Descubra onde ver a lista de espera do Sisu 2020

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada), criado pelo Ministério da Educação (MEC), funciona há quase 10 anos. 

É um sistema informatizado e, por meio dele, são oferecidas vagas nas universidades públicas, pelas instituições públicas de educação superior, a candidatos que tenham participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Mas, para usufruir do programa, não basta ter participado do Enem. É preciso ter tirado nota maior que zero na redação e não ser treineiro.

Quer saber mais sobre o sistema e como participar da seleção? Preparamos para você informações para que esteja por dentro do Sisu 2020.

Quais as datas do processo seletivo do Sisu 2020?

O Sisu faz dois processos seletivos por ano: um no início do primeiro semestre e outro no início do segundo. 

Cada seleção tem somente uma etapa para você se inscrever, de acordo com cronograma que é divulgado pelo MEC. Por isso, é importante sempre ficar atento ao site do programa, para não perder a vaga. 

No primeiro semestre de 2020, as inscrições acontecem entre os dias 21 e 24 de janeiro. O resultado sai no dia 28 do mesmo mês.

Ao fazer sua inscrição, você deverá escolher uma primeira e uma segunda opção de vaga que você prefira entre as oferecidas pelas instituições que participam do sistema. Essas opções abrangem qualquer curso de qualquer faculdade pública do país. 

E o mais interessante: não precisam ser na mesma cidade. Ou seja, sua primeira opção pode ser em uma cidade, enquanto a segunda, em um lugar diferente.

Veja como se inscrever na lista de espera do Sisu 2020

Depois da chamada para as matrículas do processo seletivo regular, o Sisu envia às instituições de ensino uma lista de espera a ser usada para preenchimento das vagas ainda não ocupadas.

Se você não tiver sido selecionado em nenhuma das suas opções de curso, essa é a sua chance, pois poderá participar da lista de espera do Sisu 2020. 

Você deverá acessar a página de participante do Sisu durante os dias especificados no cronograma. No primeiro semestre, o prazo vai de 29 de janeiro a 4 de fevereiro.

Nesse acesso, você confirmará estar interessado em participar da lista de espera de 2020. Você poderá fazer a escolha entre as opções de vaga que indicou para a seleção regular. 

Verifique se sua manifestação para participar da lista de espera foi processada pelo sistema, que emitirá mensagem sobre isso após a finalização da sua ação.

Quais as modalidades de vagas do Sisu 2020? 

Ao se inscrever, você terá de escolher também em qual das modalidades existentes quer disputar vagas: ampla concorrência, cotas ou ações afirmativas das instituições.

Seus concorrentes serão só os da mesma modalidade. 

Você poderá modificar suas escolhas de vagas durante o período de inscrição, e será considerada válida a última que for confirmada.

O sistema apontará, ao fim da etapa de inscrição, os candidatos mais bem classificados em cada curso, conforme suas notas no Enem combinadas com os possíveis pesos que forem atribuídos a cada nota.

Serão selecionados os candidatos classificados dentro do número de vagas oferecidas pelo Sisu em cada curso, por tipo de concorrência. 

Se sua nota possibilitar sua classificação em suas duas escolhas de vaga, você será selecionado exclusivamente para a primeira delas.

Prazo para matrícula na instituição de ensino

Haverá apenas uma chamada para matrícula na instituição. Se você for selecionado, terá um prazo para fazer a matrícula e, assim, confirmar a ocupação da sua vaga. 

Você terá somente esta oportunidade para se matricular. Por isso, como já comentamos, fique sempre de olho nos prazos: cada etapa tem um prazo a ser seguido.

Tendo sido selecionado, seja na sua primeira ou na sua segunda opção de vaga, se fizer sua matrícula ou mesmo se não fizer, você não poderá participar da lista de espera do Sisu 2020.

Saiba quais são as datas e como consultar a lista de espera do Sisu 2020

Como falamos, no primeiro semestre de 2020 o prazo para entrar na lista de espera do Sisu vai de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. A convocação de quem passou em lista de espera é feita pelas próprias universidades (é responsabilidade do candidato entrar em contato com a instituição para saber se passou!) a partir de 7 de fevereiro. O processo pode se estender até o dia 30 de abril.

O que fazer se não passar no Sisu? 

O resultado do Sisu saiu e você não conseguiu a nota que precisava para ingressar em uma instituição pública? Ainda não é hora de desistir de cursar o ensino superior. 

Separamos para você algumas instituições que oferecem descontos, convênios e bolsas de estudo de acordo com a nota do Enem, que podem chegar a 100% do valor da mensalidade. 

E você, o que acha de mais essa oportunidade oferecida aos estudantes para aproximá-los do ingresso na faculdade? Conte para a gente nos comentários!

Veja também: 

Conheça os cursos que aceitam e participam do Fies 2020

Veja como funcionam as inscrições do ProUni 2020

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin