dcsimg

Descubra quais documentos precisa para o ProUni 2020

Saiba qual a documentação necessária para efetuar a matrícula no ProUni e garantir sua bolsa de estudos!

Fazer um curso superior em uma faculdade particular de qualidade, sem pagar nada por isso ou pagar somente metade da mensalidade, é o sonho de muita gente. E o ProUni torna isso possível!

O programa distribui bolsas de estudos integrais e parciais (50%), em instituições de ensino superior privadas, voltadas a estudantes de baixa renda que não possuem diploma de ensino superior.

Se você tem interesse em conseguir uma bolsa de estudos por meio do ProUni, fique ligado que a gente vai mostrar qual a documentação necessária para realizar sua matrícula, caso seja aprovado.

Mas antes, você vai saber como se inscrever no processo seletivo e quais os critérios de participação do programa.

Como se inscrever no ProUni 2020

O cronograma do ProUni 2020 ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), porém as inscrições do programa estão previstas para irem do dia 31 de janeiro ao dia 3 de fevereiro.

No segundo semestre, será realizada a segunda edição do ProUni 2020. Nesta etapa, as inscrições estão previstas para acontecer entre os dias 11 e 14 de junho.

As inscrições no ProUni 2020 devem ser realizadas exclusivamente no site oficial do programa. Confira o passo a passo:

  • Acesse o site oficial do ProUni;
  • Clique em “Fazer inscrição”;
  • Informe o número de inscrição e a senha do Enem;
  • Responda ao questionário socioeconômico;
  • Escolha até duas opções de curso;
  • Clique em “Finalizar inscrição”.

Durante o período de inscrição, você pode acessar o portal do candidato ProUni 2020 para realizar qualquer alteração nas informações.

Quais são os documentos necessários para a matrícula no ProUni 2020

Os candidatos aprovados no processo seletivo do ProUni precisam apresentar uma série de documentos para efetuar a matrícula. 

Além disso, precisam fazer isso dentro do prazo estabelecido pelo programa, caso contrário, perdem o direito à bolsa que ganharam.

Os documentos apresentados precisam ser originais, acompanhados de cópias simples. Não há necessidade de as cópias serem autenticadas em cartório.

Confira quais são os documentos que devem ser levados:

  • Documentos de identificação (do candidato e dos membros da família);
  • Comprovantes de residência (em nome do candidato ou de algum membro da família);
  • Comprovantes de renda (do candidato e dos membros da família). O comprovante varia de acordo com a atividade exercida;
  • Comprovante de escolaridade.

CASOS ESPECÍFICOS

Alguns casos específicos exigem documentações adicionais. Veja quais são eles:

Professores da rede pública

  • Não precisam apresentar comprovantes de renda;
  • Necessário apresentar comprovante de efetivo exercício do magistério na educação básica pública integrando o quadro de pessoal permanente da instituição.

Portadores de deficiência

  • Necessário apresentar laudo médico atestando a espécie e o grau da deficiência, nos termos do art. 4º do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID.

Beneficiados com pensão alimentícia

  • Necessário apresentar cópia de decisão judicial, acordo homologado judicialmente ou escritura pública determinando o pagamento de pensão alimentícia, caso esta tenha sido abatida da renda bruta de membro do grupo familiar.

Casos de separação, divórcio ou morte dos pais

  • É necessário apresentar comprovante de separação ou divórcio dos pais ou certidão de óbito, no caso de um deles não constar do grupo familiar do estudante por estas razões;
  • Caso a ausência no grupo familiar de um dos pais do estudante ocorra em função de motivo diverso dos constantes acima, este deverá apresentar declaração, sob as penas da lei, de duas pessoas que atestem a situação fática específica, a critério do coordenador do ProUni.

Quem pode participar do ProUni 2020

Para participar do ProUni 2020, é necessário ter realizado o Enem 2019 e ter obtido uma nota de pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas, sem ter zerado a redação.

O programa também exige que o candidato atinja a nota de corte do curso desejado para garantir a vaga. Dependendo do curso, essa nota pode variar de 450 a 830 pontos.

Além disso, é preciso atender a pelo menos um dos requisitos do programa e se enquadrar nos limites de renda familiar mensal bruta por pessoa.

Para ter direito à bolsa, o candidato precisa se encaixar em uma das três situações abaixo:

  • Ter concluído todo o ensino médio na rede pública de ensino ou na rede particular na condição de bolsista integral;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino para cursos de licenciatura. Nesse caso, não é necessário se enquadrar no critério de renda do programa.

Limites de renda:

  • Para bolsas parciais: até três salários mínimos por pessoa;
  • Para bolsas integrais: até um salário mínimo e meio por pessoa.

O que fazer se não passar no ProUni 2020

Se por algum motivo você não conseguiu passar no ProUni, saiba que existe uma outra maneira de conseguir realizar o seu sonho de cursar uma faculdade sem ter que pagar por isso (ou pagar menos).

Atualmente, existe um método fácil e sem burocracia de ingressar no ensino superior: o ingresso direto. Por meio dele, o estudante pode usar a nota do Enem para iniciar uma nova graduação sem precisar prestar vestibular.

E mais: diversas instituições oferecem bolsas de até 100% para os alunos que decidem entrar por essa modalidade de seleção.

O ingresso direto também possui notas de corte, mas são bem mais baixas do que as do ProUni. Em geral, uma pontuação de 300 pontos na média geral das provas objetivas e uma nota acima de zero na redação são suficientes para garantir vaga.

Sem contar que esse processo de seleção não possui critérios socioeconômicos e limites de renda. Se atingir a nota de corte do curso desejado, basta o candidato apresentar o boletim de desempenho individual com a documentação solicitada para efetuar a matrícula.

Abaixo, você irá conferir uma lista de faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) em que você poderá usar sua nota do Enem para ingressar direto e conseguir uma bolsa de estudos de até 100%. Todas elas também costumam participar do ProUni:

Veja também:

Confira o edital do ProUni 2020 e fique ligado nas datas

Agora que você já sabe qual a documentação necessária para efetuar sua matrícula no ProUni 2020, conte para a gente aqui nos comentários: para qual curso você pretende conquistar uma bolsa?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin