Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Enem

Descubra se existe Prouni no segundo semestre

14 de março de 2019
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

Se você deseja concorrer a uma bolsa de estudos para fazer uma faculdade mas perdeu o prazo de inscrições no ProUni no início do ano, confira se é possível se inscrever no programa durante o segundo semestre.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

O que é o ProUni?

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um processo seletivo do Governo Federal, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece bolsas parciais e integrais para cursos de diversas faculdades privadas do país.

As inscrições para esse programa costumam ser bem concorridas e rápidas, e por isso você deve ficar atento aos prazos e estar com toda a documentação em dia.

Existe ProUni no segundo semestre?

Se sua dúvida é essa, pode ficar tranquilo! Existe sim ProUni no segundo semestre, mas é bom ficar atento, pois as informações sobre a data das inscrições, geralmente são liberadas ainda no primeiro semestre, em maio.

A seguir, veja quais são as principais regras para participar do programa.

Como funciona o ProUni do segundo semestre?

O ProUni no segundo semestre funciona da mesma forma que a edição do começo do ano. Ou seja, os estudantes que forem participar dessa edição precisam cumprir as mesmas regras.

Assim como na edição do início do ano, o processo seletivo do ProUni é totalmente automatizado e leva em consideração a nota que os candidatos alcançaram na prova da edição mais recente do Enem.

As inscrições do ProUni no segundo semestre seguem os mesmos procedimentos das primeiras inscrições, veja o passo a passo:

  • Acesse o site do ProUni;
  • Clique em “Fazer a inscrição”;
  • Digite o número de inscrição e senha da edição do Enem mais recente;
  • Siga as orientações de cada tela, preenchendo as informações solicitadas;
  • Verifique as informações preenchidas e confirme a inscrição.

Ao fazer sua inscrição, o aluno pode preencher até duas opções de instituição, local, curso, turno e tipo de bolsa, em ordem de preferência, para as quais deseja se candidatar.

A chamada para as bolsas de estudo é feita de acordo com as vagas disponíveis para cada curso e instituição, com base na pontuação da edição mais recente do Enem dos candidatos inscritos para cada vaga.

O processo seletivo do ProUni tem duas chamadas sucessivas. Assim, o candidato que não for pré-selecionado na primeira chamada ainda tem a chance de ser indicado na segunda chamada.

Se ainda assim ele não for pré-selecionado, o aluno poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, que fica à disposição das instituições de ensino para o preenchimento de bolsas de estudo que não tenham sido ocupadas.

Quem pode participar do ProUni no segundo semestre

Assim como no começo do ano, para se inscrever no processo seletivo do ProUni no segundo semestre, o estudante deve ter realizado o último Enem e ter obtido no mínimo 450 pontos no exame e não ter zerado a redação.

Além do Enem, o estudante deve atender a pelo menos uma das exigências abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada, como bolsista integral da própria escola;
  • Ter cursado uma parte do ensino médio em escola pública e uma parte em escola privada como bolsista integral;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino, concorrendo a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura (nesse caso não há necessidade de comprovar renda mínima).

Na hora de escolher o tipo de bolsa que deseja concorrer, também é necessário saber qual das bolsas são compatíveis a sua renda familiar, veja:

  • Bolsas Parciais: a renda bruta familiar mensal do estudante, deverá ser de no máximo três salários mínimos por pessoa.
  • Bolsas integrais: já para as bolsas integrais, a renda bruta familiar mensal do estudante, deverá ser de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa.

Quando começam as inscrições para o ProUni do segundo semestre?

As inscrições para o ProUni do segundo semestre costumam acontecer no mês de julho, por um curto período de tempo. A data de inscrição é divulgada algumas semanas antes na página oficial do MEC. Portanto, para não perder informações quanto ao prazo para inscrição, fique de olho no site do Ministério da Educação.

Quando sai o resultado do ProUni?

Com base nas últimas edições, a primeira e segunda chamadas do ProUni do segundo semestre costumam ocorrer entre o final de julho e agosto.

O resultado das chamadas fica disponível na página oficial do ProUni, e também na da instituição de ensino participante.

Cursos disponíveis no ProUni do segundo semestre

No ProUni estão disponíveis bolsas para praticamente todos os cursos de ensino superior, veja como consultar se o que você escolheu está disponível no segundo semestre:

  • Durante o período das inscrições para o ProUni no segundo semestre, acesse o site do programa;
  • Clique em “Procurar por Curso”;
  • Digite o nome do curso;
  • Clique em “Pesquisar”.

Havendo bolsas do curso escolhido, você verá os municípios que elas estão disponíveis e ao clicar em uma das regiões as verá as seguintes informações:

  • Instituições que oferecem o curso desejado;
  • Grau de formação (bacharelado, tecnológico, licenciatura);
  • Turno do curso;
  • Valor da mensalidade;
  • Quantidade de bolsas integrais e parciais para ampla concorrência e cotas.

Fui mal no Enem, e agora?

Todas as instituições que participam do ProUni são reconhecidas pelo MEC, isso dá mais segurança na hora de se concorrer à bolsa e realizar a matrícula.

Mas, caso você não tenha ido tão bem no Enem e não seja selecionado para uma bolsa do ProUni, não se preocupe! Muitas instituições de ensino também oferecem outras opções de bolsas e descontos.

Para conseguir uma bolsa da própria instituição de ensino, basta entrar em contato direto com a universidade escolhida e pedir informações sobre a oferta de bolsas. 

Para facilitar, listamos algumas instituições que, além de oferecerem bolsas de estudo, são reconhecidas pelo MEC. Confira as opções:

As faculdades acima participam tanto do ProUni quanto disponibilizam para aqueles estudantes que não se classificaram ou não puderam se inscrever no programa, bolsas e financiamentos próprios, sem burocracia, além de liberar o ingresso do estudante em qualquer época do ano, sempre com turmas disponíveis.

Veja mais:

E aí, já escolheu em qual curso você vai concorrer no ProUni ou em outra modalidade de bolsa? Conte pra gente aqui nos comentários!

Os mais lidos
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Por Amanda Nonato em 01/03/2023
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Por Amanda Nonato em 22/02/2023
Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Por Amanda Nonato em 15/02/2023

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.