dcsimg

Descubra se a inscrição do Enem 2020 é gratuita

Saiba se a inscrição do Enem 2020 é gratuita, entenda como solicitar a isenção e conheça boas faculdades para ingressar com a sua nota do exame!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 para avaliar a qualidade do ensino médio brasileiro. Hoje o exame é a maior porta de acesso ao ensino superior no país, isso porque a pontuação do Enem é utilizada como o principal critério de aprovação nos mais importantes processos seletivos.

As provas tradicionais acontecem durante o mês de novembro, em dois domingos consecutivos. Porém, em 2020, o Enem terá uma novidade: a aplicação de provas digitais para 50 mil alunos, distribuídos em 15 capitais do país. As provas digitais acontecerão em outubro.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funcionam as inscrições. Hoje você vai descobrir se a inscrição do Enem 2020 é gratuita, quem pode solicitar isenção de taxa e saber onde estudar usando a sua nota. Confira!

Como funciona a inscrição para o Enem 2020? É gratuita?

A inscrição para o Enem 2020 não é gratuita. Para participar do exame, o candidato deve pagar uma taxa, que pode variar de ano para ano. Essa taxa refere-se aos custos com a produção, impressão, aplicação e correção das provas.

Embora o valor da taxa do Enem 2020 ainda não tenha sido divulgado, é esperado que seja cobrado R$ 85 dos estudantes, o mesmo valor aplicado em 2019.

Lembrando que as inscrições deverão ser feitas no site do exame, dentro do prazo estipulado pelo edital.

Como fazer a inscrição para o Enem 2020?

Para se inscrever no Enem 2020, você deve acessar o portal do exame e ir até a Página do Participante. Confira o passo a passo:

  • Acesse o site do Enem 2020 e clique em “Inscreva-se”.
  • Informe o seu CPF e data de nascimento.
  • Preencha o formulário com suas informações pessoais, de prova, de ensino médio e os dados socioeconômicos solicitados.
  • Finalize a inscrição, imprima e pague o boleto até a data indicada.

Quem pode solicitar a isenção da taxa do Enem 2020?

Em geral, pessoas de baixa renda e alunos de escolas públicas podem ser isentos de pagar a taxa de inscrição do Enem 2020.

Confira quais grupos de pessoas têm direito à gratuidade e confira se você pode ser contemplado:

  • Alunos que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas.
  • Alunos de escolas públicas ou bolsistas integrais de escolas particulares que comprovem renda mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que tenham NIS (Número de Identificação Social) e que declarem renda familiar mensal de até três salários mínimos ou renda por pessoa de até meio salário mínimo.
  • Pessoas que tenham participado do Encceja e conseguido a certificação do ensino médio.

A solicitação de isenção de taxa acontece em abril, antes da abertura das inscrições. Fique atento ao calendário: não será possível pedir a gratuidade durante o período de inscrição do Enem 2020.

Qual é o calendário do Enem 2020?

Confira o cronograma do Enem 2020 com as datas que já foram divulgadas:

  • Pedido de isenção da taxa: abril 
  • Abertura das inscrições: maio 
  • Divulgação do local de prova: outubro 
  • Provas digitais: 11 e 18 de outubro de 2020
  • Provas tradicionais: 1 e 8 de novembro de 2020
  • Resultado: janeiro de 2021

Onde estudar com a nota do Enem 2020?

Atualmente, inúmeras instituições particulares aceitam a nota do Enem em seus processos seletivos. Com ela, é possível se matricular em cursos de graduação presenciais e a distância sem precisar prestar vestibular.

Algumas faculdades ainda oferecem descontos e bolsas de estudo a partir da pontuação alcançada pelo aluno no exame.

Selecionamos algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você pode ingressar com a nota do Enem 2020 e ainda conseguir ótimos descontos. Conheça:

As instituições listadas trabalham também com outros benefícios, como convênios e financiamentos sem burocracia!

Veja também:

Entenda como solicitar isenção do Enem 2020

Conheça o edital do Enem 2020 e todas informações importantes

Agora que você descobriu se a inscrição do Enem 2020 é ou não gratuita, queremos saber: que curso você pretende fazer? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin