dcsimg

Saiba o que deve cair no Enem 2018

A gente trouxe alguns assuntos que você não pode deixar de lado em seus estudos para se dar muito bem no Enem 2018!

Para fazer um bom Enem é importante, antes de tudo, saber exatamente o que estudar.

Claro, é preciso ter todo o conteúdo do edital na ponta da língua para fazer uma boa prova, mas também é importante dar uma atenção especial a determinados assuntos – especialmente os que costumam cair todo ano, os queridinhos da organização do Enem.

E é justamente sobre esses assuntos tão especiais que a gente veio falar hoje.

Veja quais são a seguir!

O que deve cair no Enem 2018

É quase certo que muitos dos assuntos listados a seguir vão aparecer no Enem deste ano. Portanto, foco neles!

Vamos dividir por disciplinas para facilitar.

Anote aí:

  • Biologia: Origem da vida, genética e hereditariedade, meio ambiente, citologia, estudo dos tecidos, saúde e desenvolvimento humano, sustentabilidade.
  • Química: bioquímica, reações químicas, tabela periódica, características das substâncias, as principais fórmulas químicas, equilíbrio, cadeia do carbono, energia.
  • Física: Leis básicas da física, movimento, equilíbrio, energia, termofísica, magnetismo e eletricidade.
  • Língua portuguesa: Capriche em interpretação de textos, norma culta da língua, gênero e estrutura do texto.
  • Literatura: Dê bastante foco ao conteúdo de literatura brasileira, especialmente os movimentos como o modernismo. Analise também as tendências contemporâneas, como o pós-modernismo.
  • Artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação: Aqui não existem disciplinas específicas para estudar, mas é importante estar bem informado sobre o que acontece de mais relevante na área.
  • Geografia: Geopolítica, meio ambiente, desenvolvimento urbano, industrialização, características dos ecossistemas brasileiros.
  • História: História do Brasil, história da escravidão, como o nosso passado se reflete no presente, regimes políticos em geral, as grandes revoluções, industrialização do Brasil, Estado Novo, história dos povos indígenas.
  • Sociologia: Olho no contexto atual da política brasileira, classes sociais no Brasil, tensão política no mundo, ascensão do conservadorismo político, democracia e perspectivas para o futuro do planeta.
  • Matemática: Geometria, estatística, regras básicas de juros em porcentagem, básico de probabilidade, funções, raciocínio lógico, trigonometria.
  • Redação: Estude temas que estão quentes na atualidade, como, por exemplo, a questão do porte de armas, a disseminação descontrolada de notícias falsas pela internet, a questão da democracia, a luta por direitos, representatividade, saúde pública, investimento em ciência tecnologia.

E não custa reforçar: estude tudo o que o edital pede, por mais que alguns assuntos que estão por lá quase nunca apareçam nas provas. Você não vai querer ser pego de surpresa, não é?

O Enem avalia os participantes com base na capacidade individual de ler, interpretar e produzir textos, entender a realidade brasileira e mundial, com seus contextos históricos e atuais, ter capacidade de raciocinar logicamente, e conseguir identificar fenômenos químicos, físicos e biológicos por trás do nosso dia a dia.

Descubra onde você vai poder estudar com a nota do Enem 2018

Tanto esforço para obter uma boa nota no Enem 2018 vai ser recompensado em 2019. A quantidade de vagas disponíveis por todo o Brasil, juntando todos os processos seletivos, chega a centenas de milhares.

Se você está a fim de conhecer algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde realmente vale a pena tentar uma vaga, basta dar uma olhada com atenção na lista a seguir:

Não perca nenhum detalhe do Enem 2018

Para se dar bem nas provas não basta apenas estudar. É preciso estar atento a algumas datas e procedimentos que envolvem o exame.

Por isso, anote aí algumas datas importantes do Enem 2018:

  • 7 a 18 de maio: inscrições – e todos precisam se inscrever, inclusive aqueles que conseguiram isenção da taxa em abril.
  • Até dia 23 de maio: data limite para pagamento da taxa de inscrição (somente para os não-isentos).
  • Outubro de 2018: liberação de acesso ao cartão de confirmação da inscrição.
  • 4 de novembro: primeiro dia de provas do Enem 2018, com Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Redação.
  • 11 de novembro: segundo dia de provas do Enem 2018, com Matemática e Ciências da Natureza.
  • Janeiro de 2019: divulgação dos resultados e início dos processos seletivos.

Veja também:

Veja qual nota é preciso tirar no Enem 2018

E aí, já está mandando ver nos conteúdos para o Enem 2018? Conte para gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin