dcsimg

Conheças as faculdades que aceitam a nota do Enem 2019

Conheça faculdades públicas e particulares que aceitam a nota do Enem 2019 e saiba como conseguir sua vaga!

Opções não faltam quando o assunto é entrar na faculdade com a nota do Enem 2019! É possível conseguir uma vaga para cursos de todas as áreas, mesmo que o estudante não tenha conseguido uma pontuação alta no Exame.

Sem falar que a nota do Enem abre muitas portas para quem tem o orçamento apertado. Isso porque, embora a concorrência nas universidades públicas seja acirrada, dá para fazer uma faculdade particular pagando muito pouco.

Acompanhe nosso artigo para saber mais sobre as faculdades que aceitam a nota do Enem 2019 e agarre sua chance de ingressar no ensino superior!

Faculdades públicas que aceitam a nota do Enem 2019

As faculdades públicas que aceitam a nota do Enem 2019 são aquelas que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada do MEC, o famoso Sisu.

Como funciona? As instituições participantes disponibilizam parte de suas vagas ou todas por meio do sistema do MEC, que costuma abrir inscrições logo após a divulgação do resultado do Enem.

O cadastro para o Sisu é feito exclusivamente pela internet e não há necessidade de pagar nenhuma taxa. Todos os candidatos que fizeram a última edição do Enem e não zeraram na redação podem se inscrever no Sisu.

Os candidatos são selecionados de acordo com a nota do Enem. Por isso, quanto mais disputado é um curso, maior a pontuação mínima necessária para passar (nota de corte).

As notas de corte aproximadas são divulgadas durante o período de inscrições. Assim os candidatos podem modificar suas opções de acordo com a própria nota do Enem, para aumentar as chances de aprovação.

O Sisu costuma oferecer mais de 200 mil vagas a cada edição. Conheça algumas das instituições participantes:

  • Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Universidade de Brasília (UNB)
  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Faculdades particulares que aceitam o resultado do Enem

Várias faculdades particulares aceitam a nota do Enem para ingresso direto.

O ingresso direto consiste em utilizar a nota do Enem no processo seletivo da instituição, em vez de ter que prestar o vestibular.

É o jeito mais rápido e descomplicado de usar a nota do Enem 2019 para ingressar no ensino superior.

Isso vale até mesmo para quem acha que não tem como pagar mensalidade, porque boa parte das instituições oferece facilidades, como bolsas de estudos, descontos variados e financiamento estudantil sem burocracia.

Aliás, a própria nota do Enem pode servir para conseguir uma bolsa de estudos. Também há descontos para pagamento da mensalidade até certa data mês e outros decorrentes de convênios com empresas e associações.

Dependendo do curso, com uma bolsa ou desconto, o valor da mensalidade fica muito baixo mesmo.

E mesmo que seja um curso mais caro, o aluno pode recorrer ao financiamento estudantil próprio de cada instituição, também conhecido com crédito educativo.

Com o financiamento estudantil, o estudante pode financiar uma parte do valor das mensalidades (até 70%), para começar a quitar o total financiado só depois de se formar, quando já terá emprego e uma renda suficiente.

Como usar a nota do Enem para ingresso direto?

Basta procurar uma instituição bem avaliada pelo MEC que aceite a nota do Enem para ingresso direto e ofereça o curso que você pretende fazer.

Geralmente não há notas de corte, exige-se apenas que o estudante não tenha zerado na redação.

Daí é só apresentar a documentação solicitada, concluir a matrícula e começar sua faculdade!

Segue uma pequena lista de instituições bem avaliadas pelo MEC que aceitam a nota do Enem para ingresso direto:

Veja também:

Saiba que nota precisa tirar no Enem pra entrar na faculdade
Conheça as 15 faculdades a distância mais baratas do Brasil

Depois de conhecer faculdades que aceitam o resultado do Enem 2019, responda nos comentários: qual curso você quer fazer?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin