dcsimg

Descubra o que fazer com a nota do Enem 2018

Com uma boa nota nas provas do Enem 2018, no céu é o limite! Conheça todas as opções que apresentamos para você a seguir!

Com o Enem, o caminho até o ensino superior torna-se bem mais curto. O exame abre portas para quem busca vaga em universidades públicas, para quem quer ganhar bolsa, financiar os estudos e muito mais.

Mas para usufruir de tantos benefícios é preciso se dedicar para valer.

Estudar muito para obter uma boa pontuação deve ser a sua primeira meta. Ter sangue frio para encarar os processos seletivos, a segunda. Estar atento a todos os detalhes, a terceira.

E depois?

Depois é só correr e comemorar sua conquista!

Para chegar lá não tem segredo. Basta descobrir o que fazer com a sua nota no Enem 2018, como são os processos seletivos, o que eles oferecem e algumas das faculdades mais interessantes para dar seus primeiros passos no mundo profissional!

O que fazer com a nota do Enem 2018

Com a sua nota no Enem 2018 dá para:

  • Entrar em uma universidade pública
  • Ganhar bolsas de estudos
  • Financiar os estudos
  • Passar direto em faculdades particulares, sem ter que prestar vestibular

Vamos entender então como funciona cada um deles?

Com a nota do Enem 2018 dá para estudar em universidade pública

O Enem já é utilizado como critério de classificação em pelo menos 130 instituições públicas de ensino (universidades e institutos federais). Juntas, elas oferecem cerca de 240 mil vagas em todo o país.

Uma delas, claro, pode ser sua.

Para isso é preciso ter feito o Enem mais recente e ter tirado nota acima de zero na redação. Quem fizer o Enem em 2018 poderá participar do Sisu em janeiro e em julho de 2019.

Se você tiver uma boa nota no Enem, melhor: aqui a concorrência não dá trégua nem nos cursos menos procurados.

A seleção é feita totalmente pela internet. O candidato pode tentar duas opções de curso, além de poder fazer a disputa por meio de cotas ou por ampla concorrência.

Dá também para ganhar bolsas de estudos com a nota do Enem 2018

Outra alternativa para quem vai tentar vaga no ensino superior com a nota do Enem 2018 são as bolsas do ProUni.

Com elas, o governo federal paga a mensalidade total ou parcial no curso de graduação que você quiser – até naqueles que custam uma fortuna, como Medicina e Odontologia.

Mas obviamente ganhar um benefício dessa magnitude não é nada fácil. Primeiro o candidato precisa ter feito o Enem mais recente e apresentar desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.

Depois, tem que comprovar que possui renda familiar que se encaixe nos parâmetros MEC (o programa é voltado exclusivamente para pessoas de baixa renda) e que tenha feito todo o ensino médio em escola pública (ou na particular na condição de bolsista integral).

Por fim, será necessário enfrentar um processo seletivo concorridíssimo, que muitas vezes registra notas de corte próximas às do Sisu!

O ProUni abre inscrições sempre no primeiro e no segundo semestre. Quem fizer o Enem 2018 poderá participar das duas edições de 2019.

Financie seus estudos com a nota do Enem 2018

Você pode financiar seus estudos com a nota de qualquer Enem a partir de 2010.

O FIES é uma forcinha que o governo federal oferece a quem quer financiar um curso superior a juros baixos, com um prazo bem camarada para pagar as parcelas – e só começar a abater a dívida depois da formatura.

Mas como quase nada envolvendo a nota do Enem é fácil, o FIES tem seus obstáculos também.

O primeiro é a pontuação obrigatória para participar: tem que ser de pelo menos 450 pontos na média das provas e acima de zero na redação.

Segundo, é preciso se encaixar em alguns perfis de renda determinados pelo MEC – a renda familiar precisa ser de até cinco salários mínimos por pessoa.

Por fim, é preciso passar por um processo seletivo muito similar ao do ProUni e do Sisu – leva o benefício quem tiver a maior nota no Enem.

O FIES também acontece duas vezes por ano.

Use a nota do Enem 2018 para entrar em faculdades particulares sem fazer vestibular

Finalmente um processo seletivo em que você não precisa suar tanto a camisa para passar!

Com o ingresso direto é super fácil conseguir vaga em faculdades particulares de todo o Brasil. Basta apresentar o desempenho obtido no Enem para conseguir vaga – desde que, é claro, tenha a pontuação igual ou superior à mínima estabelecida pela instituição.

Essa modalidade tem se tornado cada vez mais comum e é bem provável que esteja disponível naquela faculdade em que você está de olho.

As notas mínimas para passar em cada curso variam entre as instituições.

Algumas faculdades que aceitam a nota do Enem

De Norte a Sul do Brasil, centenas e centenas de faculdades estão fervilhando de oportunidades para quem quer fazer um curso superior e entrar no mercado de trabalho com o pé direito.

O único desafio aqui é encontrar o curso que você quer, em uma instituição bem avaliada pelo MEC, com boa infraestrutura e qualidade de ensino de primeira.

Se você ainda não sabe por onde começar, nós temos várias dicas. A lista a seguir, por exemplo, traz algumas faculdades que trabalham com o FIES, o ProUni e o acesso direto – ou seja: todas aceitam o Enem!

Conheça a seguir:

Veja também:

Descubra por quanto tempo vale o Enem

E aí, já descobriu o que fazer com a sua nota do Enem 2018? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin