dcsimg

Saiba qual é a nota máxima do Enem e quanto precisa pra faculdade

Até quantos pontos dá pra tirar no Enem? E qual desempenho garante uma vaga na faculdade? Confira agora mesmo!

Nos dois dias de Enem, os candidatos resolvem 180 questões distribuídas por 4 provas objetivas e ainda fazem uma redação.

São cinco provas no total, que fazem a maior diferença na vida de estudantes brasileiros, pois o desempenho obtido pode carimbar o passaporte para o ensino superior.

É por isso que a nota do Enem gera tanta curiosidade.

Você sabe qual a nota máxima que pode tirar no Enem? E quanto precisa para conquistar aquela vaguinha na faculdade?

Confira agora mesmo a nota máxima em cada uma das cinco provas e a média que garante um lugar ao sol no ensino superior.

Aproveite para conhecer boas faculdades que aceitam a nota do Enem!

Nota máxima na prova de Redação do Enem

A prova de redação do Enem é para lá de temida.

Também, pudera! Um zero aqui significa dar adeus à oportunidade de participar de pelo menos três processos seletivos importantes: Sisu, ProUni e FIES, que distribuem vagas em universidades públicas, bolsas de estudos e financiamento a juros baixos, respectivamente.

A nota máxima que dá para tirar aqui é 1.000 pontos – que podem ter grande impacto na média geral, como você vai entender mais adiante.

Nota máxima nas provas objetivas do Enem

Antes de passar a nota máxima de cada prova objetiva do Enem, a gente precisa explicar uma sigla de três letrinhas que parece supersimples, mas denomina um processo pra lá de complexo, a TRI.

TRI é a Teoria de Resposta ao Item. Trata-se de uma série de cálculos para atribuir valor a cada questão da prova.

Mas como assim, não é só acertar ou errar a questão, somar os pontos e pronto?

No Enem, não. Para atribuir o valor a cada questão que você acerta no Enem, a TRI calcula o grau de dificuldade daquela questão, a coerência do seu desempenho ao resolver questões fáceis, médias e difíceis, o desempenho geral e até se você acertou alguma resposta por acaso (o famoso chute). É um verdadeiro sopão de estatística, matemática, probabilidade e psicometria.

Por tudo isso, não tem como a gente adivinhar a nota do Enem a partir da conferência do gabarito. E também não dá para prever a nota máxima de cada prova.

Mas isso não deve ser motivo de preocupação, combinado?

Analisando provas de anos anteriores, detectamos que as notas máximas das provas objetivas ficam entre 800 e 990, dependendo da área do conhecimento. Matemática – assunto que muita gente vai mal e, portanto, quem acerta muitas questões se destaca – já chegou a superar os mil pontos.

Nota máxima na média das provas do Enem

A média do Enem é a soma das notas obtidas em cada uma das cinco provas (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática) dividida por cinco.

Por conta de tudo o que a gente acabou de explicar, não existe uma nota máxima padrão para a média das provas do Enem. O que podemos dizer é que um participante que acerta quase todas as questões e consegue nota máxima na redação vai ter uma média próxima de 900 pontos (por enquanto, ainda não teve candidato que tirou nota mil em todas as provas).

Quanto precisa tirar no Enem pra passar na faculdade

Aqui, a nota vai depender muito do processo seletivo, do curso e da faculdade que você vai escolher.

No Sisu, as notas para passar se situam próximas dos 700 pontos. Há cursos em que dá para entrar com 600 e outros que exigem mais de 800. A única exigência para se inscrever é ter feito o Enem mais recente, com nota acima de zero na redação.

No ProUni, o mínimo para se inscrever é 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação. Há cursos em que dá para entrar com essa pontuação, mas a maioria fica entre 550 e 650 pontos.

No FIES, que tem requisito de desempenho igual ao do ProUni para participar, as notas são um pouco mais baixas.

Já o ingresso direto, modalidade de acesso automático a faculdades privadas sem precisar fazer vestibular, exige pontuação bem variada. Aqui, cada faculdade pode determinar sua nota mínima em função da procura por aquele curso e as vagas disponíveis. É legal entrar em contato com a instituição do seu interesse para descobrir essa informação.

Onde usar a nota do Enem 2019

Independentemente da nota que você tirou no Enem, uma coisa é certa: fazer faculdade é um belo investimento em sua carreira.

Para que ele dê o retorno esperado, nada mais natural do que tomar alguns cuidados. E o primeiro deles é escolher uma faculdade reconhecida e bem avaliada pelo MEC, que vai render um diploma valorizado no mercado e fazer todo o esforço valer a pena.

A gente separou algumas para você conhecer:

Veja também:

Veja qual pontuação precisa pra entrar na faculdade com Enem

Já sabe onde vai usar sua nota do Enem? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin