dcsimg

Confira as matérias que mais caem no Enem

Ansioso para a prova do Enem? Preocupado se está estudando tudo o que precisa? Saiba agora quais matérias costumam cair no Exame e se prepare!

Não basta estudar, é essencial estudar as matérias e temas relevantes para a prova que se pretende fazer. No Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, é importante manter o foco e garantir o domínio de temas de diferentes disciplinas.

Fique de olho nas matérias que mais caem no Exame e esteja habilitado para os dias de prova!

Como as matérias são divididas nas provas do Enem?

As questões do Enem são divididas em quatro áreas de conhecimento:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias

Em cada dia de prova, duas áreas de conhecimento são exploradas. Para cada uma delas, você terá que responder 45 questões.

Muita coisa, não é? Mas manter o foco durante os estudos pode ajudar no seu desempenho. Veja mais detalhes sobre cada disciplina:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Apresenta questões sobre Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (eleita pelo estudante entre Inglês ou Espanhol, no momento da inscrição), Literatura, Tecnologia da Informação, Comunicação e Artes.

As perguntas são equilibradas entre interpretação de texto, estudo de texto argumentativo, aspectos linguísticos, análise de textos literários e artísticos, entre outros.

Dica: Atenção às questões de interpretação e uso de outras linguagens, como obras de arte, gráficos e charges. Observe a intencionalidade do autor/criador e características de linguagem predominantes para uma boa análise.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Nesta área de conhecimento, o estudante responde a perguntas sobre Filosofia, Geografia, Sociologia e História.

Diversidade cultural, vida em sociedade, conflitos, pensamentos políticos, movimentos e estruturas sociais são alguns dos temas abordados nesta parte da prova.

Dica: Atenção com as questões e assuntos contemporâneos, geralmente abordados a partir da diversidade, movimentos sociais e pensamentos políticos. Assimilar a história com acontecimentos recentes também é importante para análises mais profundas.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Biologia, Física e Química são as matérias envolvidas nesta área de conhecimento.

Em Física, temas como fenômenos elétricos, a descoberta das Leis da Física, energia e conhecimentos básicos são abordados. Em Química, as propriedades dos materiais, transformações químicas e suas dinâmicas, água e compostos de carbono podem aparecer nas questões de múltipla escolha. Já em Biologia, o estudante pode encontrar temas como origem da vida, evolução, moléculas, ecologia, ciências ambientais e qualidade de vida.

Dica: O uso de gráficos é constante nesta parte do Enem, portanto, esteja atento para esse tipo de interpretação. Vá afiado em grandezas, sabendo o que é massa e volume, e esteja pronto para cálculos estequiométricos. Conhecimentos sobre equilíbrio, pH e solubilidade também serão relevantes para esta fase. Informações sobre impactos biológicos são essenciais, tome nota em seus estudos.

Matemática e suas Tecnologias

Chegou a hora de explorar seu conhecimento em matemática e todas as suas variações. Temas como estatística e probabilidade, álgebra, geometria e conhecimentos numéricos são o foco.

Dica: As questões de geometria vem ganhando destaque nas edições mais recentes do Exame, então prepare-se! Estatísticas também têm destaque e exigem interpretação e muita atenção.

Quanta coisa para ver e rever durante os estudos, não é? Invista seu tempo e se organize para aproveitar todo o conhecimento da melhor forma antes dos dias de prova!  Veja algumas dicas para melhor sua forma de estudo:

  • Estude exames dos anos anteriores

Estude as provas passadas e entenda a dinâmica e construção da prova. Além disso, você poderá treinar seu tempo, conhecer os tipos de pergunta e se adaptar ao estilo do exame.

  • Mantenha-se atualizado

Não é só na redação que os assuntos contemporâneos aparecem. Ler os principais jornais e diferentes pontos de vista vão ajudar no conhecimento dos principais assuntos do país e do mundo. Fique atento!

  • Foco na redação

A redação tem peso fundamental no Enem. Não deixe de treinar e treinar, invista seu tempo nessa etapa para que no dia do exame seu texto possa decorrer com facilidade.

Faculdades que aceitam a nota do Enem

E depois das provas? Por onde começar a procura pela faculdade ideal? Será que todas aceitam a nota do Enem como entrada na instituição?

Essas são algumas das informações que você deverá avaliar antes de escolher sua faculdade. Abaixo estão algumas das instituições que aceitam a nota do Enem e também dão espaço para programas como Fies e ProUni. Veja só:

Acompanhe também:

Descubra por quanto tempo vale o Enem

Exemplos de redações nota 1000 do ENEM

Conheça todas as regras do Enem 2018

Estude, prepare-se e dê início à sua graduação! Aliás, qual faculdade você deseja cursar? Conte nos comentários.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin