Descubra quando começam as inscrições para o Sisu 2022

Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 já podem se planejar para concorrer às milhares de vagas para ingresso no ensino superior na rede pública, pois as datas das inscrições para o Sisu 2022 já foram divulgadas! 

Fazer uma universidade pública é o sonho de muita gente, pois além da realização pessoal sabemos do prestígio que muitas dessas instituições de ensino têm no mercado de trabalho e da enorme oferta de cursos para todos os planos de carreira. E tudo isso sem precisar arcar com altas mensalidades. Para conquistar todas essas vantagens, o Sisu é uma enorme porta de entrada, que possibilita o ingresso nas faculdades públicas sem precisar fazer o temido vestibular, apenas com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Veja também: Encontre bolsas de estudo de até 80%

Se você se identificou e pretende se inscrever no Sisu 2022, confira a seguir como funciona esse processo seletivo, quem pode participar, como se inscrever e alternativas para quem não conseguir uma das concorridas vagas. Vamos lá?

O que é e como funciona o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa ofertado pelo governo federal junto ao Ministério da Educação no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Nos últimos anos, diversas instituições do ensino superior público passaram a adotar o Sisu como sua principal forma de ingresso ou como uma das principais. O programa, portanto, proporciona aos cidadãos brasileiros a oportunidade de ingresso no ensino superior público de forma totalmente gratuita, a partir  das notas do Enem para serem classificados. Aqueles com as melhores notas da prova são selecionados de acordo com o desempenho e notas de corte Sisu referente ao curso, faculdade e turno desejados. 

Enquanto algumas instituições fazem a seleção pela média geral do Enem, as notas de corte de outras faculdades podem variar de acordo com critérios próprios e para cada curso e apresentar pesos diferentes para a nota da redação e das provas de cada área. Por exemplo, é possível que um curso da área da saúde possa dar maior peso para a prova de Ciências da Natureza do Enem, ou que um curso de graduação de engenharia coloque um peso maior para o caderno de Ciências Exatas. Nesses casos, a nota mínima pode ser consultada pelos candidatos após a inscrição.

É importante ressaltar que, diferentemente do Programa Universidade Para Todos (Prouni), e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) se direciona apenas às universidades públicas.

Leia também: Descubra quais são os cursos autorizados pelo MEC

Quem pode se inscrever?

Os únicos critérios para se inscrever em uma universidade pública pelo Sisu é ter prestado o último Enem e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na prova e não ter zerado na redação.

.Portanto, podem se inscrever no SISU 2022 aqueles que:

  • Tenham participado do ENEM de 2021, seja impresso ou digital;
  • Que tenham obtido nota igual ou superior a 450 pontos e não tenham zerado a redação;
  • Não tenha participado do ENEM na condição de “treineiro”. 

Não existe limite de renda ou idade para se inscrever e o processo é gratuito e totalmente realizado de forma virtual!

Quando começam as inscrições para o Sisu 2022? - Guia da Carreira

Vale lembrar, ainda, que bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) também podem se inscrever. No entanto, caso seja selecionado pelo Sisu, o estudante precisará optar por apenas um dos dois programas, já que não é permitido acumular esses dois benefícios. O Prouni é outro programa do governo que incentiva o ingresso de estudantes no Ensino Superior do país, mas nesse caso é voltado para universidades particulares.

Quando começam as inscrições para o Sisu 2022?

Se você realizou o Enem 2021 e está em busca da tão sonhada vaga em uma universidade pública pelo Sisu, fique atento! O MEC divulgou nesta terça-feira (18), a data oficial de inscrições para o Sisu 2022. 

Nesta edição, os interessados deverão se inscrever, de forma online e gratuita, entre os dias 15 e 18 de fevereiro de 2022. As demais datas do calendário do Sisu 2022 ainda não foram divulgadas.

Como faço para me inscrever no Sisu 2022?

O Sisu acontece duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre, e ambos processos são abertos para os estudantes que fizeram a edição do Enem no ano anterior. Portanto, se você realizou o Enem 2021 e quer se inscrever no Sisu 2022, confira a seguir o passo a passo:

  • O candidato deve se inscrever exclusivamente pela internet, no site oficial do Sisu, durante o período das inscrições, e utilizar o mesmo número de inscrição e senha do Enem para realizar seu login (lembrando que são aceitos somente candidatos que fizeram a edição mais recente do exame);
  • Cada candidato pode selecionar duas opções de curso dentro das vagas disponíveis em instituições públicas, em ordem de preferência entre as vagas indicadas;
  • Ao escolher as opções de curso, o participante também deve selecionar a modalidade de concorrência: ações afirmativas (cotas) ou ampla concorrência.

Destaca-se que enquanto estiverem abertas as inscrições, os candidatos podem consultar a nota de corte, que é a menor nota do Enem possível para entrar naquela vaga. A depender da nota de corte, o participante pode optar por continuar disputando aquela vaga, ou tentar outra opção de curso se perceber que a pontuação não será suficiente para aprovação! As notas de corte são divulgadas diariamente e atualizadas em diferentes horários ao longo dos dias de inscrições abertas: à meia-noite, sete da manhã, meio-dia, cinco e meia da tarde e oito da noite (tudo referente ao horário de Brasília).

Caso sobrem vagas, quem não passou nas duas chamadas pode se inscrever para a lista de espera do Sisu e tentar novamente ingressar em um curso pela seleção. As notas de corte abaixam até que todas as vagas oferecidas na graduação específica sejam preenchidas.

É fato que alguns cursos e universidades são mais concorridos que outros. A dica é que antes de escolher uma opção de graduação, o candidato verifique qual foi a nota de corte do curso no ano anterior. Alguns cursos têm notas de corte em torno de 450 pontos, mas outros, como Medicina, Direito e Engenharia, a nota de corte pode passar dos 800 pontos. 

Lembre-se que o programa ainda conta com listas de espera, portanto, há chance de ingresso para os bem classificados que não passaram na primeira chamada. Na lista de espera do Sisu 2022, só é permitido escolher um dos dois cursos para os quais concorreu. O interessado deve se manifestar no próprio site oficial do Sisu logo após ter acesso ao resultado da 1ª chamada.

O que fazer se eu não passar no Sisu?

Em primeiro lugar, não desanime! Lembre-se que as inscrições para o programa acontecem duas vezes ao ano, ou seja, antes do início de cada semestre letivo. No entanto, se você precisar de outras opções para ingressar em um curso superior, separamos algumas possibilidades:

  1. Tentar uma bolsa de estudos pelo Prouni, caso se encaixe nos critérios do programa.
  2. Disputar um financiamento pelo Fies, que ajuda a pagar a mensalidade da faculdade particular, caso cumpra os requisitos do processo seletivo.
  3. Entrar direto na faculdade com a nota do Enem, sem precisar fazer vestibular.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos superiores que participam do Prouni e do Fies, além de aceitarem a nota do Enem como forma de ingresso direto ou disponibilizarem bolsas de estudo:

Leia também: Quantos pontos preciso tirar no Enem para conseguir o ProUni?

E aí? Pretende ingressar em uma universidade pública por meio do Sisu em 2022? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin