dcsimg

Veja dicas para fazer a prova do Enem preparado

Conseguir uma boa nota no Enem pode abrir muitas portas, principalmente, para aqueles que desejam ingressar no ensino superior. Por isso, separamos algumas dicas para o Enem, confira!

Estudar para uma prova nunca é fácil, ainda mais quando essa prova é muito concorrida e vale seu ingresso na faculdade. A pressão para ir bem e conseguir uma boa nota só aumenta no decorrer do ano e isso é completamente normal, mas você não pode deixar isso atrapalhar sua produtividade.

Nesse processo, algumas dicas podem ajudar você a se dar bem no Enem. Separamos algumas atitudes que você pode ter para melhorar seu desempenho nos estudos e diminuir a ansiedade.

O que é o Enem e para que ele serve?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado em 1998 como forma de avaliar a qualidade do ensino médio brasileiro.

Em 2009, o Enem se tornou critério de seleção para o ingresso nas instituições federais de ensino superior e para o Sisu, ProUni e Fies (programas criados pelo governo federal que auxiliam estudantes de baixa renda no acesso à universidade).

Por isso, se você pretende ingressar em uma universidade ou participar de algum programa de bolsas ou de financiamento, terá que realizar o Enem 2018.

E saiba que o Exame não é usado apenas para o ingresso em universidades brasileiras. Com a nota do Enem, você pode participar do processo seletivo de algumas faculdades portuguesas!

Percebe como é importante ir bem na prova? Você terá diversas opções e decisões para tomar após conseguir uma boa nota. Não dá para bobear e perder essa chance.

Nesse momento de preparação, sentimentos como o medo, a insegurança, a ansiedade e estresse podem surgir, e isso é totalmente compreensível. Mas nada de entregar os pontos hein?! É preciso driblar tudo isso e focar no seu objetivo.

Confira abaixo algumas dicas para o Enem!

Dicas para o Enem

Planeje seus estudos

O Enem vai cobrar seus conhecimentos nas seguintes áreas:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e Suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
  • Matemática e Suas Tecnologias
  • Redação

Para ir bem em tantos temas, você precisa estudar muito e o mais importante: se planejar.

A dica de ouro aqui é essa. Entenda sua rotina, saiba quanto tempo por dia você tem disponível para dedicar aos estudos e divida as matérias que precisa estudar nesse período.

Procure perceber em qual horário você aprende melhor. Muitas pessoas preferem estudar pela manhã outras gostam da noite, e você? Em qual horário funciona melhor?

Conhecer as matérias nas quais tem mais dificuldade ou facilidade também é importante. Planeje-se para dedicar um tempo maior para aquelas disciplinas que você tem mais dificuldade.

Faça um cronograma de estudos baseado em todas essas informações. E tenha sempre uma agenda! É preciso saber exatamente o que fazer e estudar todos os dias. Dessa forma, você conseguirá priorizar tarefas mais importantes.

Faça revisões diariamente

Sempre revise o conteúdo estudado durante o dia. Faça um resumo e responda algumas questões referentes ao tema abordado. Não deixe para revisar depois, você vai acumular matérias para estudar e esquecerá parte do assunto.

Então não se esqueça: tire alguns minutos, todos os dias, para revisar tudo o que você estudou.

Estude as provas anteriores

Acessar as provas aplicadas nos anos anteriores é uma ótima opção de estudo! A partir delas, você terá uma noção maior do que é cobrado no Exame e do estilo de prova aplicada.

Faça simulados

Basta uma simples busca na internet para que você consiga ter acesso a muitos simulados do Enem! Organize seu cronograma para que você possa fazer simulados regularmente.

Ao final de cada simulado, você poderá verificar seu desempenho e saberá se precisa se dedicar a algum tema especificamente. Esse processo te ajudará a acompanhar a evolução de seus estudos e a compreender em quais temas você tem mais dificuldade.

Faça redações

A redação é uma parte muito importante da prova e tirar uma boa nota nela fará a diferença no momento de concorrer a uma vaga para o ensino superior.

Faça muitas redações, estude temas de provas anteriores, pesquise dicas na internet e mantenha uma rotina de escrita e leitura. É importante se manter atualizado sobre os debates na sociedade e construir um repertório para argumentar em sua redação.

Acompanhe as notícias

O Enem cobra, principalmente na redação, que você esteja inteirado sobre o que está acontecendo no mundo e mais ainda no Brasil. Por isso, é importante que você leia jornais, revistas, assista o noticiário e leia blogs e sites confiáveis que debatem sobre temas atualidades.

Cuide de você

O ano de preparação para o Enem ou vestibulares é sempre muito intenso. Cuidar da alimentação e fazer exercícios físicos é muito importante para manter sua saúde em dia. Além disso, exercícios físicos diminuem a ansiedade e ajudam a se concentração nos estudos. Meditar também pode ajudar na concentração e diminuir o estresse e a ansiedade.

Entenda que você precisa de todas as suas habilidades para absorver conteúdo e ir bem no Exame. E para isso, o primeiro passo é cuidar do seu corpo e mente.

Não se cobre tanto

Estudou o ano todo e não conseguiu a nota que desejava? Não tem problema, ano que vem você terá outra oportunidade.

Além disso, existem outras opções excelentes e menos concorridas para você aplicar sua nota do Enem e, por exemplo, iniciar sua graduação em uma universidade particular.

A maioria das faculdades privadas aceitam o Enem como forma de ingresso na instituição. E você pode utilizar a nota do Exame para conseguir uma bolsa de estudo pelo ProUni, pagando 50% da mensalidade ou nada! O ProUni oferece bolsas parciais e integrais para alunos de baixa renda que desejam ingressar no ensino superior em uma universidade particular.

O Fies é outro programa de incentivo ao ensino superior criado pelo governo federal. Trata-se de um programa de financiamento no qual o governo paga sua faculdade e quando você estiver formado e trabalhando, devolve esse valor ao governo, com juros muito baixos.

Agora, saiba que mesmo que você não consiga participar do ProUni ou do Fies, existem muitas universidades que possuem mensalidades bastante acessíveis. E a opção de cursos EAD, além de ser mais em conta, oferece a flexibilidade necessária para que você trabalhe e estude ao mesmo tempo.

Selecionamos abaixo algumas opções de faculdades particulares que são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), possuem cursos em todas as áreas do conhecimento e aceitam o Enem como forma de ingresso em seus cursos.

Elas também participam do ProUni e oferecem cursos nas modalidades presencial, semipresencial e EAD. E para aqueles que não conseguiram passar no ProUni ou FIES, elas possuem programas próprios de bolsas ou oferecem descontos. Confira:

Veja também

Administração de Empresas: profissão e mercado

Veja como é e onde fazer faculdade de Economia a distância

Agora que você já sabe como se preparar para o Enem, conte para nós em qual curso pretende ingressar utilizando a nota do Exame!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin