dcsimg

Veja quando acontece a inscrição do Enem 2018

Descubra aqui quais são as datas de inscrição do Enem 2018 e como fazer para garantir sua participação na maior prova do Brasil!

Os enemzeiros de 2018 já podem se programar para o exame mais importante do país.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o calendário do Enem, indicando as datas de inscrição e quando vão ser aplicadas as provas.

Quem já fez o exame no ano passado não vai encontrar muita novidade. A programação segue o mesmo padrão de antes: as inscrições abrem em maio e as provas acontecem em novembro, em dois domingos consecutivos.

A gente foi atrás de todas as informações e conta tudo para você aqui.

Confira agora mesmo quando acontece a inscrição do Enem 2018, o que é preciso fazer para garantir sua participação, quando vão ser as provas e como usar o desempenho no exame para entrar na faculdade!

Quando abre a inscrição do Enem 2018?

A inscrição do Enem 2018 vai de 7 a 18 de maio. Quem perder esse prazo, por qualquer motivo, estará fora do exame. O MEC não prorroga o período de inscrições, não abre exceções e nem aceita pedidos fora de hora.

Como fazer a inscrição do Enem 2018?

Apesar de simples, a inscrição do Enem tem lá os seus detalhes. É bom ficar de olho neles para não perder a oportunidade de prestar o exame por falta de atenção.

A primeira coisa que você deve saber é que a inscrição só pode ser feita pela internet, no site oficial do Enem.

Nossa recomendação é não deixar para a última hora.

O processo é autoexplicativo. Basta seguir as instruções que aparecem na tela e preencher tudo com bastante atenção.

Vai ser necessário informar seu CPF, e-mail pessoal e telefone celular válido. Além disso, o formulário de inscrições tem um questionário socioeconômico.

Outra coisa que a gente sempre recomenda é ler o edital do Enem. Em 2018 ele vai ser divulgado bem antes das inscrições, no dia 21 de março. É no edital que você vai encontrar informações sobre o funcionamento do Enem 2018, como serão corrigidas as provas, qual vai ser o calendário completo e outros detalhes, como os casos em que o participante pode solicitar atendimento durante as provas.

Precisa pagar para fazer a inscrição do Enem 2018?

Depende. Se você estiver cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública, ficará automaticamente dispensado de pagar a taxa de inscrição do Enem 2018.

O MEC permite solicitar a taxa de isenção em alguns casos (leia o edital para verificar se você se encaixa nessa situação). E atenção! O pedido deve ser feito bem antes de as inscrições começarem. O prazo vai de 2 a 11 de abril.

Quem não se enquadra nos requisitos de isenção ou teve o pedido negado pelo MEC vai ter que pagar a taxa – o valor deve ser divulgado no edital.

Funciona assim: ao concluir o preenchimento das informações no formulário de inscrição, você vai poder baixar o boleto, que na verdade é uma Guia de Recolhimento da União (GRU). Aí é só imprimir e pagar em qualquer agência bancária, dos correios ou lotérica.

Faça o pagamento o quanto antes para não perder o exame. O MEC dá um prazo de alguns dias após o encerramento do período de inscrições para pagar a taxa.

Importante: para os candidatos não isentos, a inscrição só é confirmada após o pagamento.

Quando sai a confirmação da inscrição do Enem 2018?

Se você fez a inscrição e pagou a taxa, a confirmação do pagamento deve aparecer no sistema do Enem poucos dias depois.

Quando sai o local de prova do Enem 2018?

Ao fazer a inscrição, você já indicou a cidade onde prefere fazer o Enem. Mas o local exato só é confirmado algumas semanas antes das provas.

Essa informação aparece no cartão de confirmação de inscrição, que deve ser consultado na Página do Participante ou no aplicativo oficial do Enem para celular. O MEC não envia o documento pelo correio.

No cartão de confirmação você vai encontrar informações como:

  • Nome completo do participante
  • Número de inscrição
  • Data e horário das provas
  • Endereço completo das provas
  • Tipo de atendimento especializado ou específico (se for o caso)
  • Opção de prova de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol)

Quando acontecem as provas do Enem 2018?

As provas do Enem 2018 vão acontecer em dois domingos consecutivos:

4 de novembro

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Redação

11 de novembro

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias

O que fazer com a nota do Enem 2018?

O Enem já virou sinônimo de entrada no ensino superior. Com a nota do exame é possível concorrer a programas do governo federal de ajuda a estudantes de baixa renda (como o ProUni e o FIES), tentar uma vaga em universidade pública pelo Sisu, complementar a nota do vestibular e até entrar direto em faculdades privadas.

Selecionamos algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que aceitam a nota do Enem:

Veja também:

Descubra como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Vai participar do Enem em 2018? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin