Muita gente costumava utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de obter o certificado de conclusão do ensino médio. O documento podia ser emitido por dezenas de instituições federais e secretarias de educação de todos os estados brasileiros.
A facilidade estava disponível aos interessados desde 2014. No entanto, em uma reformulação implantada em 2017, o Enem deixou de oferecer esse benefício.
Agora, quem tem mais de 18 anos e ainda não terminou o ensino médio vai precisar encontrar novos caminhos para obter a certificação.
A seguir, vamos explicar todo o passo a passo de como proceder. Fique ligado!
Quais são as instituições federais que dão certificado do Ensino Médio?
Quem quiser obter o certificado de conclusão do ensino médio em uma instituição federal terá mesmo que encarar um curso técnico ou profissionalizante de nível médio.
Nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) é possível encontrar diversos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Eles são oferecidos a quem já concluiu o ensino fundamental e garantem tanto a formação do ensino médio quanto a técnica profissional.
Para isso, é preciso participar do processo seletivo da instituição. Os cursos podem durar de dois a três anos.
Mas se você já tem mais de 18 anos, não está a fim de estudar dois ou três anos para obter o diploma de ensino médio e quer entrar de vez na faculdade, existe um caminho alternativo – que antes era possível com o Enem. Veja a seguir.
Onde conseguir o certificado do ensino médio?
Quem busca o certificado de ensino médio precisa comprovar ao Governo Federal que domina todos os conteúdos exigidos nesse nível de escolaridade.
Para isso, terá que prestar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
O Encceja é um exame criado para conceder o certificado de nível fundamental. Agora, depois da reformulação do Enem, será ampliado e terá uma aplicação para o nível médio também.
Pode participar qualquer brasileiro com idade a partir de 18 anos. Todos os detalhes, regras e datas de inscrição podem ser consultadas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Validade do certificado de ensino médio do Encceja
O certificado do ensino médio obtido pelo Encceja é válido em todo o território nacional e pode ser usado para entrar na universidade, conseguir um emprego e participar de concursos públicos que exijam o ensino médio completo.
E apesar de não ser mais possível fazer o Enem para obter esse diploma, quem já conseguiu o certificado pelo Encceja pode prestar o Exame Nacional do Ensino Médio concorrer em todos os processos seletivos associados (desde que atenda aos requisitos mínimos):
- Disputar vaga em universidade pública pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
- Concorrer a bolsas de estudos parciais e integrais pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).
- Tentar financiar o curso a juros baixos e prazo longo com ajuda do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
- Entrar em faculdades privadas com a nota do Enem.
Onde estudar com a nota do Encceja
O certificado de conclusão do ensino médio é o primeiro degrau para uma carreira de sucesso. Com esse documento em mãos, o candidato já pode se inscrever no processo seletivo da universidade onde quer estudar.
Confira a seguir algumas faculdades bem avaliadas pelo MEC onde você pode fazer seu curso superior:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Faculdade Unime (UNIME) – na Bahia
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
- Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)
Veja também:
Dá para concluir o ensino médio pelo Enem?
Vai fazer o Encceja para obter o certificado do ensino médio? Conte para a gente aqui nos comentários!