

Confira o gabarito extraoficial do Enem 2020

Onde usar a nota do Enem 2020?

Os estudantes que fizerem o Enem 2020 poderão se inscrever em programas governamentais, como o Programa Universidade Para Todos (Prouni), Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Além disso, diversas faculdades privadas que aceitam a nota do Enem como processo seletivo, sem precisar prestar o vestibular novamente. Confira abaixo algumas instituições de ensino bem reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que aceitam a nota do Enem:

Veja também: Descubra o que você pode fazer com a nota do Enem 

Preparado para o Enem 2020? Compartilhe com a gente como você está se preparando e se já decidiu que curso e onde deseja estudar.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!