dcsimg

Saiba como ver o gabarito extraoficial do Enem 2019

Descubra como ver as respostas corretas do Enem 2019 mais rapidamente!

Se você já fez o Enem, deve saber: a gente termina a prova e corre para internet para ver o gabarito e bater as respostas!

E se ainda não fez o Enem, pode ter certeza de que irá experimentar essa sensação em novembro, logo depois de entregar o cartão-resposta.

Só que tem um problema: o gabarito oficial demora a sair – só é liberado vários dias depois das provas.

Por isso o jeito é recorrer aos extraoficiais – que são bastante confiáveis e saem no mesmo dia.

A seguir, veja como acessar o gabarito extraoficial do Enem 2019.

Como ver o gabarito extraoficial do Enem 2019

Os gabaritos extraoficiais são aqueles divulgados por professores e cursinhos de todo o país, depois de corrigirem a prova.

A maratona em busca do gabarito começa logo depois que as provas do Enem daquele dia são encerradas.

Em 2019, os gabaritos extraoficiais serão divulgados em dois dias distintos:

No dia 3 de novembro, a partir das 19h, começaram a ser corrigidas as 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e as 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

A correção só começa depois das 19h porque esse é o horário oficial de encerramento do Enem no dia.

No domingo seguinte, dia 10 de novembro, a partir das 18h30, começam a ser corrigidas as 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e as outras 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Esse processo pode levar algumas horas, e normalmente você pode acompanhar a correção ao vivo pela internet.

Aqui a gente tem uma dica importante para você: acompanhe os gabaritos extraoficiais em sites, portais ou canais que você confia – como este aqui! — é uma forma sensata de evitar perrengues desnecessários. Não custa lembrar que você precisa ter o seu gabarito em mãos para saber exatamente quantas questões acertou.

A prova de Redação não tem como ser corrigida dessa forma, mas muitos professores discutem os conteúdos abordados no texto – o que pode ser interessante.

Como ver o gabarito oficial do Enem 2019

O gabarito oficial do Enem 2019 só sai, de acordo com o edital, em até três dias úteis após o último domingo de provas — ou seja, até o dia 13 de novembro.

É bastante tempo, especialmente se você parar para pensar que as pessoas que fizeram a primeira prova talvez só vejam o gabarito 10 dias depois! Quem aguenta esperar tanto tempo?

Assim que o gabarito estiver disponível, os candidatos podem acessá-lo no site oficial do Enem e conferir novamente o seu número de erros e acertos.

Dá para calcular a nota do Enem 2019 com base no gabarito?

O gabarito, seja ele extraoficial ou oficial, dá uma ideia de quantas questões você acertou, mas calcular a sua nota nas provas do Enem somente com base nos erros e acertos é praticamente impossível.

Isso porque a organização do exame utiliza um sistema bastante complexo para a correção das provas, que envolve a identificação do nível de conhecimento do candidato, a detecção de questões chutadas e a atribuição diferenciada de pesos a cada questão, dependendo do desempenho de cada um.

Em outras palavras, não é só somar os acertos.

Além das provas objetivas, tem também a redação. O texto é corrigido manualmente, por avaliadores diferentes, o que torna a nota praticamente impossível de calcular.

Mais disso você pode ter certeza: um grande número de acertos indica, sim, uma nota interessante nas provas.

De qualquer forma, é recomendável esperar os resultados oficiais, que saem em janeiro de 2020, e, até lá, ir se preparando para encarar os mais diversos processos seletivos para uma vaga na universidade. Conheça alguns deles a seguir.

Como entrar na universidade com o Enem 2019

A partir de janeiro de 2020, quando forem divulgados os resultados do Enem, você vai poder acessar o seu boletim de desempenho individual, ver a nota obtida e se preparar para os processos seletivos que utilizam as notas do exame.

O primeiro deles é o Sisu, que distribui vagas em universidades públicas. Como você deve imaginar, é um dos mais concorridos. Para participar, basta ter feito Enem 2019 e não ter tirado zero na redação.

Depois do Sisu vem o ProUni, o programa que distribui bolsas de estudos em faculdades particulares. Para participar você precisa ter feito Enem 2019 e atender a todos os requisitos de desempenho nas provas, renda familiar mensal e formação escolar determinados pelo MEC.

Outro processo seletivo bastante interessante é o ingresso direto, pois permite a entrada automática do aluno que fez o Enem (qualquer um a partir de 2010) numa instituição privada sem precisar fazer vestibular. Esse processo fica aberto por várias semanas, tanto no primeiro quanto no segundo semestre.

Faculdades que aceitam a nota do Enem 2019

Se você fizer o Enem 2019, poderá tentar vaga em mais de uma centena de universidades públicas por todo Brasil.

Se estiver pensando em estudar em faculdade privada, melhor ainda: são milhares de opções, com cursos presenciais e a distância em todas as áreas do conhecimento.

Escolher a melhor delas é simples. Basta ver se a instituição é reconhecida e bem avaliada pelo MEC.

Quer conhecer algumas desde já? A gente tem sugestões bem interessantes:

Veja também:

Entenda como ir bem na prova do Enem 2019

E aí, tem mais alguma dúvida quanto aos gabaritos extraoficiais do Enem 2019? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin