dcsimg

Calendário ProUni 2020: Saiba todas as datas importantes

Confira o calendário do ProUni 2020, anote as datas importantes e concorra a uma bolsa de estudos em faculdades reconhecidas pelo MEC!

Todo ano o Programa Universidade para Todos (ProUni) concede bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades privadas e bem avaliadas pelo MEC a alunos de baixa renda.

É uma oportunidade para alunos brasileiros iniciarem o ensino superior em instituições de qualidade pagando pouco ou nada. 

Promovido pelo governo federal, o ProUni terá duas edições em 2020: no primeiro e segundo semestres do ano.

Se você fez o Enem 2019 e está se preparando para concorrer a uma bolsa de estudos, confira agora o calendário do ProUni 2020 e veja quais são as datas que você não pode perder!

Calendário do ProUni 2020

O calendário oficial do ProUni 2020 ainda não foi divulgado pelo Inep, órgão responsável pelo programa. No entanto, é possível fazer uma estimativa das datas importantes do programa de acordo com os anos anteriores.

Veja quais são as datas estimadas do ProUni no primeiro semestre de 2020:

  • Inscrições: entre 31/01 e 04/02
  • Resultado da primeira chamada: 06/02
  • Comprovação de informações da primeira chamada: entre 06/02 e 14/02
  • Resultado da segunda chamada: 20/02
  • Comprovação de informações da segunda chamada: entre 20/02 e 27/02
  • Inscrições para a lista de espera: 07/03 e 08/03
  • Resultado da lista de espera: de 11/03 a 13/03
  • Entrega de documentação da lista de espera: 16/03 e 17/03

Já no segundo semestre, a expectativa é que as inscrições para o ProUni 2020 aconteçam entre os dias 9 e 12 de junho. A data exata será anunciada somente ao longo do ano.

Como se inscrever no ProUni 2020

As inscrições do ProUni 2020 são informatizadas e acontecem através da internet. Para se inscrever no programa, você deverá:

  • Acessar o site do ProUni.
  • Informar o número de inscrição do Enem 2019 e a senha cadastrada.
  • Preencher os dados solicitados.
  • Buscar as opções disponíveis de bolsas.
  • Escolher a primeira e a segunda opção de curso.
  • Confirmar a inscrição.

Quem pode se inscrever no ProUni 2020

Para participar do ProUni 2020, é necessário atender a alguns critérios exigidos pelo Ministério da Educação. São eles:

  • Ter feito o Enem 2019, apresentando pontuação mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação.
  • Comprovar renda mensal familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa.
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular em condição de bolsista integral.
  • Não possuir diploma de ensino superior.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública atuante na educação básica.

Divulgação dos resultados da primeira chamada do ProUni 2020

O resultado da primeira chamada do ProUni 2020 será divulgado logo após o encerramento das inscrições. A data provável é o dia 06 de fevereiro.

A lista de classificação da primeira chamada ficará disponível no próprio site do ProUni e caberá ao candidato consultá-la para não perder a vaga, uma vez que o programa não entra em contato com os aprovados.

Quem não se classificar na primeira chamada poderá, ainda, conseguir uma vaga na segunda chamada ou na lista de espera.

Matrícula para aprovados na primeira chamada do ProUni 2020

Logo após o resultado ser publicado, os candidatos aprovados na primeira chamada do ProUni deverão dirigir-se à faculdade onde conseguiram a bolsa para realizar a matrícula. Em 2020, a data estimada é entre 06 e 14 de fevereiro.

Nessa etapa, o aluno deverá comprovar as informações exigidas pelo programa. Quem perder esse prazo ou não apresentar a documentação completa perderá o direito à bolsa.

Divulgação dos resultados da segunda chamada do ProUni 2020

A segunda chamada do ProUni será divulgada cerca de uma semana após o encerramento do período de matrícula dos classificados na primeira chamada. Em 2020, a data provável é o dia 20 de fevereiro.

Assim como na primeira chamada, o candidato deve se manter atento à lista de segunda chamada para conferir se seu nome constará nela. Caso positivo, o procedimento para apresentação da documentação e matrícula é o mesmo.

Matrícula para aprovados na segunda chamada do ProUni 2020

Os aprovados na segunda chamada terão cerca de uma semana para comparecer à faculdade em que conseguiram a vaga e apresentar a documentação necessária para efetuar a matrícula no curso. Em 2020, o período estimado é entre 20 a 27 de fevereiro.

Inscrição para a lista de espera do ProUni 2020

Além da primeira e segunda chamada, há ainda uma terceira chance para os candidatos do ProUni que não se classificaram: a lista de espera para bolsas remanescentes.

Diferentemente das primeiras etapas, a lista de espera não é automática e o aluno precisa acessar o site do ProUni para se inscrever.

É preciso ficar atento, pois o período de inscrição é bem curto: em 2020, a inscrição para a lista de espera do ProUni deve acontecer entre 07 e 08 de março.

Os candidatos que se inscreverem na lista de espera do ProUni 2020 deverão saber se conseguiram a vaga entre os dias 11 e 13 de março e, assim como nos outros casos, também deverão comparecer às faculdades onde conseguiram a bolsa para apresentação da documentação e efetivação de matrícula no período indicado. As datas estimadas são os dias 16 e 17 de março.

Faculdades que aceitam o ProUni 2020

Diversas faculdades particulares participam do ProUni. Assim, é fundamental escolher uma instituição bem avaliada pelo MEC para garantir a validade do seu diploma!

Para te ajudar nessa tarefa, listamos algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que participam do programa e também oferecem aos alunos que não foram classificados no ProUni a oportunidade de entrar em uma graduação com a nota do Enem, sem prestar o vestibular. Conheça:

As faculdades selecionadas também oferecem benefícios, como descontos, convênios, financiamentos sem burocracia e bolsas de estudo próprias.

Veja também:

Descubra como entrar no ProUni com a nota do Enem

7 dicas rápidas para ganhar bolsa de estudo para graduação

Vai participar do ProUni 2020? Conte para a gente nos comentários qual curso você pretende fazer!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin