dcsimg

Descubra como funciona o Fies 2020 para tentar a sua vaga

Saiba como funciona o FIES 2020 e o que você deve fazer para tentar a sua vaga e entrar em um curso superior reconhecido pelo MEC!

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma iniciativa do governo federal que tem como objetivo auxiliar milhares de alunos brasileiros a acessarem o ensino superior por meio de crédito estudantil.

O programa oferece juros baixos — ou mesmo zero — e longo prazo para começar a pagar: a cobrança só começa a ser feita após a formatura.

Descubra como funciona o FIES 2020 e saiba onde estudar para conseguir financiamento e bolsa com a nota do Enem!

Quando começam as inscrições do FIES 2020?

O FIES abre inscrições duas vezes ao ano: no primeiro e no segundo semestre.

Embora o calendário oficial ainda não tenha sido divulgado, é possível estimar que as inscrições ocorrerão em fevereiro e junho de 2020, de acordo com as edições anteriores.

Quem pode se inscrever no FIES 2020?

Para disputar uma vaga pelo FIES 2020, você deve se enquadrar nos requisitos do programa. São eles:

  • Ter prestado qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho mínimo de 450 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na redação.
  • Comprovar renda familiar bruta mensal entre 1 e 5 salários mínimos por pessoa.
  • Não estar cursando outra graduação utilizando o FIES.
  • Não possuir pendências anteriores no programa.

Como posso me inscrever no FIES 2020?

Caso você se encaixe nos critérios exigidos, você deve:

  • Acessar o site oficial do programa
  • Clicar na opção “Primeiro acesso”
  • Preencher o formulário com os dados requisitados
  • Cadastrar uma senha para acesso ao sistema

As inscrições para o FIES 2020 são gratuitas. Quem prestou qualquer edição do Enem a partir de 2010 pode se inscrever nas duas edições do programa em 2020.

Como conseguir uma vaga pelo FIES 2020?

O FIES tem como principal critério a nota do Enem. Assim, conseguirão as vagas os candidatos que alcançarem as maiores notas no exame.

O processo é concorrido: nos cursos mais procurados, como Medicina, a nota de corte pode ultrapassar 700 pontos. Mas em cursos menos disputados, é possível conseguir entrar com pontuação próxima ao mínimo exigido: 450 pontos.

A nota de corte do FIES 2020 varia de acordo com o curso, instituição, turno e local escolhidos.

Você pode acompanhar as notas de corte da edição 2020 enquanto o processo seletivo estiver em andamento e mudar a sua opção de curso quantas vezes quiser, até o encerramento das inscrições.

Precisa de fiador para pedir o FIES 2020?

Sim. O benefício será concedido apenas para estudantes que apresentarem um fiador.

Porém, há casos em que o candidato pode ser dispensado dessa exigência, optando pelo  Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC). Para isso, é preciso: 

  • ser bolsista parcial do Prouni
  • estar matriculado em um curso de licenciatura
  • ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio por mês

Onde financiar um curso com o FIES 2020?

Inúmeras faculdades particulares participam do FIES 2020. A lista oficial é divulgada durante as inscrições do programa.

É importante ressaltar que o FIES pode ser utilizado apenas em cursos presenciais e não está disponível para a graduação a distância.

O que fazer se eu não conseguir o FIES 2020?

Caso você não consiga passar no processo seletivo, não desanime! Há outras alternativas para financiar seus estudos e realizar o sonho de obter seu diploma de ensino superior.

Selecionamos algumas faculdades reconhecidas, bem avaliadas pelo Ministério da Educação e que oferecem benefícios financeiros para seus alunos, como bolsas de estudo e financiamentos próprios sem burocracia.

Além disso, todas elas permitem que você utilize sua nota do Enem para se matricular em um curso superior, sem precisar prestar vestibular. Algumas ainda oferecem bolsas de acordo com a pontuação obtida no exame. Conheça:

As instituições listadas acima oferecem cursos de licenciatura, bacharelado e de grau tecnológico em todas as áreas do conhecimento. E você ainda pode aproveitar os benefícios financeiros oferecidos por elas para fazer uma graduação presencial ou a distância.

Veja também:

Saiba quais são os documentos necessários para fazer FIES

Saiba onde fazer curso de graduação gratuito em 2020

Vai tentar o FIES 2020? Conte para a gente nos comentários que curso pretende fazer!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin