dcsimg

Confira todas as datas no calendário do Enem 2018

Não perca nenhuma data do Enem 2018, a mais importantes do ano para milhões de brasileiros que sonham em turbinar a carreira!

Preparar-se bem para o Enem não significa apenas estudar. Um bom candidato deve ter em mente todas as datas do calendário do Enem 2018!

O que parece bobagem para muita gente, na verdade pode ser um grande diferencial. O motivo é simples: qualquer detalhe perdido, qualquer data esquecida, qualquer atraso de um minuto pode render uma desclassificação no exame.

E como a gente quer que você se dê muito bem nas provas, aqui vão todas as datas do calendário do Enem 2018 para você ficar 100% por dentro!

Ah, e ainda trazemos a dica de faculdades reconhecidas e bem avaliadas onde você pode entrar com a sua nota do Enem 2018!

Todas as datas do calendário do Enem 2018

Para não perder nada, anote agora mesmo todas as datas do Enem 2018:

Março: Publicação do Edital

O Edital do Enem 2018 contém todas as regras do exame, calendário, lista de conteúdos cobrados e muito mais. Vale muito a pena consultar esse material.

Abril: Pedido de isenção da taxa de inscrição

Agora quem quer pedir isenção do valor da taxa de inscrição do Enem precisa se adiantar. As solicitações devem ser feitas cerca de 40 dias antes da abertura das inscrições. Em 2018, o processo aconteceu entre os dias 2 e 15 de abril, pelo site oficial do Enem. O benefício é exclusivo a candidatos que atendem a certos critérios estabelecidos pelo MEC.

Abril: Resultado dos pedidos de solicitação e questionamentos

No dia 23 de abril os candidatos que pediram isenção descobrem se receberam ou não o benefício. Quem ficar de fora tem até o dia 29 de abril para fazer a solicitação novamente.

Maio: Resultado dos novos pedidos de solicitação

Quem não recebeu a isenção na primeira leva fica sabendo no dia 5 de maio se conseguiu ou não o benefício. Depois disso não haverá novas chances.

Maio: Inscrições

Entre os dias 7 e 18 de maio, o interessado em fazer o Enem 2018 deve se inscrever no site oficial do exame. Nesse mesmo período também é permitido fazer alterações nos dados cadastrais, mudar o município onde quer fazer as provas, trocar a opção de língua estrangeira ou efetuar solicitações de atendimento especial.

Maio: Data-limite para pagamento da taxa de inscrição

Os participantes têm até o dia 23 de maio para fazer o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 82. Para isso, basta fazer a inscrição, baixar o boleto do site do Enem e se dirigir a qualquer agência bancária, casas lotéricas ou correios. Não serão aceitos pagamentos depois desta data. Candidatos que receberem isenção não precisam participar dessa etapa.

Junho: Nome social

Candidatos transexuais, transgêneros e travestis inscritos no Enem 2018 devem fazer a solicitação de atendimento por nome social até o dia 3 de junho pelo site do Enem.

Outubro: Cartão de confirmação da inscrição

Depois da segunda quinzena de outubro, o participante do Enem 2018 precisa ficar atentos: é o momento de acessar o cartão de confirmação da inscrição. A data só deve ser definida alguns dias antes. O cartão é super aguardado porque revela o local exato onde o candidato fará a prova.

Novembro: Provas do Enem 2018

Finalmente o grande dia! Em 2018, as provas do Enem são aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro, dois domingos seguidos. As provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação acontecem no primeiro dia. As de Ciências da Natureza e Matemática, no segundo. Os portões para acesso dos candidatos abrem pontualmente ao meio-dia e fecham às 13h (horário de Brasília). As provas começam meia hora depois.

Novembro: Divulgação dos gabaritos

Os gabaritos das provas objetivas do Enem 2018 devem ser divulgados no dia 14 de novembro.

Janeiro de 2019: Resultado

O resultado do Enem 2018 deve sair a qualquer momento a partir da segunda quinzena de janeiro de 2019. A data exata é divulgada poucas semanas antes. Quem tiver feito o Enem poderá checar seu desempenho pelo site oficial e começar a se preparar para os processos seletivos que vêm logo a seguir.

Janeiro/ fevereiro de 2019: Processos seletivos

Alguns dias depois da divulgação do resultado começam os processos seletivos que usam a nota do Enem para ingresso no ensino superior ou acesso a benefícios que facilitam a vida dos estudantes. São quatro:

  • Ingresso direto: Sistema adotado por faculdades particulares de todo país no qual os interessados só precisam apresentar a nota obtida no Enem para conseguir vaga (basta atender ao critério de desempenho que a faculdade definiu). Aqui vale usar a nota de edições mais antigas do Enem.
  • Sisu: É o processo seletivo para quem quer estudar em instituições públicas. Abre logo depois da divulgação dos resultados do Enem 2018, que pode ocorrer a qualquer momento a partir da segunda quinzena de janeiro de 2019. Há outra edição no meio do ano.
  • ProUni: O processo seletivo que distribui bolsas de estudos do governo federal em faculdades particulares começa logo depois do encerramento do Sisu, entre o final de janeiro e o início de fevereiro de 2019. O ProUni também tem uma edição no meio do ano.
  • FIES: Essa é uma oportunidade de conseguir financiar o seu curso superior a juros baixos e prazo longo para pagamento do empréstimo. O processo seletivo começa logo após o encerramento do ProUni.

Março de 2019: Treineiros

Quem fez o Enem 2018 como treineiro poderá acessar seu desempenho nas provas só a partir de março de 2019.

Onde estudar com a nota do Enem 2018

Existem centenas e centenas de faculdades onde você pode tentar vaga com a sua nota do Enem 2018. A gente separou a seguir algumas instituições que aceitam novos estudantes por meio do ingresso direto e ProUni, além de participarem do FIES. Todas elas contam ainda com vantagens como bolsas de estudos, financiamento sem burocracia, descontos e convênios.

Veja também:

Descubra quais temas de redação podem cair no Enem 2018

Tudo pronto para o Enem 2018? Qual a sua estratégia para não esquecer nenhuma data? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin