Entenda como solicitar isenção do Enem 2020

Descubra agora mesmo se você pode participar do Enem 2020 sem pagar nada e como fazer para pedir isenção da taxa de inscrição!

A isenção do Enem é, na verdade, uma dispensa de pagar a taxa de inscrição para fazer o exame.

Em 2020, esse benefício vai ser oferecido novamente, para a alegria de milhares de brasileiros que não têm condições de arcar com esse custo.

Quer saber se você está incluído na lista de quem pode solicitar isenção da taxa do Enem 2020? E como fazer?

Descubra a seguir!

Quem pode solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2020

O Enem é um ótimo investimento para quem quer entrar no ensino superior. Com apenas uma inscrição e um único exame é possível participar de diversos processos seletivos para tentar vaga em universidade pública, concorrer a bolsa de estudos, ganhar um financiamento a juros baixos e entrar direto na faculdade privada, sem precisar fazer vestibular.

Só que esse investimento não é muito acessível para todos. O valor, R$ 85, pesa no bolso de muita gente.

Para permitir que essas pessoas façam o exame com tranquilidade e assim possam ter acesso ao ensino superior por meio do desempenho obtido no Enem, o Ministério da Educação (MEC) permite solicitar a isenção do pagamento da taxa do Enem nos seguintes casos:

  1. Quem está regularmente matriculado no terceiro ano do ensino médio de escola da rede pública.
  2. Quem tem renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa e fez todo o ensino médio em escola da rede pública ou da rede particular como bolsista integral.
  3. Quem está em situação de vulnerabilidade econômica, com Número de Identificação Social (NIS), único e válido; desde que tenha renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos ao todo.

Você se identificou com alguma das situações acima? Então pode solicitar a isenção da taxa do Enem 2020 dentro do prazo definido pelo MEC.

Sim, é preciso ficar de olho no calendário e fazer todo o processo de solicitação corretamente. O MEC vai analisar caso a caso e dar uma resposta antes mesmo de começarem as inscrições para o Enem.

Como solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem

O edital do Enem 2020 foi publicado em março.

Com base no documento, podemos passar algumas orientações gerais:

  • O período para solicitar isenção é aberto entre 6 e 17 de abril.
  • Quem quiser solicitar a liberação da taxa precisa fazer isso no site oficial do Enem, dentro do prazo determinado.
  • Para solicitar a isenção é só se cadastrar no site do Enem, preencher as informações corretamente e confirmar a solicitação por ali mesmo.
  • A resposta do MEC vem poucos dias depois, no dia 24 de abril.
  • Caso sua solicitação não seja aprovada, você vai poder recorrer. O período para isso vai de 27 de abril e 1 de maio.

Importante: O MEC é bem criterioso para garantir que apenas as pessoas que realmente precisam do benefício sejam liberadas do pagamento da taxa. Ou seja, nada de tentar dar um jeitinho aqui! Seja consciente ao fazer a solicitação, preencha todos os dados solicitados corretamente e prepare-se para apresentar todos os documentos que comprovem sua situação, pois a organização do Enem pode solicitá-los a qualquer momento. Em caso de divergência de informações, o pedido de isenção é recusado.

De olho no calendário: lembre-se de fazer a inscrição do Enem 2020

O processo de solicitação de isenção da taxa não tem nada a ver com a inscrição para fazer as provas.

Se o seu pedido foi aprovado, você agora vai ter que se inscrever no site oficial do Enem para garantir seu lugar no exame.

As inscrições para o Enem 2020 acontecem entre o dia 11 e 22 de maio.

O processo é simples e todo feito pela internet, mas é bom reservar um tempinho no seu dia para preencher tudo com bastante calma. Quando estiver tudo pronto, é só confirmar a inscrição. A informação de que você não precisa pagar nada já vai aparecer no próprio sistema. Não será necessário pagar nenhuma taxa.

Se o seu pedido foi recusado e você quiser fazer as provas, também vai precisar se inscrever no site oficial do Enem. Nessa situação, além de preencher todas as informações pedidas no formulário, você vai ter que pagar a taxa para confirmar sua inscrição. O processo é simples: é só baixar o boleto e pagar em qualquer agência bancária, lotérica ou agência dos Correios.

Fique de olho no prazo para pagamento! A taxa deve ser paga até o dia 28 de maio.

Depois, é só esperar o dia das provas e mandar bem para garantir um lugar ao sol.

Onde estudar com a nota do Enem

São muitas as faculdades que aceitam a nota do Enem.

Para não se perder e fazer a melhor escolha, fique de olho na avaliação que a instituição tem junto ao MEC. E só entre em faculdade reconhecida e bem avaliada, para fazer seu investimento nos estudos realmente valer a pena.

A gente selecionou aqui para você algumas das melhores. Clique e conheça:

Veja também:

Saiba que nota você precisa tirar no Enem para passar no Sisu

Vai pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin