dcsimg

Confira qual é a data para pedir a isenção do Enem 2020

Saiba até quando dá para solicitar a isenção da taxa de inscrição e fazer as provas do Enem 2020 sem pagar nada!

Que conseguir obter a isenção do Enem 2020 vai fazer os exames na faixa, sem precisar gastar cerca de R$ 85 com a inscrição.

As inscrições para quem quer aproveitar esse benefício começam daqui a pouco, e quem não aproveitar só vai poder fazer o Enem se pagar a taxa.

São dez dias para providenciar tudo.

Não perca essa oportunidade de economizar um bom dinheiro! Confira qual é a data para pedir isenção do Enem 2020 a seguir!

Data para pedir isenção do Enem 2020

O processo de isenção do Enem 2020 deve começar entre o final de março e o início de abril – poucos dias após a divulgação do edital.

Para participar, o candidato precisa se enquadrar em um dos perfis determinados pelo MEC (veja detalhes mais adiante).

As inscrições vão ficar abertas por cerca de dez dias. Durante esse período, os interessados devem acessar o site oficial do Enem e informar todos os dados solicitados.

Depois é só esperar a divulgação do resultado para descobrir se o pedido foi aceito.

Como ver o resultado da isenção do Enem 2020

Para ver se conseguiu a isenção do Enem, é só acessar o site oficial do Enem quando os resultados estiverem disponíveis – o que deve acontecer alguns dias após o encerramento do processo de inscrição.

Quem conseguir o benefício não pode vacilar: é preciso aguardar até o início das inscrições gerais, em maio, e fazer o processo como todo mundo. O dado sobre isenção estará atrelado ao perfil do candidato. Quem não fizer a inscrição não vai poder fazer as provas do Enem 2020, em novembro.

Já os candidatos que tiverem o pedido de isenção negado poderão questionar o MEC sobre a decisão. Isso é feito pelo próprio sistema do Enem, logo depois da divulgação dos resultados. São oferecidos alguns poucos dias para isso.

Caso o benefício seja negado novamente, o candidato só poderá fazer o Enem se pagar a taxa de inscrição.

Quem pode pedir isenção do Enem 2020

Para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem, o candidato precisa se encaixar num dos perfis abaixo:

  • Ser estudante da última série do ensino médio e estar regularmente matriculado em escola da rede pública.
  • Ter feito o ensino médio em escola da rede pública (ou na rede particular como bolsista integral) e apresentar renda mensal bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa do grupo familiar.
  • Ser membro de família de baixa renda e ter Número de Identificação Social (NIS) válido. Nesse caso, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos no total, ou meio salário mínimo por pessoa.

Processos seletivos para quem conseguir isenção do Enem 2020

O Enem 2020 vai servir como trampolim para quem quer fazer um curso superior em 2021.

A nota do exame pode ser usada em programas para quem está a fim de estudar numa universidade pública ou privada.

Conheça alguns que esperam por você:

  • Sisu – Quer entrar numa universidade pública? Se você tirar uma boa nota no Enem 2020 vai ter duas chances de garantir vaga numa dessas instituições em 2021. São duas seleções, uma por semestre, que irão distribuir milhares de vagas por todo o país.
  • ProUni – Mesmo que não role vaga na universidade pública, ainda dá para tentar estudar numa faculdade particular com bolsa de estudos. Com duas edições previstas para 2021, o ProUni irá distribuir milhares de bolsas em cursos presenciais e a distância em todo o país. Para participar é necessário ter feito o Enem 2020 e atender aos critérios de desempenho, renda e formação escolar exigidos pelo MEC.
  • FIES – Se não rolar bolsa, dá ainda para tentar financiar os estudos a juros baixos e condições facilitadas de pagamento com o FIES. O programa está disponível em centenas de faculdades pelo país e a seleção ocorre todo semestre. E ainda dá para entrar na disputa com a nota de qualquer Enem a partir de 2010 – desde que observados os critérios mínimos de desempenho e renda.
  • Ingresso automático – E como se não bastassem tantos processos seletivos, ainda tem o ingresso direto, o mais fácil de todos! Com ele dá para entrar em cursos presenciais e a distância de faculdades particulares por todo o Brasil sem fazer vestibular, só com a pontuação obtida no Enem.

Faculdades onde estudar com a isenção do Enem 2020

Com esse tanto de processo seletivo, não é de se espantar que exista uma quantidade surpreendente de faculdades onde tentar vaga com a nota do Enem.

Para ter certeza de que a instituição escolhida tem um ensino de qualidade, verifique o reconhecimento e o desempenho da instituição junto ao MEC.

A gente aproveita para selecionar algumas boas sugestões onde você pode tentar estudar por meio do ProUni, do FIES ou do ingresso direto:

Veja também:

Conheça o edital do Enem 2020 e todas informações importantes

Conte para a gente se você também vai tentar fazer o Enem sem pagar nada!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin