dcsimg

Veja o calendário do Fies e as faculdades participantes

Estudantes que pretendem ingressar em uma faculdade particular com a ajuda do FIES devem ficar atentos ao calendário! O programa de financiamento costuma ter prazos curtos em todas as etapas de seleção, desde a abertura das inscrições até o fechamento dos contratos.

Acompanhe nosso artigo para ficar por dentro do cronograma, tirar suas dúvidas e conhecer boas faculdades particulares que são aderentes ao programa.

Entendendo o FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do governo federal, coordenado pelo Ministério da Educação, que concede financiamento aos estudantes que cursam a graduação em instituições particulares bem avaliadas pelo MEC.

Com as mudanças ocorridas no programa, o FIES agora é dividido em duas modalidades: a primeira, mantém as regras já conhecidas e oferta vagas com juros zeros para estudantes com renda mensal de até três salários mínimos.

A segunda modalidade é conhecida como P-Fies e se destina aos estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos.

Aqueles que conseguem obter o benefício podem financiar as mensalidades da faculdade a juros baixos, ou a juros zero, e começar a pagar só após a formatura, quando estiverem empregados.

É importante lembrar que o financiamento é oferecido apenas para os cursos na modalidade presencial e a concorrência é bem alta!

Quem pode se inscrever no FIES

Pode se inscrever no processo seletivo do FIES, os candidatos que participaram de qualquer edição do Enem a partir de 2010, e que tenham obtido mais de 450 pontos na média das provas e notas acima de zero na redação.

Além disso, há também um critério de renda: para se inscrever no FIES é necessário que o candidato possua renda familiar de até 3 salários mínimos. Já na modalidade P-Fies, o candidato deve comprovar renda entre 3 a 5 salários mínimos.

Data de inscrições do FIES

As inscrições para a segunda edição do FIES começam em junho e se encerram em julho.

Calendário do FIES

O FIES acontece duas vezes ao ano, no início de cada semestre. Veja o calendário da segunda edição do FIES:

Inscrições nas modalidades Fies e P-Fies: Entre o fim de junho e início de julho
Resultado das modalidades Fies e P-Fies: Primeira semana de julho
Complementação da inscrição na modalidade Fies: Primeira quinzena de julho
Complementação da inscrição postergada: Entre a primeira e a segunda quinzena de julho
Lista de espera – Modalidade Fies: Entre a segunda quinzena de julho e o fim de agosto

Como se inscrever no FIES

As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas, exclusivamente, pela internet, no site do FiES.

Para se inscrever, o candidato deve informar o número do seu CPF, data de nascimento e endereço de e-mail. As inscrições são gratuitas.

Classificação

A classificação dos candidatos no FIES acontece de acordo com a pontuação obtida no Enem. Cursos muito concorridos, como Medicina, Engenharia ou Direito, exigem uma nota bem alta para que o candidato seja selecionado.

Como o FIES dá prioridade para candidatos que não tenham diploma de curso superior, quem já é formado irá encontrar uma concorrência bem grande na disputa pela vaga.

Em caso de empate, o critério de seleção é o seguinte:

  • Nota na Redação
  • Nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Nota na prova de Matemática e suas Tecnologias
  • Nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologi

Qualquer faculdade particular aceita o FIES?

Para participar do FIES, a instituição deve ser reconhecida e bem avaliada pelo MEC. Assim, é possível que algumas faculdades estejam de fora.

Além disso, o programa não é válido para a modalidade EAD. Portanto, faculdades de ensino a distância não aderem ao financiamento do governo federal. Porém, estas instituições costumam oferecer mensalidades mais baixas e contar com programas de financiamento próprio, que podem atender às necessidades dos alunos.

Alternativas ao FIES

Os candidatos que, por algum motivo, não forem contemplados pelo FIES não devem desanimar. Há alternativas para se estudar em faculdades particulares pagando pouco.

Instituições como a ANHANGUERA, por exemplo, oferecem descontos, bolsas de estudo e financiamentos próprios, que tornam as mensalidades mais acessíveis aos alunos que precisam de suporte financeiro.

É possível utilizar o FIES em cursos EAD?

Como dito anteriormente, o FIES não está disponível para a graduação a distância. Porém, os cursos na modalidade EAD normalmente costumam ser mais baixos. É o caso da Cruzeiro do Sul Virtual (a distância), que conta com mensalidades de menos de R$300.

Faculdades participantes do FIES

Para ajudar você a escolher uma boa faculdade aderente ao FIES, montamos para você uma breve lista com instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. Confira:

As faculdades listadas contam também com programas próprios de descontos, bolsas e financiamentos estudantis que o aluno pode negociar diretamente com a instituição.

Veja também:

Saiba quais são os documentos necessários para fazer o FIES

Entenda a diferença entre SISU, ProUni e FIES

Pretende disputar uma vaga no FIES? Conte para a gente nos comentários sobre a faculdade em que você deseja estudar!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin