Quando começam as inscrições para o Fies 2022?

O programa do Fies é uma ótima alternativa para quem deseja conseguir um diploma do ensino superior em universidades particulares, mas não possui capital para pagar pela mensalidade do curso no momento. Por isso, se é o seu caso, é importante se informar sobre as inscrições para o Fies 2022 e ficar atento às datas para tentar uma chance no programa.

Se você tem interesse em ingressar em uma faculdade ainda este ano com a ajuda do financiamento estudantil para melhorar seu currículo e ingressar no mercado de trabalho, fique de olho nas datas das inscrições para não deixar essa oportunidade passar.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Abaixo, separamos informações sobre as inscrições para o Fies 2022 e tudo o que você precisa saber sobre o programa. Continue lendo!

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) tem como objetivo facilitar o acesso a crédito para financiamento de cursos do Ensino Superior oferecidos por instituições privadas a alunos de baixa renda, ou seja, a quem deseja fazer uma faculdade mas não possui as condições financeiras para arcar com os custos das mensalidades durante o período da graduação. 

Em resumo, o governo empresta dinheiro a longo prazo e com juros baixos ou nulos, dependendo da modalidade na qual o estudante se encaixa, para que os candidatos alcancem um diploma de graduação, com a condição de que paguem pelos estudos após a finalização do curso. Conforme o caso, as prestações não podem comprometer mais que 10% da renda familiar.

Quando começam as inscrições para o FIES 2022? - Guia da Carreira

Por meio deste programa muitos candidatos conseguem entrar no mercado de trabalho e melhorar seu padrão de vida, portanto o processo é bem concorrido. É uma ótima oportunidade para quem não foi selecionado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou no Programa Universidade Para Todos (Prouni), mas não pretende desistir do sonho de ingressar na faculdade.

Importante destacar que o Fies financia somente os cursos superiores particulares com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A instituição de oferta do curso deve estar cadastrada junto ao programa e o curso precisa ter conceito positivo na avaliação do MEC, o que garante a credibilidade e qualidade do ensino. 

Leia também: Descubra quais são os cursos autorizados pelo MEC

Continue lendo para saber mais sobre os critérios exigidos para se candidatar ao programa e sobre as inscrições para este ano. Anota tudo para não perder a chance de ingressar no Ensino Superior!

Quais os critérios para concorrer a uma vaga no Fies 2022?

Agora que você já sabe o que é o Fies e o quê ele oferece, vamos explicar quais os critérios para concorrer a uma vaga no programa.

Para ter seu financiamento aprovado, o candidato precisa se enquadrar no perfil descrito abaixo:

  • Ter participado de ao menos uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio entre 2010 e 2020 (Isso mesmo, você pode usar qualquer nota do exame entre 2010 e a última edição);
  • Ter concluído o ensino médio e não ter terminado uma faculdade;
  • Apresentar média geral igual ou superior a 450 pontos na prova realizada;
  • Não ter zerado a redação.

Quanto aos critérios de renda, o Fies apresenta duas modalidades. Para cada uma delas as condições são diferentes, veja a seguir:

  • Fies (juros zero): o candidato deve comprovar renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa.
  • P-Fies: o candidato deve comprovar renda familiar bruta de três a cinco salários mínimos por pessoa, e o pagamento do financiamento será feito junto às taxas de juros estabelecidas pela instituição financeira que fornece o crédito;

Quem não pode participar do Fies?

No entanto, é importante se atentar a alguns critérios estabelecidos pelo MEC que impedem que o interessado possa se candidatar ao programa do Fies. Listamos abaixo quais são: 

  • Alunos do Prouni;
  • Alunos em débito com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
  • Alunos já matriculados na instituição de ensino, mas com a matrícula trancada ou suspensa;
  • Quem já participou do Fies anteriormente;
  • Estudantes que não tenham condições de arcar com o valor das parcelas do curso que deseja financiar;
  • Alunos em curso/habilitação/turno diferente à bolsa parcial Prouni.

Quando começam as inscrições para o Fies 2022?

De acordo com o Ministério da Educação, em 2022 o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferecerá  pouco mais de 110 mil vagas, facilitando o acesso de inúmeros jovens de baixa renda ao Ensino Superior. Dentre elas, 66.555 mil vagas serão disponibilizadas no primeiro semestre do ano e 44.370 vagas, no segundo semestre.

 As inscrições para o Fies acontecem por 2 vezes a cada ano, portanto, o período de inscrições é aberto antes do início das aulas em cada semestre. Para o primeiro semestre de 2022, o MEC divulgou que as inscrições serão entre os dias 8 a 11 de março.

Como me inscrever para o Fies 2022?

Participar do processo seletivo é gratuito e bem fácil, basta se inscrever no Site do Fies durante o período de inscrições e seguir o passo a passo:

  • Acesse o site oficial do Fies;
  • Clique em “Minha Inscrição”;
  • Clique em “Entrar com gov.br” e faça o login utilizando seu CPF e senha cadastrada no Enem;
  • Preencha seus dados cadastrais no sistema do Fies com atenção;
  • E em seguida preencha todas as questões do questionário;
  • Em “Grupo Familiar” informe os dados da renda bruta familiar por pessoa;
  • Em “Grupo de Preferência” selecione suas opções de curso. Você pode escolher até três, mas atente-se para a ordem de preferência;
  • Informe o Estado, Município, Curso e, caso queira, uma instituição de ensino;
  • Selecione o turno desejado e em seguida clique em “Gravar”;
  • Ao terminar de escolher suas opções clique em “Avançar”;
  • Confirme que está ciente das informações prestadas e dos prazos e clique em “Concluir”

O que fazer se eu não conseguir o Fies?

Não se desespere! Pelo Fies ser o último programa do governo a abrir inscrições, antes dele muitos alunos tentam se inscrever no Sisu e no Prouni, mas nem sempre conseguem, pois ambos são muito disputados. O que muita gente não sabe é que essas não são as únicas formas de entrar na faculdade.

Atualmente, inúmeras faculdades brasileiras já adotam o “Ingresso Direto” que é uma forma de entrar na faculdade apresentando apenas a nota no Enem. Esse modelo varia bastante de uma universidade para outra, mas basicamente basta ir à secretaria, apresentar sua nota e caso haja vaga no curso que você deseja, você já é encaminhado para a matrícula e pode conseguir desconto de até 100% do valor da mensalidade! Sem precisar passar pelo processo seletivo ou fazer outro vestibular.

Para te ajudar nessa busca pelo diploma, separamos algumas faculdades certificadas pelo MEC que possuem sistema de ingresso direto e também oferecem suas vagas no Fies. Confira:

Agora que você já sabe tudo sobre as inscrições para o Fies 2022, conte pra gente nos comentários qual curso você deseja fazer!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin