dcsimg

Saiba como usar a nota do Enem 2019 para entrar na faculdade

Saiba agora as principais formas de entrar na faculdade com a sua nota do Enem 2019!

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tem se tornado, a cada ano, a principal forma de acesso à faculdades públicas e privadas de todo o país. 

Se você também quer utilizar a sua nota do Enem 2019 para iniciar uma graduação, preste atenção que trouxemos 4 formas de você alcançar o seu objetivo. Confira!

1. Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Governo Federal que abre as inscrições logo após o resultado do Enem.

Esse programa tem como objetivo classificar estudantes para vagas nas universidades públicas espalhadas por todo o país. 

Para se candidatar a uma vaga não é necessário ter alcançado uma nota mínima nas provas do exame, a não ser quando a universidade exige, mas é necessário não ter zerado a redação. 

No segundo semestre o Sisu também abre inscrições, mas a quantidade de bolsas disponíveis no meio do ano é menor do que as liberadas no primeiro semestre.  

2. ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) disponibiliza bolsas de estudo parciais e integrais para estudantes que não podem arcar com a mensalidade.

Para concorrer a uma das bolsas é necessário ter obtido nota mínima de 450 pontos no Enem 2019, não ter zerado a redação e comprovar a renda de acordo com o tipo de bolsa escolhida:

  • Para as bolsas parciais (50%) – a renda familiar bruta mensal deverá ser de no máximo três salários mínimos por pessoa. 
  • Para as bolsas integrais (100%) – a renda familiar bruta mensal deverá ser de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa.

Também é necessário que o estudante atenda um dos requisitos abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada, como bolsista integral da própria escola;
  • Ter cursado uma parte do ensino médio em escola pública e uma parte em escola privada como bolsista integral;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino concorrendo a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura (nesse caso não há necessidade de comprovar renda mínima).

As inscrições para o ProUni ocorrem no primeiro e segundo semestre, logo após o Sisu. 

3. Fies

O Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Governo Federal que financia todo o seu curso, em alguns casos a juro zero, e você só paga após se formar. 

Para participar do Fies é necessário ter obtido nota mínima de 450 pontos em qualquer edição do Enem, contando as que ocorreram a partir 2010, e não ter zerado a redação. 

As inscrições para a seleção do Fies abrem também no primeiro e segundo semestre, logo após o ProUni. 

4. Ingresso direto pelo Enem

O ingresso direto pelo Enem é a forma mais fácil de você entrar em uma faculdade com a nota do Enem 2019.

Por meio desse programa é possível ingressar em uma faculdade particular sem realizar vestibular e até concorrer a bolsas e descontos diretamente com a instituição, e melhor: sem burocracia! 

As inscrições pelo ingresso direto utilizando o Enem podem ser feitas diretamente no site da faculdade durante quase todo o ano, pois a maioria das instituições que oferecem essa forma de acesso possui uma alta demanda de novos alunos e abre diversas turmas durante o semestre. 

Para se candidatar por meio desse programa não é necessário ter obtido uma nota mínima nas provas do Enem, mas o estudante não pode ter zerado a redação. 

Quanto maior for a nota do aluno, mais cresce a possibilidade dele conseguir bolsas e descontos, porém a pontuação exigida irá variar de acordo com a faculdade escolhida.

Confira alguns exemplos de instituições reconhecidas pelo MEC que aceitam a nota do Enem 2019 como forma de ingresso: 

Veja mais:

Teste Vocacional Grátis 

 Faculdade de Enfermagem a distância 

Já sabe como vai usar a nota do Enem 2019? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin