Inscrições abertas para o Fies 2022/1; veja como fazer

inscrições fies 2022As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começaram nesta terça-feira (8). Os estudantes têm até sexta-feira (11) para se inscrever no programa do governo.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), só no primeiro semestre de 2022 serão ofertadas mais de 60 mil vagas em diversas instituições de ensino superior privadas do país.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Para concorrer a uma vaga em uma faculdade por meio do Fies, um dos pré-requisitos é ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Se você tem interesse em participar do programa, continue a leitura para saber todas as informações referentes ao processo seletivo.

Quem pode participar do Fies?

O Fies é um programa do governo destinado a alunos de baixa renda, por isso um dos critérios exigidos é a renda familiar per capita, que não deve ultrapassar três salários mínimos.

Além disso, como foi mencionado anteriormente, o estudante precisa ter feito a prova do Enem a partir de 2010, mas não pode ter tirado zero na redação e a média geral do exame precisa ser superior a 450 pontos.

+ Existe FIES para Medicina? Descubra

+ Saiba tudo sobre o critério de renda familiar do FIES

Como funciona a inscrição do Fies?

inscrições fies 2022O processo é semelhante aos outros programas do governo: Sisu e Prouni. O candidato interessado precisa acessar o site oficial do Fies ou o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior para fazer e acompanhar a sua inscrição.

No Fies, o estudante pode escolher até três opções de curso, em ordem de prioridade.  Durante o período em que as inscrições estiverem abertas, o candidato tem acesso às notas de corte parciais do programa e consegue visualizar o seu desempenho em relação aos outros candidatos.

Leia mais: + Existe renda mínima para participar do Fies?

+ Descubra como conseguir Fies 100%

+ Conheça as faculdades participantes do Fies 2022

Calendário Fies 2022/1

  • Inscrições: 8 a 11 de março
  • Resultado: 15 de março
  • Complementação das informações da inscrição: 16 a 18 de março
  • Lista de espera: 16 de março a 28 de abril

Simulador de notas de corte do Fies

Se você ainda não sabe se o seu desempenho no Enem é suficiente para ser aprovado no Fies, fazer uma simulação é uma ótima opção. Assim, você consegue ter uma noção se a nota que obteve na prova está dentro do esperado para o curso e para a universidade desejada.

A Quero Bolsa possui um simulador de notas de corte. Para acessar a ferramenta é só clicar neste link e informar seus dados.

Onde estudar com o Fies?

E aí, pretende ingressar no ensino superior com o Fies? São diversas instituições que ofertam cursos de todas as áreas do conhecimento. Para te ajudar a escolher a melhor universidade, separamos uma lista de faculdades que são reconhecidas pelo MEC e que oferecem uma boa estrutura para você fazer a graduação dos seus sonhos.

Confira:

Veja também: Entenda como pagar o Fies depois da faculdade

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin