dcsimg

Confira o edital do Fies 2020 e fique ligado nas datas

Veja as datas e regras do edital do FIES 2020 e garanta o financiamento da sua graduação em uma faculdade particular!

Quem pretende conseguir um financiamento para um curso de graduação em uma faculdade particular em 2020 precisa ficar de olho no edital do FIES, pois o documento traz todos os prazos e regras de participação do programa.

O FIES é um programa do Ministério da Educação que oferece financiamentos de cursos superiores presenciais em instituições privadas a juros baixos ou zero.

Os candidatos são selecionados pela nota do Enem e é preciso atender a alguns pré-requisitos para participar.

Saiba mais sobre o edital do FIES 2020 a seguir e conheça uma ótima alternativa para estudar em uma faculdade particular pagando menos (ou de graça!) sem recorrer a um financiamento!

Edital do FIES 2020

O edital do FIES 2020 ainda não foi divulgado pelo MEC. Porém, a portaria Nº 2.016, publicada pelo MEC em 21/11/ 2019, traz algumas informações sobre o processo seletivo do primeiro semestre de 2020. Lembrando que o FIES costuma realizar duas edições a cada ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre. Tais informações são:

Inscrição

As inscrições para o FIES 2020 deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no Sistema de Seleção do FIES — o FIES Seleção.

Para fazer a inscrição, o candidato deverá informar o CPF e todas as informações solicitadas pelo FIES Seleção.

Pesquisa de vagas

A pesquisa de vagas disponíveis poderá ser feita por estado, município e nome do curso ou por instituição e local de oferta do curso.

Cada candidato poderá selecionar até três opções de curso, em ordem de prioridade. As opções de curso podem ser alteradas durante o período de inscrições.

Critérios de participação

Para concorrer a um financiamento pelo FIES 2020, é necessário:

  • Ter participado do Enem a partir da edição de 2010 e ter alcançado nota média das provas igual ou maior que 450 pontos e nota superior a zero na redação.
  • Possuir renda familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos para a modalidade de financiamento FIES. 
  • Possuir renda familiar mensal por pessoa de até cinco salários mínimos para a modalidade de financiamento P-FIES.

Datas do FIES 2020

Embora o cronograma oficial ainda não tenha saído, podemos estimar algumas datas do FIES 2020 com base em edições anteriores do programa:

FIES 2020/01 (1º semestre de 2020)

  • Inscrições: de 06 a 11 de fevereiro de 2020.
  • Resultado da pré-seleção: 28 de fevereiro de 2020.

FIES 2020/2 (2º semestre de 2020)

  • Inscrições: de 24 a 30 de junho de 2020.
  • Resultado da pré-seleção: 7 de julho de 2020.

O que fazer se não conseguir o FIES 2020

Como vimos, o FIES exige alguns pré-requisitos de inscrição e só vale para cursos presenciais. Além disso, a nota mínima do Enem para conseguir uma vaga (nota de corte), pode ser bem alta dependendo do curso.

Para Medicina, por exemplo, que costuma ser o curso mais disputado do FIES, a nota de corte pode ficar acima de 800 pontos.

Uma opção para quem não conseguir o FIES e também não pode gastar muito com as mensalidades ou prefere fazer um curso a distância, é o chamado ingresso direto com a nota do Enem.

Ingresso direto é quando o estudante usa a nota do Enem no processo seletivo em vez de fazer o vestibular interno da faculdade. Geralmente são aceitas notas do Enem a partir da edição de 2010 e a média mínima para conseguir uma vaga fica em torno de 300 pontos.

Agora vem a melhor parte: algumas faculdades dão bolsas de estudos de até 100% para os candidatos que optam pelo ingresso direto com a nota do Enem, tanto em cursos presenciais quanto EAD.

Onde estudar

Veja agora uma lista de faculdades autorizadas e bem avaliadas pelo MEC nas quais você pode usar a nota do Enem para entrar direto e conseguir uma bolsa de estudos integral ou parcial:

Saiba mais:

Veja o calendário do Fies e as faculdades participantes

Entenda como funciona o pagamento do FIES

Depois de saber mais sobre o edital do FIES 2020, conte para a gente nos comentários: você pretende tentar um financiamento ou bolsa de estudos para qual curso?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin