dcsimg

Descubra em qual horário será realizado o Enem 2018

Saiba o horário de início e fim da prova do Enem 2018 e informe-se sobre a questão do horário de verão no primeiro dia de prova.

Neste ano de 2018, mais de 6,7 milhões de pessoas se inscreveram para realizar a prova do Enem, segundo informações divulgadas pelo próprio Ministério da Educação (MEC). Esse grande número de interessados explica por que essa avaliação é a principal porta de entrada para as faculdades brasileiras.

Entretanto, nem todos aqueles que se inscrevem conseguem fazer a prova de fato. Isso porque não é raro ver na mídia diversos candidatos que chegam em cima da hora ou nem mesmo conseguem comparecer no dia da prova, o que dá origem a diversos memes e notícias todos os anos, os já conhecidos “atrasados do Enem”.

Se você não quer ser uma dessas pessoas, precisa saber com antecedência onde fará a prova, pois a data de realização do Enem 2018 se aproxima. Confira!

Horário das provas do Enem em 2018

Antes de qualquer coisa, lembre-se de acessar o seu Cartão de Confirmação do Enem 2018, disponível no site oficial desde o dia 22 de outubro. Para acessá-lo, basta entrar na página do participante do Enem, informar o seu CPF e a senha que cadastrou no momento da inscrição.

As provas acontecerão em dois domingos consecutivos: 04 e 11 de novembro.

Nos dois dias de prova, o horário de fechamento dos portões é o mesmo: às 13h em ponto. Veja os detalhes:

Primeiro dia de prova: 04 de novembro (domingo)

  • Início da prova: 13:00h
  • Duração da prova: 5h e 30min
  • Fim da prova: 17:30h

Segundo dia de prova: 11 de novembro (domingo)

  • Início da prova: 13:00h
  • Duração da prova: 5h
  • Fim da prova: 17:00h

OBS: O horário de verão deste ano está marcado para ter início justamente no dia 04 de novembro, coincidindo com o primeiro dia de prova do Enem. Alguns pedidos foram feitos para que o governo federal adiasse o início do horário de verão para o dia 18 de novembro, mas por fim a mudança não foi aprovada. Assim, lembre-se de que, nos dias 04 e 11 de novembro, você deverá chegar ao horário de prova considerando o horário de verão!

Informe-se se o seu Estado está ou não contemplado na mudança do horário de verão. Caso esteja, você deverá adiantar seu relógio em 1 hora entre os dias 03 e 04 de novembro.

Como se planejar para ir ao local de prova

Você já sabe, nos dias de prova os portões serão fechados às 13h em ponto, certo? Por isso, o melhor é se organizar para chegar por volta das 12h, garantindo tempo para pequenos atrasos ou imprevistos.

Se você já acessou seu local de provas, o mais importante agora é verificar como você chegará à escola onde realizará o Enem.

Com o endereço em mãos, a dica é usar sites ou aplicativos como Google Maps, Waze ou Moovit, em que é possível verificar a rota a pé, de ônibus ou carro. Eles dão uma estimativa de quanto tempo você gastará de casa até o local de prova, além de fornecer os números de ônibus que fazem o trajeto.

De qualquer maneira, sempre saia de casa um pouco antes do horário previsto, pois o trânsito tende a piorar, principalmente após às 12h.

Como é a prova do Enem 2018?

Primeiro dia de provas

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias:

  • 45 questões
  • Conteúdos de língua estrangeira (Espanhol ou Inglês), Português (interpretação e gramática), Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Comunicação e Informação

Redação

  • 1 texto dissertativo-argumentativo sobre tema da atualidade, discutido e difundido pela mídia

Ciências Humanas e suas Tecnologias

  • 45 questões
  • Conteúdos de Filosofia, Sociologia, História e Geografia

Segundo dia de provas

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

  • 45 questões
  • Conteúdos de Biologia, Química e Física

Matemática e suas Tecnologias

  • 45 questões
  • Conteúdos de Aritmética, Álgebra, Geometria, Conjuntos, Cálculo e Estatística

Como entrar na faculdade depois de fazer o Enem

Algumas formas de utilizar as notas do Enem para começar a fazer uma faculdade são o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies).

Além de todos esses programas do governo, também é possível utilizar as notas para prestar vestibular em diversas outras faculdades do país, inclusive privadas.

Abaixo, listamos algumas faculdades particulares reconhecidas pelo MEC que participam do ProUni e do Fies, além de oferecerem outras facilidades financeiras. Vale a pena conhecê-las e saber um pouco mais sobre os cursos oferecidos:

Veja também:

Enem 2018: saiba quais as notas de corte para cada curso
Saiba como fazer uma faculdade EAD com a nota do Enem

Agora que você já sabe os detalhes sobre o horário das provas do Enem de 2018 e o que pode fazer depois que saírem suas notas, que tal compartilhar com a gente seus planos de curso superior? Deixe um comentário abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin