No Enem, a matéria de Biologia está dentro da área do conhecimento “Ciências da Natureza e suas Tecnologias” e é aplicada logo no primeiro dia do Exame. São 45 questões, que incluem também perguntas sobre Química e Física.
As questões envolvendo Biologia têm aparecido de forma cada vez mais abrangente no Enem. Ou seja: não adianta apenas estudar os assuntos clássicos da forma tradicional, nem apelar para a decoreba. É preciso contextualizá-los para os tempos atuais, expandir o que se vê nos livros para a vida prática.
Com uma lista grande de assuntos a serem estudados, o candidato que quiser se dar bem nessa prova vai ter que dedicar bastante tempo, revisando e relacionando conteúdos dos três anos do ensino médio.
Veja a seguir quais são os assuntos de Biologia que mais aparecem no Enem e o que estudar para se dar bem nessa prova!
O que estudar para a prova de Biologia do Enem
O edital do Enem possui uma lista considerável de assuntos de Biologia que devem ser estudados para a prova. Dentre os principais, citamos:
- Moléculas, células e tecidos
- Estrutura celular
- Metabolismo
- Genética
- Células-tronco, clonagem e DNA
- Biotecnologia
- Ética
- Hereditariedade e diversidade da vida
- Leis de Mendel
- Mutações
- Fundamentos genéticos
- Vírus, procariontes e eucariontes
- Grupos sanguíneos
- Doenças
- Identidade dos seres vivos
- Seres unicelulares e pluricelulares
- Funções vitais
- Embriologia, anatomia e fisiologia humana
- Ecologia e ciências ambientais
- Ecossistemas
- Dinâmica populacional
- Interação entre seres vivos
- Questões ambientais
- Biodiversidade
- Tecnologias
- Questão da água
- Origem e evolução da vida
- Teorias da evolução
- Origens do universo
- Seleção natural e artificial
- Qualidade de vida das populações humanas
- Pobreza e desenvolvimento humano
- Principais doenças que afetam os brasileiros
- Doenças sexualmente transmissíveis
- Drogas, gravidez na adolescência e obesidade
- Vida saudável
- Desenvolvimento sustentável
Estatisticamente, o assunto que mais apareceu no Enem dos últimos anos foi Ecologia e Ciências Ambientais. Como as provas tendem a incluir temas da atualidade, a Biologia vem recebendo uma abordagem mais política nas questões: preservação ambiental, poluição e impacto da atividade econômica, dinâmicas populacionais.
Na sequência vem o tema Genética. Os temas que mais aparecem são manipulação de genes, a questão dos transgênicos, mutações, estrutura do DNA, DNA recombinante, terapia gênica, implicações éticas, clonagem e leis de Mendel.
Em terceiro lugar aparece a Evolução. É um tema complexo, que exige muito estudo e conhecimento das principais teorias, especialmente as de Charles Darwin e Lamarck. É bom ficar de olho na questão da “Seleção artificial”, que é o processo de melhoramento genético feito pelo homem em plantas, insetos e animais. Esse tema tem um apelo político, econômico e ético muito forte – do jeito que o Enem gosta!
Outros temas para ficar de olho são:
- Doenças (virais e bacterianas)
- Biotecnologia
- Sistemas digestório e circulatório humanos
- Citologia
Como é a prova de Biologia do Enem
Para avaliar seus conhecimentos em Biologia, o Enem quer saber se você é capaz de:
- Identificar características dos organismos vivos em diferentes ambientes, em especial nos brasileiros.
- Analisar técnicas que utilizam seres vivos e seu impacto no meio ambiente, na saúde, na produção de alimentos, matérias-primas ou produtos industriais.
- Avaliar propostas de preservação e implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.
Na prática, a prova é composta de 15 questões que abordam assuntos diversos da área. Na edição de 2015, por exemplo, elas foram distribuídas da seguinte forma:
- 5 questões de Citologia
- 2 de Ecologia
- 2 de Fisiologia
- 2 de Zoologia
- 2 de Imunologia
- 1 de Evolução
- 1 de Biotecnologia
Independentemente dos tipo de assunto, as questões do Enem são elaboradas para gerar uma reflexão mais ampla e trazem conteúdos em texto, gráficos, tabelas e imagens. Decoreba não tem vez mesmo!
Ano após ano, a prova tem ampliado o foco em questões que misturam Biologia e atualidades brasileiras, confrontando, por exemplo, genética e saúde pública, produtividade e ética, ecossistema e evolução.
Dicas de como se dar bem na prova de Biologia
- É preciso redobrar a atenção nas questões para não se perder nas respostas. Às vezes o Enem traz textos reflexivos mais longos e complexos, o que exige leitura muito atenta.
- Em alguns casos, ler o enunciado antes da questão ajuda a chegar ao texto com um foco na cabeça. Também pode ajudar a economizar tempo.
- Durante a resolução, leia as alternativas. Elas podem conter alguma pista para a resposta do problema.
- Saber interpretar tabelas, gráficos e desenhos técnicos de Biologia pode ajudar a resolver boa parte das questões.
- Mantenha em dia a leitura de jornais, revistas e sites confiáveis. Sempre que encontrar uma notícia relacionada a sustentabilidade, genética, saúde pública, indústria alimentícia, agricultura, pecuária e afins, tente contextualizá-la num aspecto biológico: quais implicações biossociais, quais elementos estão presentes ali, que teorias podem explicar o que está acontecendo, etc.
Veja também:
Conte para a gente como você está estudando para fazer bonito na prova de Biologia do Enem!