dcsimg

Saiba qual é a data do Enem 2018!

A maior prova do Brasil abre inscrições em maio, mas os exames só acontecem em novembro. Confira aqui os dias exatos e muito mais sobre o Enem 2018!

Você tem que ficar ligado: embora as provas do Enem 2018 só aconteçam em novembro, a inscrição tem que ser feita em maio. O período para os candidatos se inscreverem dura menos de duas semanas.

Já foi publicado também o cronograma com o prazo para pedir isenção da taxa de inscrição, bem como a época em que serão divulgados os locais das provas e os resultados individuais.

Aqui você vai saber de tudo isso e também como fazer sua inscrição, como são as provas e o que vai poder fazer com as notas do Enem.

Veja ainda uma lista de faculdades reconhecidas pelo MEC que usam o desempenho no Enem para selecionar alunos.

Quando vai ser o Enem 2018?

Anote aí as datas das provas: elas acontecerão nos dias 4 e 11 de novembro de 2018, em dois domingos consecutivos.

A primeira prova (dia 4) vai das 13h30 às 19h. Já a segunda (dia 11) começa também às 13h30, mas acaba um pouco mais cedo, às 18h30.

O horário de abertura dos portões é às 12h. Às 13h eles são fechados e aí ninguém mais pode entrar. Por isso, não deixe para chegar em cima da hora. O bom mesmo é tentar estar no local um pouco antes das 12h, para se sentir tranquilo e começar a fazer o exame sem sobressaltos.
Os horários oficiais do Enem seguem o fuso de Brasília.

Outra dica: assim que você souber o endereço exato das provas, faça o trajeto e calcule o tempo gasto. No dia do exame, saia de casa com alguma antecedência, considerando contratempos que possam surgir no meio do caminho (ônibus atrasado, pneu furado, trânsito etc.).

E não se esqueça de levar um documento original com foto (não serve fotocópia) e caneta esferográfica preta fabricada em material transparente. É aconselhável também levar o cartão de confirmação de inscrição.

Outras datas importantes do Enem 2018

Não é só com as datas das provas que você tem que ficar esperto. A inscrição, por exemplo, acontece bem antes, no mês de maio, entre os dias 7 e 18. E entre os dias 7 e 23 de maio é o período que você terá para pagar a taxa de inscrição (R$ 82).

Caso vá solicitar a isenção da taxa, lembre-se de que esse processo deverá ser realizado entre os dias 2 e 15 de abril. As respostas aos pedidos de isenção saem no dia 23 do mesmo mês.

Há algumas datas não confirmadas ainda, mas já foram divulgados os meses. Por exemplo: em outubro serão publicados os locais das provas e em janeiro de 2019 serão divulgados os resultados individuais.

Outra data que merece destaque é o 14 de novembro, quando serão publicados o gabarito oficial e os cadernos de prova.

Como fazer a inscrição no Enem?

Você já sabe que o período de inscrições vai de 7 a 18 de maio de 2018. Mas como se inscrever?

Tudo é realizado pela internet. O primeiro passo é acessar o site do Enem e informar seus dados pessoais, telefone, e-mail, opção de prova de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol) e o município onde você vai prestar o exame.

Depois, o sistema gera um boleto com a taxa, que deve ser pago em agências bancárias, casas lotéricas ou nos Correios. Por meio do site do Enem você pode ir acompanhando a situação da sua inscrição.

Como serão as provas do Enem 2018?

As provas são de múltipla escolha, com 45 perguntas sobre cada uma das quatro grandes áreas do conhecimento em que se divide o exame. No total dos dois dias, você tem que responder 180 questões. Veja os assuntos que caem em cada dia:

  • Primeiro dia do Enem 2018: no primeiro domingo, as perguntas são sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação.
  • Segundo dia do Enem 2018: no segundo domingo é a vez das Ciências da Natureza e suas Tecnologias e da Matemática e suas Tecnologias.

Quanto à redação, você terá que desenvolver um texto dissertativo de no máximo 30 linhas, expondo seus argumentos sobre o tema proposto até chegar a uma conclusão coerente.

O tema costuma ter como base algum assunto que vem sendo amplamente discutido entre a sociedade, e pode ter diversos desdobramentos na economia, política e cultura do país, por exemplo.

Para fazer um bom texto, além de conhecer as técnicas de redação e praticar bastante, é super importante estar por dentro do que vem sendo divulgado pelos meios de comunicação. Um bom caminho é ler com frequência jornais, sites confiáveis de notícias e assistir a programas de debates.

Tome muito cuidado para não fugir do tema e não usar linguagem ofensiva e inadequada. Isso pode tirar pontos da sua redação ou render um zero.

Para que servem as notas do Enem 2018?

A nota do Enem vem ganhando cada vez mais importância para quem quer fazer faculdade. Isso porque centenas de universidades de todo o país aceitam o desempenho no exame para selecionar candidatos.

Em muitos casos, se você tiver a nota suficiente para o curso que deseja, não é preciso nem mesmo fazer vestibular. Em outros, você poderá completar seu desempenho no vestibular com as notas do Enem.

Outro importante uso é para ter acesso a programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). Eles concedem, respectivamente, financiamento das mensalidades e bolsas de estudo. Além de ter que comprovar baixa renda familiar, para se inscrever no ProUni e no FIES é preciso ter obtido pelo menos 450 pontos na média geral do Enem e não pode ter zerado na redação.

Faculdades que aceitam as notas do Enem

Na lista a seguir apresentamos sugestões de faculdades que aceitam as notas do Enem como critério de seleção de alunos para cursos presenciais e a distância de todas as áreas do conhecimento.

Todas essas instituições também trabalham com o FIES e o ProUni. Além disso, estão credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), o que garante a validade do diploma em todo o território nacional.

Veja também:

Enem 2018 – saiba quais as notas de corte para cada curso

Já anotou os dias do Exame e as datas mais importantes do calendário do Enem 2018? Está estudando muito? Deixe aqui seus comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin