dcsimg

Entenda como e quando fazer a inscrição do Sisu

O processo seletivo do Sisu acontece duas vezes ao ano, e você saberá agora tudo que precisa para fazer sua inscrição.

O Sistema de Seleção Unificada, conhecido pela sigla Sisu, é um processo seletivo informatizado do governo federal que oferece vagas nas universidades públicas do país.

Concorrer às vagas no Sisu é bastante simples, mas requer atenção e uma leitura bem minuciosa do edital, que é divulgado meses antes do início de cada semestre.

Além disso, não há outra forma de participar das seleções se você não tiver o número de inscrição da prova do Enem realizada no ano anterior à seleção e a senha mais recente cadastrada na plataforma do Enem. 

Vamos conferir com mais detalhes o passo a passo de como fazer sua inscrição no Sisu, tentar uma vaga em uma universidade e entrar para o ensino superior. Acompanhe!

Como fazer inscrição no Sisu 2020?

1. Período de inscrição 

Você tem duas chances de se inscrever no processo seletivo do Sisu, no início do primeiro e do segundo semestre de cada ano.

Para as inscrições no primeiro semestre do Sisu 2019, o edital foi publicado em 21/11/2018 e as inscrições aconteceram de 22/01 a 27/01/2019, com os resultados divulgados em 28/01/2019. 

Para o segundo semestre de 2019, o edital saiu em 15/05/2019 e as inscrições podiam ser feitas de 04/06 a 07/06. O resultado da primeira chamada foi divulgado em 10/06/2019.

O resultado das listas de espera é divulgado pelas próprias universidades, portanto, o candidato deve manifestar seu interesse e ficar atento às publicações da instituição que escolheu.

Para inscrições no Sisu 2020, acompanhe o site oficial do Sisu e aguarde a liberação dos editais próximo dessas datas. 

2. Como se inscrever

As inscrições são feitas no site do Sisu, que fica dentro da página do MEC. Não há cobrança de taxa de inscrição. Lembrando que a pontuação mínima para participar do processo seletivo, para qualquer curso, é de 450 pontos e nota acima de zero na redação. 

Após entrar na plataforma com o número de inscrição do Enem do ano anterior e a senha cadastrada no site do Enem, você precisa confirmar seus dados para que o Sisu possa entrar em contato com você.

Em seguida, é só seguir os passos do site. Você pode escolher duas opções de curso, por ordem de preferência, e caso mude de ideia, pode alterar as opções durante o período de inscrições.

Após pesquisar e conhecer as vagas, você precisa se atentar à modalidade da vaga. No Sisu, algumas instituições têm vagas reservadas para políticas de ações afirmativas e cotas. Outras podem adotar critérios de bônus para esses estudantes, mediante comprovação de renda, anos de estudo em escola pública, entre outros.

Fique atento também caso a sua nota não alcance a pontuação mínima exigida pelo sistema ou pela instituição que escolheu. Nesses casos, você receberá uma mensagem do sistema imediatamente.

A inscrição não exige nenhuma documentação específica, porém, caso seja aprovado, é bom saber quais documentos a instituição de ensino escolhida exige. Essas informações estão disponíveis no sistema.

Quais são os critérios de seleção do Sisu?

Fique atento, pois os critérios de seleção de alguns cursos atribuem pesos diferentes para cada uma das quatro matrizes de referência: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza; e Ciências Humanas.

Um curso de Letras, por exemplo, pode dar mais peso às questões de Linguagens e Ciências Humanas, já um curso de Estatística, às questões de Matemática.

Em alguns casos, a instituição pode exigir uma nota mínima em alguma dessas matrizes e uma média de pontos mínima a ser atingida para concorrer às vagas.

Por exemplo: uma instituição pode exigir média mínima de 600 pontos para concorrer à vaga e nota mínima de 200 em Matemática, 100 em Humanas, 100 em Ciências da Natureza e 200 em Linguagens.

O que são as notas de corte do Sisu?

A nota de corte é o mínimo de pontos que você precisa para entrar no curso desejado. No Sisu, as notas de corte variam bastante e vão mudando diariamente conforme as vagas vão sendo preenchidas.

O cálculo da nota de corte do Sisu é feito com base no número de vagas e na pontuação dos candidatos concorrentes. Ela serve como referência para que você saiba qual é a nota mínima para entrar no curso que você escolheu e, conforme ela muda, você pode monitorar sua inscrição.

Por essa razão é que, durante os dias do processo, cada candidato tem uma classificação parcial e ele pode consultar em seu boletim, na opção de curso escolhida. 

Além disso, vale ressaltar que as vagas do Sisu são apenas para cursos presenciais, mas, caso você não consiga sua vaga com a pontuação do Enem ou cogite fazer um curso superior a distância, existem excelentes oportunidades de cursos reconhecidos pelo MEC que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso.

Não passei no Sisu e agora?

Você não vai deixar de cursar a faculdade de seus sonhos porque não foi selecionado no Sisu. Existem diversas opções de cursos superiores que permitem que você entre apenas com a nota do Enem, excluindo até mesmo o vestibular tradicional e garantindo bolsas de estudo.

Você pode entrar em uma turma presencial ou a distância com a nota do Enem nas seguintes instituições:

Todas elas têm cursos reconhecidos pelo MEC e oferecem ótimas vantagens para que você comece a estudar o mais rápido possível e com mensalidades bem acessíveis.

Como dissemos, você pode conseguir um bom desconto com a sua nota do Enem. Entre nos sites, pesquise, converse com os atendentes on-line para tirar suas dúvidas!

Para conseguir a vaga, geralmente, essas instituições costumam exigir 300 pontos nas questões objetivas do Enem e nota acima de zero na redação. Assim fica fácil, não é mesmo?

Então, se você tentou uma vaga pelo Sisu e não conseguiu, não desanime! Em 2020 você vai começar a faculdade!

Veja também:

Saiba quais cursos estão participando do Sisu 2020

Tem Sisu para curso a distância?

Você já participou de algum processo seletivo do Sisu? Comente conosco qual foi o curso que escolheu e quais foram os seus resultados!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin