Calendário de Inscrições do Sisu 2021.2 é divulgado

As inscrições do Sisu 2021.2 estão próximas e concederão aos estudantes que realizaram o Enem 2020 mais uma chance de entrarem no ensino superior com a nota do exame.

No primeiro semestre foram ofertadas 209.190 mil vagas em universidades públicas de todo o Brasil. Para este semestre, no entanto, a quantidade de vagas disponíveis ainda não foi divulgada, portanto é importante ficar atento à consulta de vagas, que costuma ser organizada por estado, Instituição, curso oferecido e está prevista para ser liberada um pouco antes do período de inscrição.

Além disso, o Ministério da Educação divulgou também o cronograma completo de todo o processo, inclusive da lista de espera. Quer ficar por dentro de todos esses prazos e se preparar para a seleção? Então continue lendo esse artigo e veja o cronograma completo que o Guia da Carreira preparou para você.

Quando abre a inscrição do Sisu 2021.2?

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o resultado do Sisu 2021 está previsto para ser divulgado no dia 10 de agosto pela manhã. Nesta data, os alunos inscritos na seleção descobrirão se passaram ou não para uma das instituições públicas inscritas no programa.

Mas antes de saber o resultado é preciso se inscrever, e para não perder esta data tão importante é preciso estar atento ao cronograma oficial do processo. Veja a seguir:

Cronograma de Inscrições Sisu 2021.2

  • Período de inscrição: 3 a 6 de agosto;
  • Resultado da chamada única: 10 de agosto;
  • Matrícula dos selecionados em chamada única: 11 a 16 de agosto;

Caso seu nome seja chamado, comece a preparar a documentação para realizar a matrícula na faculdade dos seus sonhos.O prazo para apresentação da documentação será curto, então mantenha sua papelada organizada e sempre por perto.

Quais os documentos que solicitados na matrícula?

Todos os documentos para realizar a matrícula podem ser encontrados no próprio portal do Sisu. No entanto, para te ajudar a se adiantar, listamos aqui os principais documentos:

  • Termo de Ciência / Requerimento de Inscrição;
  • Documento que ateste a conclusão do Ensino Médio;
  • Documento de identificação oficial do candidato com foto;
  • Comprovante de situação cadastral regular no CPF;
  • Comprovante de quitação eleitoral;
  • Para candidatos do sexo masculino, comprovante de quitação com o serviço militar;
  • Foto 3×4 recente.

Cronograma da Lista de espera do Sisu 2021.2

Os estudantes que não forem selecionados na chamada regular, poderão manifestar interesse em participar da Lista de Espera entre os dias 10 e 16 de agosto. A inscrição nesta etapa não é automática, portanto se seu nome não for chamado na chamada regular, continue de olho nos prazos para não perder a chance de fazer parte da lista. Confira as datas:

  • Prazo para manifestação de interesse na lista de espera: 10 a 16 de agosto;
  • Disponibilização da lista para as instituições participantes: 18 de agosto;
  • Início da convocação da lista de espera: 19 de agosto.

Estar na Lista não é garantia de conseguir uma vaga, no entanto não é impossível. Durante o processo de matrícula é comum que desistências ocorram, seja por problemas na comprovação da documentação ou até mesmo porque  o candidato passou em outro processo seletivo. Então não perca as esperanças, inscreva-se na lista e aguarde o resultado. Essa pode ser sua grande chance.

Quem pode se inscrever no Sisu 2021.2?

De acordo com o edital do Sisu 2021.2, existem alguns critérios para participar da processo seletivo:

  • Estudantes que compareceram à última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
  • Participantes que obtiveram nota na redação superior a zero;
  • Alunos que não tenham participado do Enem na condição de “treineiro”, ou seja, alunos do primeiro e do segundo ano do ensino médio.

inscrições sisu 2021.2 - guia da carreira

Como fazer inscrição do Sisu 2021.2?

Após descobrir todas as datas, se inscrever no Sisu, de preferência no primeiro dia e com muita atenção, sem dúvida alguma é o segredo para ter mais chances na disputa. Como as notas de corte são atualizadas uma vez por dia, quem se inscreve assim que o programa abre tem a vantagem de acompanhar tudo desde o princípio e analisar com cuidado as chances em cada curso e instituição.

Para te ajudar a ter essa vantagem, preparamos um passo a passo para se inscrever no programa assim que o acesso estiver liberado:

  1. Primeiro, acesse o Portal do Sisu (https://sisu.mec.gov.br/);
  2. Na página principal clique em “Fazer Inscrição”;
  3. Na próxima página, clique em “Entrar com GOV.BR’, que são os mesmos dados que você utilizou para entrar no sistema do Enem;
  4. Em seguida, confirme o número de seu celular e e-mail, para receber um aviso caso passe na seleção;
  5. Na tela a seguir, escolha suas duas opções de curso por ordem de prioridade. É nesta tela que você vai acompanhar sua inscrição durante todo o processo;
    1. O primeiro passo é selecionar “Fazer inscrição na 1ª opção”;
    2. Nesta área, pesquise as vagas por município, nome da instituição ou nome do curso;
    3. Escolha com atenção a modalidade a qual deseja concorrer (ampla concorrência ou ações afirmativas) e confirme sua inscrição.

Não esqueça que será necessário comprovar com documentação, caso tenha optado por ações afirmativas.

  1. Depois selecione “Fazer inscrição na 2ª opção” realizando o mesmo processo;
  1. E pronto! Agora basta acompanhar a classificação diariamente e trocar as opções de curso caso seja necessário.

Quais as alternativas ao Sisu 2021.2?

Caso você não seja selecionado na chamada regular do Sisu 2021.2 e nem na lista de espera, não fique triste! Apesar de ser um dos maiores processos seletivos do Brasil, o Sisu é apenas uma das muitas formas de entrar na universidade e corresponde apenas às vagas em universidades públicas.

Neste semestre, tanto o Fies quanto o Prouni tiveram seus processos seletivos iniciados antes da abertura do Sisu, mas caso você não tenha se inscrito em nenhum dos dois e queira tentar vaga em uma faculdade particular, existe ainda uma última alternativa para entrar na faculdade com a nota do Enem ainda este ano. Descubra a seguir:

Ingresso direto

Período de inscrições: cada universidade possui um período próprio

Método de ingresso: descontos de até 70%

A modalidade de Ingresso Direto é uma espécie de bolsa de estudos oferecida pelas universidades particulares de todo o Brasil e não faz parte de nenhuma iniciativa do governo, por isso não é possível se inscrever através da internet. Para concorrer é preciso ir até a instituição desejada e perguntar se a mesma apresenta vagas.

Por ser uma iniciativa independente, cada instituição possui regras bem específicas, quanto a pontuação e perfil econômico, para aprovar a participação dos alunos. Entretanto, se tudo estiver correto com o seu perfil, você poderá realizar sua matrícula no mesmo dia, e em alguns casos é possível conseguir até 70% de desconto nas mensalidades, não é ótimo?

Em qual faculdade particular estudar com resultado do Enem?

Agora que você já conhece o ingresso direto e já sabe que pode cursar o ensino superior mesmo se não passar no Sisu, que tal começar a procurar uma universidade aí perto da sua casa?

Para te ajudar a sair na dianteira nessa busca, nós do Guia da Carreira pré-selecionamos algumas ótimas instituições com ensino de qualidade e certificação garantida pelo MEC para você começar a checar se ainda têm vagas para o Ingresso Direto ainda em 2021. Que tal dar uma chance?

Leia também: Saiba tudo sobre as vagas remanescentes do Sisu 2021

E então, tudo certo para começar a tão sonhada faculdade? Se sim, conte aqui nos comentários quais as suas opções de curso!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!