dcsimg

Saiba qual é o dia da prova do Enem 2019 e se prepare

Vai prestar o Enem 2019? Não deixe de ver quais os dias das provas, os horários e onde estudar com a nota obtida no exame!

Quem se inscreveu para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve manter a atenção ao calendário: saber as datas e horários certos do Enem ajudam você a se preparar e não correr o risco de perder as provas.

Neste artigo você vai saber quais são os dias das provas do Enem 2019, ver os horários de entrada e saída, e ainda conhecer boas faculdades onde pode estudar com a pontuação obtida no exame. Confira:

Quando acontecem as provas do Enem 2019?

As provas do Enem 2019 acontecerão no fim do ano e serão aplicadas para mais de 5 milhões de estudantes em duas etapas: as primeiras provas acontecem no dia 3 de novembro e as segundas, no dia 10 de novembro (os dois primeiros domingos do mês).

Calendário: saiba quais os dias das provas do Enem 2019

1º dia do Enem: 3 de novembro de 2019

  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.
  • Redação

2º dia do Enem: 10 de novembro de 2019

  • Matemática e suas Tecnologias.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Quais os horários da prova do Enem 2019?

Agora que você já sabe quais os dias das provas do Enem 2019, vale a pena anotar também os horários do exame. Veja o cronograma:

  • 12h – Abertura dos portões
  • 13h – Fechamento dos portões
  • 13h30 – Início das provas
  • 19h – Término das provas no primeiro dia
  • 18h30 – Término das provas no segundo dia

A prova do Enem 2019

O Exame Nacional do Ensino Médio é hoje, para muitos alunos, a principal porta de entrada para o ensino superior. 

Com um total de 180 questões objetivas e uma redação dissertativa, o Enem 2019 acontece em duas etapas: no primeiro domingo, são aplicadas as provas de Linguagens e Códigos e de Ciências Humanas, totalizando 90 questões.

A redação também é exigida na primeira etapa. Durante a prova, o aluno deverá desenvolver um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, a partir do tema proposto, que é surpresa. 

O tema da redação do Enem 2019 provavelmente vai abordar alguma questão relevante para a sociedade atualmente.

Já no segundo domingo, são aplicadas as provas de Ciências da Natureza e de Matemática e suas Tecnologias, também em um total de 90 questões.

As provas do Enem trazem 45 perguntas de múltipla escolha, com cinco alternativas para cada questão, que contemplam todo o conteúdo ministrado durante os três anos do ensino médio.

O que fazer com a nota do Enem 2019?

Como adiantamos, a nota do Enem permite com que os alunos ingressem no ensino superior. Atualmente, mais de cem universidades em todas as regiões do Brasil aceitam o resultado do exame como forma de acesso aos seus cursos.

Além disso, a pontuação obtida no Enem 2019 também pode ser utilizada para conseguir uma vaga em programas governamentais de bolsas e financiamentos, como o FIES e o ProUni. 

Algumas faculdades particulares ainda concedem bolsas de estudo para alunos que alcançam mais de 450 pontos no exame.

Onde estudar com a nota do Enem 2019?

Selecionamos algumas faculdades particulares que aceitam a nota do Enem 2019 como forma de ingresso à graduação e que também participam de programas do governo federal como o FIES e o ProUni.

Todas elas são reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação, o que garante a validade do seu diploma em todo o território nacional e a boa aceitação no mercado de trabalho.

Lembrando que, além de aceitarem o Enem como forma de ingresso, algumas destas instituições oferecem bolsas e descontos para os alunos que prestaram o exame, de acordo com a pontuação obtida. Entre em contato com a faculdade escolhida para saber mais sobre os benefícios.

Veja também:

Descubra quais são as notas de corte do Enem 2019

Conheça quais são os principais assuntos do Enem 2019

Vai fazer as provas do Enem 2019? Conta para a gente nos comentários a graduação que você gostaria de cursar!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin