dcsimg

Fique por dentro das notas de corte do Enem 2020

Conhecer as notas de corte do Enem pode ajudar a garantir sua vaga no ensino superior. A gente mostra algumas!

As notas de corte são as pontuações que definem quem entra e quem fica de fora na disputa por uma vaga no ensino superior.

É um termo que não sai da cabeça de quem planeja entrar numa universidade pública, ganhar bolsa de estudos, financiar a graduação ou até entrar na faculdade particular sem fazer vestibular.

Saber quanto é preciso pontuar no Enem para se dar bem nos processos seletivos é fundamental. Você tem ideia de qual é a nota necessária para garantir vaga no curso dos seus sonhos?

Então fique por dentro das notas de corte do Enem 2020 e faça bonito!

As notas de corte do Enem 2020

As notas de corte do Enem 2020 só serão conhecidas depois do término de cada seleção que usa o desempenho no Exame para classificar os candidatos. No entanto, a gente consegue antecipar as médias com base nos valores detectados em edições anteriores – que mudam pouco de ano para ano.

As variações ficam por conta dos processos seletivos e dos cursos oferecidos em cada um deles.

A gente separou abaixo as médias das notas de corte dos processos seletivos que usam a nota do Enem 2020.

Vamos das menores para as maiores:

Notas de corte do Enem 2020 para entrar na faculdade particular sem fazer vestibular

Podemos dizer com segurança que, de todos os processos seletivos que usam o Enem, o ingresso direto é o que tem as menores notas de corte.

Os valores são definidos de acordo com a faculdade, mas geralmente ficam bem abaixo do Sisu, do ProUni e do FIES – e com uma vantagem extra: o candidato não precisa apresentar comprovação de baixa renda familiar ou cumprir qualquer outro requisito socioeconômico para participar.

O funcionamento é bem simples. Quando abre o período de vestibular, os interessados podem acessar a página da faculdade e informar as notas obtidas em cada uma das provas do Enem.

Se a pontuação apresentada corresponder ao mínimo exigido por aquela faculdade, o candidato garante direito à vaga automaticamente. A partir daí, basta levar a documentação necessária juntamente com o boletim de desempenho do Enem e fazer a matrícula.

Notas de corte do Enem 2020 para financiar os estudos com o FIES

O FIES é o programa do governo federal que ajuda a financiar os estudos de forma facilitada, a juros baixos. Os candidatos ainda ganham um prazo longo para pagar a dívida, que só começa a ser cobrada depois da formatura.

As notas de corte aqui giram em torno de 550 pontos para a maioria dos cursos.

A única exceção é, como sempre, Medicina. Nos processos seletivos mais recentes do FIES, a menor nota para financiar esse curso ficou em 700 pontos.

Outras notas de corte foram:

600 pontos ou mais – Odontologia, Direito, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Psicologia, Nutrição, Farmácia.

550 pontos, em média – Administração, Pedagogia, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Gestão Comercial, Automação Industrial, Serviço Social, Educação Física (bacharelado).

De 450 a 500 pontos, em média – Geografia, História, Física, Gestão de Recursos Humanos, Sociologia, Educação Física (licenciatura), Filosofia.

Para participar do FIES é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 na média das provas sem ter zerado a redação e corresponder aos critérios de renda familiar definidos para aquela edição.

Notas de corte do Enem 2020 para ganhar bolsa de estudos

O maior programa de bolsas de estudos do Brasil é o ProUni.

Com ele, estudantes podem fazer uma faculdade privada bancada integralmente ou parcialmente pelo governo federal.

Para isso é preciso ter uma boa nota no Enem. Aqui, a média para entrar na maioria dos cursos é de 620 pontos.

Mais uma vez a exceção é Medicina, que tem nota de corte acima de 700 pontos, seguidos por Odontologia, que tem média de 680 pontos.

Outras notas de corte são:

550 a 650 pontos – Radiologia, Administração, Direito, Psicologia, Gastronomia, Engenharia Civil, Fisioterapia, Nutrição, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Educação Física, Farmácia, Arquitetura e Urbanismo, Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Até 550 pontos – Administração (em algumas faculdades) Letras, Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Logística, Matemática, Rede de Computadores, Geografia, Sociologia.

Às vezes você pode ter a sorte de encontrar cursos que exigem pouco mais do que a nota de corte mínima, que é de 450 pontos. Isso acontece com frequência em cursos de licenciatura, de tecnólogo e em graduações que têm muita oferta de vaga, como Pedagogia e Administração.

Para participar do ProUni é preciso ter feito o Enem mais recente e, além de ter obtido 450 pontos na média das provas sem ter zerado a redação, ter renda familiar mensal de até 3 salários mínimos por pessoa e ter feito o ensino médio em escola da rede pública (ou em escola privada como bolsista integral). Quem fizer o Enem em 2020 poderá participar do ProUni em 2021.

Notas de corte do Enem 2020 para entrar na universidade pública

Aqui finalmente chegamos ao processo seletivo mais concorrido – e o que tem as maiores notas de corte do Enem 2020.

O Sisu é responsável por distribuir as tão desejadas vagas em universidades públicas por todo o Brasil.

Como já era de se esperar, o curso com maior nota de corte é Medicina, sempre acima de 750 pontos – podendo chegar a 880 em algumas faculdades!

Depois dele vêm graduações como Odontologia, Direito, Psicologia, Engenharia Civil, Fisioterapia e Cinema, que exigem notas entre 700 e 750 pontos na maioria das faculdades.

A nota de corte média para conseguir vaga na maioria dos cursos do Sisu é de 680 pontos. Com essa pontuação você consegue entrar em Nutrição, Farmácia, Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Administração, Gastronomia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Engenharia de Computação.

Abaixo disso, com notas de corte entre 600 a 650 pontos, dá para entrar em Agronomia, Pedagogia, Serviço Social, Radiologia e Gestão de Recursos Humanos.

Menos do que isso, com alguma sorte, dá para encontrar alguns cursos de licenciatura e superiores de tecnologia.

Para participar do Sisu é necessário ter feito o Enem mais recente e não ter zerado na redação.

Onde estudar com a nota do Enem 2020

Por todo o Brasil, milhares de faculdades vão aceitar a nota do Enem 2020.

A dica é escolher sempre instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, como estas que sugerimos abaixo. Nelas você pode entrar com ProUni, ingresso direto ou financiar os estudos com o FIES:

Veja também:

Saiba onde fazer curso de graduação gratuito em 2020

As notas do Enem 2020 estão dentro daquilo que você esperava? Conte para a gente!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin