dcsimg

Descubra como consultar a sua nota do Enem

Saiba onde e como consultar a nota do Enem, veja quando sai o resultado e conheça boas faculdades particulares para estudar usando sua nota no exame!

Quem fez, ou ainda vai fazer, o Enem costuma ficar na maior expectativa para saber quando sai a nota. Mas é necessário ter paciência: o resultado final sai apenas em janeiro do ano seguinte ao da prova.

Isso porque demora um tempo até que os especialistas do MEC corrijam as provas objetivas e de redação dos milhões de alunos que todos os anos prestam o exame.

No entanto, assim que o resultado é divulgado, o candidato consegue acessar o seu Boletim de Desempenho Individual de forma rápida e simples. 

Hoje você vai ver como é fácil consultar a nota do Enem e ainda descobrir como conseguir uma vaga no ensino superior com sua nota. Confira!

Como consultar a nota do Enem?

Quem fez qualquer edição anterior do Enem, pode consultar sua nota rapidamente. Veja o passo a passo de como fazer:

  1. Acessar a página do participante do Enem.
  2. Informar o seu CPF.
  3. Digitar a sua senha.
  4. Entrar no link Boletim de Desempenho Individual: é lá que suas notas estarão disponíveis.

Quem ainda vai prestar o Enem, deve aguardar mais um pouco. A data de divulgação do resultado do Enem varia de um ano para outro. Em geral, as notas são divulgadas dois meses após as provas, normalmente no meio de janeiro.

Que horas sai o resultado do Enem?

O resultado com as notas do Enem costuma ser liberado a partir das 9h do dia informado.

O que é o Boletim de Desempenho Individual?

É o documento que traz a relação com todas as notas alcançadas pelo candidato em cada prova do Enem. São informadas as notas das seguintes provas:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.
  • Matemática e suas Tecnologias.
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
  • Redação.

Candidatos que tiram nota zero na redação têm a oportunidade de saber o motivo pelo seu boletim.

O Boletim de Desempenho Individual serve para que o aluno possa comprovar a pontuação que alcançou no exame em processos seletivos como o Sisu, o ProUni, o FIES e o ingresso direto em faculdades particulares.

Consigo saber minha nota do Enem antes do resultado ser divulgado?

Não é possível. O boletim fica disponível somente a partir da data divulgada pelo MEC. Apesar disso, é possível conferir o gabarito do Enem e tentar calcular a sua nota.

Como funciona a nota do Enem?

O Enem trabalha com um sistema de avaliação chamado Teoria da Resposta ao Item (TRI), que mede o desempenho dos candidatos de uma forma bem complexa.

Diferente do modelo tradicional, o TRI não leva em conta apenas a quantidade de acertos. Ele qualifica a coerência das respostas.

Por exemplo, uma prova com muitos erros em questões fáceis e muitos acertos em questões difíceis é considerada como chute pelo sistema. Assim, ele atribui automaticamente uma nota menor para essas questões.

Dessa maneira, dois alunos com o mesmo número de acertos podem ter notas diferentes, uma vez que depende das questões específicas que cada um errou e acertou.

Por isso, é impossível saber com exatidão a nota do Enem apenas pelo gabarito: ele serve apenas para que você tenha uma noção do seu desempenho no exame.

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade?

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Com a nota do exame, o candidato pode participar dos processos seletivos promovidos pelo governo federal ou entrar diretamente na faculdade particular sem fazer o vestibular. Saiba mais:

Conseguir uma vaga pelo Sisu

Com a nota do Enem, o aluno pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e tentar uma vaga nas universidades públicas participantes.

Conseguir uma bolsa de estudos pelo ProUni

Quem faz o Enem pode se inscrever no Programa Universidade Para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudos parciais ou integrais para estudar em faculdades particulares, em cursos e graduação presenciais ou a distância.

Conseguir um financiamento pelo FIES

Outra opção para quem faz o Enem é usar a sua nota para se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), o programa do governo federal que financia o pagamento do curso de graduação em uma instituição particular a juros baixos e prazo longo.

Matricular em faculdade particular pelo ingresso direto

Por meio do ingresso direto, o candidato pode entrar direto em faculdades particulares sem precisar fazer o vestibular. Para isso, ele deve apresentar a nota do Enem e, caso alcance o desempenho mínimo exigido, sua vaga já está garantida.

Em muitos casos, as faculdades aceitam as notas de qualquer edição do Enem a partir de 2010. É uma forma simples e sem burocracia de entrar rápido em um curso superior.

Onde conseguir vaga com a nota do Enem?

Inúmeras instituições de ensino superior brasileiras aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. Para ajudar você a escolher uma faculdade de qualidade, selecionamos algumas que são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC e oferecem o modelo de ingresso direto. Conheça:

As faculdades listadas acima contam com mensalidades baixas e ainda trabalham com facilidades financeiras como descontos, convênios, bolsas de estudos e financiamentos sem burocracia.

Veja também:

Saiba como entrar na faculdade pelo Enem

Entenda como funciona a Teoria de Resposta ao Item do Enem

Agora que você já sabe como consultar a nota do Enem, conta para a gente: como pensa em usar a nota do exame? Responda nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin