dcsimg

Veja como descobrir o local de prova do Enem

Você vai fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) este ano? Então, fique atento ao calendário e à divulgação dos locais de prova.

O Inep, instituto responsável pela aplicação do exame, divulga os locais cerca de um mês antes da data de realização das provas. Como o exame normalmente ocorre em novembro, os locais costumam ser informados aos participantes no mês de outubro, junto com a publicação do cartão de confirmação de inscrição no Enem.

Para acompanhar as atualizações, os estudantes inscritos precisam acessar com frequência a área do participante dentro do portal do Inep. O site é o canal oficial de divulgação de informações sobre o Enem.

Para ter acesso ao seu cartão de confirmação, após a divulgação do Inep, será preciso entrar no site do instituto e fazer o login por meio de seu CPF. No cartão, você encontrará informações importantes, como nome, número de inscrição e local de prova.

Guarde bem seus dados de acesso e, se possível, imprima o cartão de confirmação. Esse passo não é obrigatório, mas ter o cartão impresso facilitará seu acesso ao local de prova.

Passo a passo

Quando ocorrer a publicação dos cartões de confirmação e assim dos locais de prova do Enem, siga estes passos para acessar as informações sobre sua inscrição:

  • Entre no portal do Inep e clique em “conheça seu local de prova”
  • Na tela seguinte, selecione “página do participante”
  • Informe CPF e senha cadastrada, responda ao captcha (teste para verificar se você não é um bot) e clique em “enviar”
  • Leia e concorde com a Declaração de Comparecimento
  • Por fim, o sistema apresentará seu cartão de confirmação, com dados pessoais, local de prova, horário e instruções. Leia tudo com atenção e imprima o documento.

Além do site, o Inep também disponibiliza aos candidatos um aplicativo de celular com todas as informações importantes sobre o exame. Procure por “Enem” na loja de aplicativos do seu smartphone e faça o download.

Como é escolhido o local de prova dos candidatos

A cidade em que o candidato fará o Enem é escolhida pelo próprio candidato no momento da inscrição. Já o local exato é definido pelos responsáveis pela organização do exame. Normalmente, a prova é aplicada em escolas e instituições públicas. 

Aliás, aqui vale seguir um velho conselho: assim que você souber onde fará o Enem, pesquise sobre o trajeto e faça o caminho da sua casa até lá antes do primeiro dia do exame. Assim, você terá ideia de quanto tempo gastará no deslocamento e poderá evitar atrasos.

Dias de prova

O Enem geralmente é aplicado nas primeiras semanas do mês de novembro, em dois domingos consecutivos.

Em ambos os dias, os portões são fechados às 13h (horário de Brasília). Portanto, atenção: se o local onde você mora não segue o fuso de Brasília, verifique o horário em que começará o exame na sua cidade. Por questões de segurança e organização, todos os candidatos do país devem iniciar a prova ao mesmo tempo.

Uma dica: tente se programar para chegar ao local de provas uma hora antes do fechamento dos portões. Geralmente, a partir das 12h já é possível acessar os locais de aplicação das provas.

Agora, conheça os horários e as provas aplicadas nos dois dias de exame:

  • Primeiro dia: fechamento dos portões às 13h (horário de Brasília). Aplicação das prova (13h30 às 19h): Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, com prova de redação.
  • Segundo dia: fechamento dos portões às 13h (horário de Brasília). Aplicação das provas (13h30 às 18h30): Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.

Como e onde usar a nota do Enem

Você sabia que o resultado do Enem pode ter várias funções? Vamos às principais delas:

  • Conseguir uma vaga na universidade: em muitas instituições de ensino superior, a nota no Enem pode garantir acesso direto (sem realizar vestibular próprio da instituição). Para vagas em diversas universidades públicas, o resultado no Enem é decisivo na classificação via Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
  • Permitir a participação e a classificação em programas de bolsas e financiamento, como o ProUni (Programa Universidade para Todos) e o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

Onde estudar usando a nota no Enem

Agora que você já sabe que um bom resultado no Enem pode garantir uma vaga no ensino superior, conheça algumas universidades particulares que aceitam sua nota no exame como meio de ingresso:

Essas instituições são reconhecidas pelo MEC e, portanto, emitem diplomas válidos em todo o território nacional. 

Acesse os sites das universidades e não deixe de perguntar sobre programas de bolsas, descontos, parcerias e financiamento. Obter um diploma de nível superior pode custar muito menos do que você imagina!

Leia mais:

Entenda como funciona o Sisu

Veja dicas para ir bem no Enem

Você fará o Enem este ano? Como está se preparando? Conte um pouco sobre sua rotina de estudos nos comentários.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin