Entenda como saber a nota do Enem 2020

Logo depois das dúvidas sobre o tema da redação, a pergunta que os candidatos mais fazem é ?como saber a nota do Enem 2020??

Com todas as mudanças no calendário decorrentes da pandemia do coronavírus, não são poucos os estudantes ansiosos para saber quando as notas serão divulgadas, como acessar o resultado e a partir de quando é possível se inscrever nos processos seletivos.

Se você faz parte desse grupo, não precisa mais se preocupar. O Guia da Carreira conta tudo o que você precisa para saber a nota no Enem 2020 e garantir uma vaga no Ensino Superior. Continue lendo!

Antes de mais nada, quando sai a nota do Enem 2020?

O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 prevê que o Boletim de Desempenho com o resultado oficial seja divulgado no dia 29 de março de 2021. No Boletim você irá encontrar as notas individuais das cinco provas realizadas:

  • Redação
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Como de costume, as notas tendem a ser liberadas a partir das 9 horas do dia combinado, portanto não precisa ficar atualizando a página do portal assim que der meia-noite, hein! Segure a ansiedade e tenha uma boa noite de sono antes de consultar o resultado pela manhã. Depois é só aguardar o início das inscrições nos processos seletivos.

Como saber a nota do Enem 2020?

Não é por listão de aprovados, nem por carta enviada pelos Correios. O resultado do Enem pode ser acessado de forma simples e no conforto da sua casa.

Por mais que o gabarito saia logo após a finalização do exame, contar os acertos não é de muita ajuda para descobrir a nota do Enem e muito menos para desvendar o resultado da redação.

Isso porque o Inep – órgão responsável pelo Enem – considera critérios complexos como dificuldade de cada questão ao atribuir a pontuação aos candidatos, então só o que resta é esperar e seguir o passo a passo:

No dia da divulgação do resultado

  • Acesse o site oficial do Exame;
  • Entre no Página do Participante;
  • E insira seu CPF e senha.

Após informar estes dados você terá acesso às notas individuais de cada uma das provas.

Como os treineiros podem saber a nota do Enem 2020?

Ainda que não possam ingressar na universidade com a nota do Enem 2020, os treineiros ? alunos que ainda não finalizaram o Ensino Médio – também ficam ansiosos para saber o resultado do exame. No entanto, esse grupo específico precisará aguardar mais alguns dias para ter a nota em mãos.

Por não poderem se inscrever em processos seletivos, é costume do Inep liberar a nota dos treineiros apenas 60 dias após a divulgação dos resultados dos demais concorrentes. Neste ano, o resultado deve ser divulgado por volta de Maio e o acesso deve ser feito da mesma forma, com CPF e senha no site no concurso.

Como calcular a média do Enem?

Muitos alunos pensam que no boletim encontrarão a média do Enem 2020, mas a verdade é que este resultado pode variar a cada processo seletivo. Isto acontece, pois algumas universidades utilizam a Média Simples enquanto outras fazem uso da Média Complexa para avaliar o desempenho dos alunos. Veja a diferença a seguir:

Média Simples

A Média simples é o método adotado pela maioria das instituições de ensino. Ela é calculada com base na soma e posterior divisão das notas das provas por cinco. Confira o exemplo:

Exemplo: Considere o seguinte Boletim de Desempenho

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias ? 650
  • Ciência Humanas e suas tecnologias ? 520
  • Matemática e suas tecnologias ? 700
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias ? 750
  •  Redação ? 800

Somando todos os valores e dividindo por cinco, chegamos a 684 pontos como resultado. É esta a nota que será utilizada para competir com os outros estudantes, mas não precisa se preocupar. Este cálculo é feito pelas universidades.

Média Complexa

A Média Complexa só entra em pauta quando a universidade em questão atribui pesos diferentes para cada uma das provas. Neste caso as cinco notas são somadas e posteriormente multiplicadas pelos respectivos pesos e divididas pela soma dos pesos. Parece difícil, não é! Veja a simulação abaixo:

Exemplo: Determinada universidade considera os seguintes pesos para o curso de Engenharia:

  • Redação – 1
  • Matemática e suas Tecnologias – 4
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – 1
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias – 1
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias ? 3

Para consultar o peso de cada prova para o curso que irá realizar, você pode acessar o edital da faculdade para a qual deseja se candidatar. Mas lembre-se! Esta informação serve apenas para caráter informativo, uma vez que assim como na Média Simples, é responsabilidade da universidade calcular a pontuação de cada aluno.

Como acessar a correção da redação?

Como é de se esperar, a redação não possui gabarito. No entanto, cerca de um mês depois da divulgação das notas do Enem, o Inep libera o Espelho da Redação, que em outras palavras é a correção detalhada da prova de acordo com as competências utilizadas para julgar o texto.

Aguardar o espelho pode não fazer diferença no que diz respeito a nota da prova, mas nele é possível identificar os erros, além dos pontos fortes e fracos na construção da redação, tendo como base os critérios do Enem. É uma boa oportunidade para aprender e aprimorar a técnica.

Onde estudar com a nota do Enem?

Atualmente, o Enem é porta de entrada para o Ensino Superior uma vez que é aceito na maioria das universidades Brasil!  Seja para ensino presencial ou EAD, com o Enem é possível ingressar em universidades particulares, federais e estaduais por meio de processos seletivos como o Prouni, o Sisu e o Fies.

Além destas modalidades, com a nota do Enem é possível tentar o ingresso direto em universidades particulares. Para tal, é recomendado encontrar boas faculdades e, de preferência, reconhecidas pelo MEC. Para te ajudar na procura, selecionamos algumas opções de faculdades. Veja abaixo:

Veja também: Confira o gabarito oficial do Enem 2020

Agora que você já aprendeu como saber a nota do Enem 2020, conte pra gente nos comentários qual carreira deseja seguir quando o resultado sair!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!