dcsimg

Descubra como usar o Enem para entrar em faculdade publica

Saiba como entrar em uma faculdade pública usando a nota do Enem e conheça outras instituições que também aceitam a nota do exame!

Criado com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino no Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio hoje é considerado o maior vestibular do país!

Isso porque o Enem é aceito como critério de seleção em grande parte das principais universidades públicas e privadas do Brasil. Ou seja: com a nota do exame, é possível cursar a graduação em uma instituição pública.

Quer entender como usar a nota do Enem para entrar em uma faculdade pública? Então acompanhe este artigo!

Como entrar em uma universidade pública usando a nota do Enem

Há duas maneiras de entrar em uma universidade pública utilizando a nota do Enem:

  • Através do Sisu
  • Complementando a nota do vestibular com a nota do Enem

Saiba mais sobre essas opções a seguir.

Por meio do Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do governo federal que concede vagas nas universidades públicas a candidatos que prestaram o Enem.

Para participar, é necessário realizar a edição mais recente do Enem e alcançar uma nota maior que zero na redação. Neste programa, não há exigências de renda.

Embora não haja uma pontuação mínima para se inscrever no Sisu, as universidades públicas podem exigir um desempenho mínimo na seleção.

Como os processos seletivos costumam ser muito concorridos, fica com a vaga quem alcança as maiores notas. Cursos como Medicina e Engenharia muitas vezes exigem notas acima de 800 pontos para entrar. Já graduações menos disputadas podem ter nota de corte de 500 pontos.

O Sisu acontece duas vezes ao ano: no primeiro e no segundo semestres. As inscrições são feitas gratuitamente, pela internet, e os resultados saem logo após a divulgação do resultado do Enem. Os candidatos podem concorrer nas duas edições.

Complementando a nota do vestibular

Esta opção é menos conhecida pelo público geral: algumas universidades públicas oferecem a chance do candidato utilizar a sua nota do Enem como bônus no vestibular. 

Ainda que essas instituições não usem o exame como único critério de classificação, há a opção de aproveitar o desempenho obtido no Enem para complementar a nota final do vestibular, aumentando as chances de conseguir uma vaga.

Cada universidade tem critérios próprios para este sistema, mas o que realmente ajuda é alcançar uma pontuação alta no exame.

Para saber se você pode usar a nota do Enem mais recente, consulte o edital do vestibular da universidade pública em que você pretende se inscrever.

Como usar a nota do Enem em outros processos seletivos

Além do ingresso em universidade pública, há outras alternativas para cursar uma graduação usando a nota do Enem. A seguir, confira as principais.

ProUni

Este programa do governo federal concede bolsas de estudo parciais (50%) e integrais em faculdades particulares. Para concorrer, é necessário atender aos critérios de renda e escolaridade do programa e alcançar, pelo menos, 450 pontos na edição mais recente do Enem, sem zerar a redação.

FIES

Por meio do FIES, o governo federal concede financiamento estudantil a estudantes de baixa renda, com juros baixos e prazo longo. Para participar, é necessário ter participado de qualquer edição do Enem a partir de 2010 e alcançado nota igual ou superior a 450 pontos na prova e maior que zero na redação.

Ingresso direto

Esta opção é para quem quer entrar na faculdade de forma rápida e sem burocracia. Disponível em algumas faculdades particulares, o ingresso direto é o sistema em que o aluno pode se matricular na graduação sem precisar prestar o vestibular!

Para isso, você deve acessar o link de inscrição no site da instituição desejada e informar a nota obtida no Enem. Caso tenha a pontuação mínima exigida, poderá se matricular imediatamente. 

Os critérios para o ingresso direto, como pontuação e taxa de inscrição, variam de acordo com a faculdade. Por isso, recomendamos que entre em contato com a instituição desejada para maiores informações.

Faculdades particulares que aceitam a nota do Enem

Selecionamos para você algumas instituições privadas reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. Elas oferecem mensalidades baratas e aceitam a nota do Enem como ingresso direto. Conheça:

Lembramos que as faculdades listadas acima também trabalham com descontos, convênios, bolsas de estudo e financiamento sem burocracia. Entre no site da instituição desejada e inscreva-se!

Veja também:

Descubra quais são as notas de corte do Enem 2019

Descubra por quanto tempo vale o Enem

Pretende usar a nota do Enem para entrar em faculdade pública? Conta para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin