dcsimg

Veja tudo sobre as inscrições do Sisu do segundo semestre

Buscando uma segunda oportunidade? Então confira agora quando acontecem e como funcionam as inscrições do Sisu no segundo semestre.

Iniciar a faculdade é um passo muito importante para a vida profissional, que garante novos aprendizados e oportunidades. Para realizar esse sonho existem várias formas de ingressar na graduação e uma delas é pelo Sisu.

O Sisu é o Sistema de Seleção Unificada, no qual diversas faculdades colocam as vagas disponíveis da instituição para que os participantes do Enem possam se candidatar.

A seguir, separamos as principais informações sobre as inscrições para o Sisu no segundo semestre, a fim de solucionar todas as suas dúvidas. Confira abaixo!

Inscrições para o Sisu do segundo semestre

O processo do Sisu do meio do ano é igual ao do Sisu do início do ano. A diferença é que o do meio do ano costuma ocorrer em junho e tem menos vagas, já que nem todas as instituições que disponibilizam vagas no início do ano o fazem no meio do ano também.

Para participar do Sisu basta acessar o site, usando o número de inscrição e senha do Enem. Isso porque, assim que você se inscreve, o Sisu recupera a sua nota do exame.

Depois disso, você será direcionado a um painel no qual estão descritas as vagas das universidades públicas participantes do Sisu. Nesse painel você deve escolher duas opções de curso por ordem de preferência.

Algumas faculdades possuem pontuações pré-estipuladas para determinados cursos. É comum, por exemplo, que candidatos às vagas dos cursos de Medicina e Física tenham como necessidade a obtenção de uma nota maior na prova de Ciências da Natureza.

Nesse caso, quando você finalizar a inscrição no curso, se a sua nota não for suficiente para concorrer a uma vaga, o sistema apresenta uma mensagem.

Como funciona o processo seletivo do Sisu do segundo semestre

O critério de avaliação utilizado para selecionar os candidatos é a pontuação obtida no Enem. Portanto, se candidatos com uma nota superior à sua estiverem inscritos no mesmo curso que você, é provável que passem na sua frente.

Por isso, é necessário colocar duas opções, pois pode acontecer da sua pontuação não ser suficiente para conseguir uma vaga na sua primeira opção de curso. Nesse caso, você tenta a segunda vaga escolhida.

Vale ressaltar que cada curso possui um número de limitado de vagas, que é determinado pela instituição de ensino.

Como funciona a nota de corte do Sisu do segundo semestre

A nota de corte é a nota mínima para ingressar em algum curso. Conforme falado acima, a nota utilizada é a pontuação do Enem. Portanto, como as inscrições duram 4 dias, a nota de corte varia bastante nesse período, já que a todo momento novos candidatos com diferentes notas se inscrevem.

Você só saberá a nota de corte ao final do período de inscrições, mas para ajudar o candidato, uma vez por dia, o Sisu informa uma estimativa dessa nota. Essa estimativa é feita com base nas inscrições que foram recebidas no dia.

Além disso, alta concorrência, cotas e outras políticas de ações afirmativas oferecidas pelas instituições participantes também influenciam a nota de corte.

Quem pode participar do Sisu do segundo semestre

Para participar do Sisu do segundo semestre e concorrer a uma vaga é preciso se enquadrar em alguns critérios. Confira a seguir quais são:

  • Ter realizado o Enem no ano anterior;
  • Ter obtido no mínimo 450 pontos nas provas;
  • Não ter zerado a Redação no exame.

Resultados e lista de espera do Sisu do segundo semestre

O resultado do processo seletivo do segundo semestre, que geralmente é divulgado em junho, será publicado na página do Sisu. Os candidatos aprovados devem realizar matrícula dentro do prazo determinado. Aqueles que perderem o prazo terão a vaga cancelada automaticamente.

A lista de espera é destinada aos candidatos que não tiverem pontuação suficiente para serem aprovados em nenhum dos dois cursos escolhidos. Vale ressaltar que os candidatos aprovados na primeira chamada e perderam o prazo não poderão se inscrever na lista de espera.

O que fazer se eu não for aprovado mesmo na segunda chamada?

O processo seletivo do Sisu do segundo semestre é sempre muito concorrido, tornando a aprovação algo bem difícil. Porém, se você não for aprovado, ainda existem outras opções menos concorridas.

Você pode usar a nota do Enem para ingresso direto na faculdade particular, por exemplo. Basta informar a sua nota do Enem à instituição e, se ela estiver dentro do mínimo exigido, você poderá realizar a matrícula e iniciar as aulas.

Algumas pessoas tem receio de começar a faculdade por esse tipo de processo seletivo, pois acham que as mensalidades são muito altas. Se esse é o seu caso, fique tranquilo! Muitas instituições bem avaliadas pelo MEC oferecem mensalidades bastante acessíveis.

Para lhe orientar, listamos abaixo algumas opções. Todas as universidades são reconhecidas pelo MEC e possuem mensalidades bem em conta. Além disso, oferecem programas de bolsas e descontos. Confira:

Veja também:

Saiba tudo sobre o calendário do Enem 2019

Descubra se existe Prouni no segundo semestre

Agora que você já sabe tudo sobre as inscrições do Sisu no segundo semestre, não esqueça de comentar abaixo qual curso pretende fazer!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin