dcsimg

Entenda como conseguir uma bolsa com a nota do Enem

Sua pontuação no Enem não foi suficiente para entrar no curso que você quer? Saiba que há outras possibilidades, como conseguir uma bolsa com a nota do Exame. Entenda!

Você passou o ano todo estudando e se preparando, mas não conseguiu nota suficiente no Enem para o curso que queria?

O que fazer quando o seu resultado fica abaixo da nota de corte do Exame? Temos a resposta: você pode conseguir bolsas de estudo usando a sua pontuação.

Vamos explicar como funciona e fazer um breve apanhado de informações para quem vai tentar o Enem em 2019. E, é claro, também já ficar informado que pode conseguir bolsa com a nota do Enem em instituições como a Anhanguera ou a Universidade Cruzeiro do Sul.

Como entrar na faculdade usando a nota do Enem

De posse de sua nota, é hora de tentar ingressar em um curso superior. O governo federal tem três programas que possibilitam isso: Sisu, ProUni e FIES.

Veja como funciona cada um deles:

Sisu: o programa coloca, todos os anos, estudantes nas principais universidades públicas do País. O candidato pode escolher duas opções em cursos e deve acompanhar diariamente a nota de corte, que é a pontuação mínima para ficar entre os selecionados.

ProUni: quem não consegue ingressar pelo Sisu pode tentar o ProUni, que concede bolsas integrais e parciais em universidades privadas. Esse programa segue alguns critérios, como o de renda familiar.

FIES: se não deu certo em nenhum dos programas anteriores, o estudante ainda pode contar com o financiamento estudantil — o FIES. Para isso, precisa ter pelo menos 450 pontos na média das provas e não zerar a redação. Há também o critério de renda familiar.

Não conseguiu entrar por nenhuma dessas opções? Relaxe, porque temos uma boa notícia: há algumas universidades privadas nas quais você pode ingressar com a nota do Enem. E tem mais: você ganha descontos conforme a sua nota. Quer saber mais?

Como e onde conseguir bolsa com a nota do Enem

Chegou a hora de você descobrir as opções em ingresso direto com a nota do Enem (a Bolsa Enem) e onde é possível estudar:

Anhanguera

Na Anhanguera, você apresenta sua nota do Enem e pode conseguir até 100% de desconto no curso escolhido. O desconto varia de acordo com a nota.

O primeiro passo é inscrever-se no site da instituição e marcar estado, cidade e unidade da Anhanguera onde quer estudar, ou a modalidade a distância, se for o caso.

A seguir opta pelo curso, preenche com os dados pessoais e marca a opção “Entrega do Enem”, informando suas notas. O site informa se as notas são suficientes para ingresso e o prazo para que o boletim de resultados do Enem seja apresentado na secretaria do curso selecionado.

Cruzeiro do Sul

Na Cruzeiro do Sul, a sua nota do Enem vale ótimos descontos em cursos de graduação. A universidade tem uma tabela progressiva que varia conforme a nota.

A taxa de matrícula é isenta, qualquer que seja a sua pontuação. Para notas do Enem entre 300 e 549 pontos, o desconto é para o primeiro ano de curso e varia entre 10 e 15%.

Veja o restante da tabela:

  • De 550 a 599: 20% de desconto em todo o curso.
  • De 600 a 699: 30% de desconto em todo o curso.
  • De 700 a 799: 50% de desconto em todo o curso.

Uma excelente notícia vem agora: quem tem 800 ou mais pontos consegue bolsa integral, válida para o curso todo.

Como você pode ver, as facilidades podem ajudam a ingressar na faculdade com valores que cabem no seu bolso — e quem sabe até uma bolsa integral!

Todas as informações estão em um arquivo disponibilizado no site, o Manual do Candidato — Ingresso via Enem.

Onde você pode conseguir uma bolsa com a nota do Enem

As seguintes instituições possibilitam o seu ingresso no ensino superior, caso suas tentativas anteriores (Sisu, ProUni e FIES) não tenham dado certo:

Todas elas têm cursos reconhecidos e bem conceituados pelo MEC, assim como uma variedade de opções em graduação.

Se entre todas essas opções você não conseguir nenhuma, consulte nos sites das universidades as demais alternativas. E não acabou por aqui: ainda há outras possibilidades — você só não estuda se não quiser.

Você também pode se interessar:

É possível conseguir uma bolsa de estudos para o EAD?

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade?

Viu só quantas possibilidades? E você, vai conseguir uma bolsa com a nota do Enem para entrar na universidade? Conte tudo nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin