dcsimg

Descubra como somar a nota do Enem

Fez o Enem e quer descobrir como somar a sua nota? Então leia este artigo, que lhe mostraremos como você pode saber a nota total que você tirou no seu exame!

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é muito importante para os estudantes que desejam ingressar em uma faculdade. Com ele você consegue concorrer a uma vaga no:

  • Sisu (Sistema de Seleção Unificada): Onde estão disponíveis vagas das universidades públicas (federais e estaduais) do país.
  • ProUni (Programa Universidade para Todos): Disponibiliza bolsas parciais e integrais em faculdades particulares.
  • Fies (Financiamento Estudantil): No Fies os estudantes podem financiar o seu curso e começar a pagar só após a formação.

Provas do Enem

No Enem existem dois tipos de prova, objetiva e a prova de Redação. As provas objetivas são divididas em 4 áreas de conhecimento: Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, totalizando 180 questões.

A prova objetiva é corrigida de acordo com o TRI (Teoria de Resposta ao Item) e a pontuação máxima é de 1000 pontos.

A prova de Redação têm 30 linhas, e o estudante terá uma folha de rascunho para poder fazer o seu texto sem nenhuma preocupação. A correção da prova de Redação é feita manualmente e a nota máxima é de 1000 pontos.

Soma das notas objetivas do Enem

A soma das notas da prova objetiva do Enem não é tão simples, pois os cálculos devem ser de acordo com a TRI.

O TRI analisa dois fatores da questão: a dificuldade e a consistência.

  • Dificuldade: Quanto mais a questão for considerada de difícil acertabilidade, mais pontos ela irá somar em seu exame. Se a questão que você acertou, teve poucos acertos entre os outros candidatos, ela poderá lhe dá um melhor retorno.
  • Consistência: A TRI consegue identificar se o estudante sabia ou não o que estava respondendo naquele momento. Ele consegue descobrir se a sua resposta foi no “chutômetro” ou se foi realmente estudada.

Com base nessas informações, o sistema soma as notas e no dia do resultado, o estudante já fica sabendo quais são as notas de todas as provas do exame.

Soma da nota da Redação do Enem

A prova Redação do Enem é corrigida manualmente, tendo a nota máxima de 1000 pontos. Essa correção é feita por professores e avaliadores especialistas nesse tipo de prova.

Para obter mais pontos, o estudante deve observar as 5 competências, cada uma possui 200 pontos, somando ao todo 1000 pontos, veja:

  • Demonstrar domínio da escrita formal da Língua Portuguesa.
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro do modelo dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, argumentos, fatos e opiniões para defender um ponto de vista.
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para construir a argumentação.
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

A nota da redação pode ser zerada, mas pra isso não acontecer o estudante deve evitar alguns tipos de erros, como:

  • Fugir do tema proposto
  • Não obedecer o tipo de redação solicitado
  • Não atingir o número mínimo de linhas
  • Usar xingamentos ou outras formas propositais de anulação
  • Desrespeitar os Direitos Humanos
  • Entregar a Folha de Redação em branco
  • Não conseguir demonstrar nenhuma das cinco competências avaliadas

Como usar a nota do Enem

Como falamos, o Enem pode ser usado em diversos programas do governo federal, como: Sisu, ProUni, Fies.

No entanto,  existe uma nova forma de usar a sua nota, que é o ingresso direto pelo Enem, desta forma o estudante não precisa realizar nenhuma prova na faculdade, apenas colocar a nota e a inscrição do Enem e aguardar o resultado.

Nesse processo o estudante não precisa pagar nenhuma taxa e também não precisa ter tido uma nota muito alta para conseguir a aprovação.

Separamos algumas instituições, reconhecidas pelo MEC, que disponibilizam essa forma de ingresso, além de terem bolsas e financiamentos com facilidade, sem burocracia:

Veja também:

Veja tudo o que você precisa saber sobre o P-FIES

Saiba tudo sobre o ProUni 2019

Fez o Enem? Conte para gente aqui nos comentários, qual foi a sua pontuação e como você vai usar a sua nota!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin