dcsimg

Saiba o que é o espelho da redação do Enem 2019

Não deixe de conferir a correção da sua redação no Enem! Entenda como consultar e quando será divulgado o espelho da redação do Enem 2019.

Você que pretende realizar o Enem 2019 deve estar se preparando bastante para a prova, certo? Afinal, ao obter uma boa nota no exame, garante a sua vaga na faculdade. Além de estudar o conteúdo, os candidatos também se dedicam muito a estudar redação, pois conseguir uma pontuação alta no texto já é meio caminho andado.

Porém, muitos acabam não indo tão bem na redação e a nota obtida não é a esperada. Nesse caso, a única opção e voltar a estudar para se sair melhor no próximo ano. Acontece que, sem saber onde errou, fica difícil saber por onde começar a estudar, não é mesmo?

Mas isso não é mais um problema desde 2012, quando o Ministério da Educação (MEC) passou a exigir que o espelho da redação fosse divulgado. Esse documento trata-se da digitalização da redação corrigida.

Muito legal essa decisão do MEC, né? Dessa forma, o candidato consegue saber como se saiu nas cinco competências avaliadas. Além disso, tem mais transparência na correção. Então, se você vai fazer o Enem esse ano, confira abaixo como visualizar o espelho da redação do Enem 2019.

Espelho Enem 2019: veja tudo sobre a divulgação

No ano de 2016, o Ministério da Educação exigiu que a divulgação do espelho da redação 2015 ocorresse em janeiro, juntamente com as divulgações oficiais das notas. Porém, nos últimos anos, o documento foi divulgado meses depois da divulgação da nota no exame e na redação.

Os candidatos que realizaram o Enem 2018, por exemplo, tiveram acesso ao espelho da redação a partir de 19 de março deste ano. Portanto, ainda não é possível saber com certeza a data de divulgação do espelho da redação do Enem 2019. Mas, se o cronograma de 2019 seguir o mesmo padrão do ano anterior, é esperado que o espelho seja publicado em março de 2020.

Vale ressaltar que o espelho da redação do Enem 2019 tem apenas função pedagógica, não sendo possível entrar com recurso. Serve apenas para o candidato avaliar seu próprio desempenho.

Como se preparar para a redação do Enem

Ter uma boa nota na redação do enem é fundamental para quem deseja usar a pontuação do exame para entrar na faculdade. Por isso, é importante dedicar algumas horas do dia para se preparar para essa parte do exame.

A redação do enem sempre aborda temas atuais, portanto tente se manter informado sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Leia jornais, revistas, assista jornal e sites confiáveis. Mais do que isso, procure conhecer diferentes opiniões sobre determinado assunto. Só assim você conseguirá compreender a complexidade do tema e ter uma visão mais ampla sobre ele.

Por fim, treine bastante. Você só aprenderá a fazer redação se começar a escrever. Tente fazer uma redação por dia, mas se você não conseguir, tente escrever pelo menos três vezes por semana.

Além disso, vários professores criam vídeos de dicas de redação para o Enem e disponibilizam na internet. Assistir esses vídeos ajuda bastante.

O que fazer com a nota do Enem

Após a divulgação da nota do Enem, é hora de pensar os caminhos que você pode seguir usando essa pontuação. A maioria dos candidatos utiliza essa nota para ingressar na faculdade. É possível entrar em uma universidade pública por meio do Sisu ou na faculdade particular por meio do ingresso direto.

Para aqueles que não podem pagar a mensalidade da faculdade particular, a nota do Enem também pode servir para concorrer a uma bolsa de até 100% no ProUni. Também é possível candidatar-se a um financiamento com juros baixos ou zero pelo FIES.

Mas, se o aluno quiser se aventurar um pouco mais, pode ingressar em uma universidade portuguesa conveniada ao Inep.

São muitas opções, basta escolher a que mais te agrada. Porém, conseguir uma vaga no Sisu, ProUni e FIES não é nada fácil, pois são programas bastante concorridos. Por isso, estude bastante para que sua nota seja suficiente.

Mas, se mesmo estudando muito você não conseguir passar em um desses programas, fique tranquilo. Tem ainda a opção de ingressar na faculdade particular pelo ingresso direto. Uma forma menos burocrática de iniciar o ensino superior.

Como entrar na faculdade pelo ingresso direto

Quando se fala em estudar na faculdade particular sem ser pelo ProUni e FIES, muitas pessoas logo pensam nas altas mensalidades. Mas existem muitas faculdades que são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que possuem mensalidades acessíveis.

Quer ver só? Selecionamos algumas opções para você conhecer. Além de ter mensalidades acessíveis, elas possuem programas próprios de bolsas e descontos em mensalidades. Confira!

Veja também:

Descubra quais são as datas do Enem 2019

Conheças as faculdades que aceitam a nota do Enem 2019

Fazer o Enem é muito importante. A partir da nota obtida no exame, você tem várias possibilidades de ingresso no ensino superior. Então, não deixe de se dedicar aos estudos, hein?! Agora que você já sabe tudo sobre o espelho da redação do Enem 2019, comente abaixo o que pretende fazer com a nota do Enem!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin