dcsimg

Saiba onde usar a nota do Enem 2018 e escolha sua faculdade

Descubra aqui tudo o que você vai poder fazer com seu desempenho no Enem 2018 e veja onde estudar!

A nota do Enem 2018 sai em janeiro de 2019. Logo em seguida, começam os processos seletivos que usam o desempenho nesse exame como critério de classificação.

E não são poucos, viu? A pontuação do Enem 2018 pode ser usada para diversos fins. Todos eles têm a ver com o ensino superior.

Aqui você vai conhecer todas as possibilidades de uso da sua nota do Enem 2018. Ao final, vamos listar boas faculdades onde você pode estudar com o reconhecimento do MEC. Confira!

O que dá para fazer com a nota do Enem 2018?

O Enem se consolidou como a prova mais importante do ano e em 2018 não é diferente. Com o desempenho no exame você pode participar dos seguintes processos seletivos:

  • Ingresso Direito
  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
  • Programa Universidade para Todos (ProUni)
  • Bolsas de Estudo Enem
  • Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)

Vamos explicar melhor cada um deles a seguir.

Nota do Enem 2018 para entrar direto na faculdade privada

O ingresso direto é uma modalidade de seleção simples e sem burocracia, utilizada principalmente em faculdades particulares.

Em algumas delas, as inscrições para o ingresso direto abrem logo após sair o resultado do vestibular geral. Em outras, é possível se inscrever o ano todo.

Com o ingresso direto, o candidato a uma vaga em faculdade privada não precisa fazer vestibular. Basta apresentar o Boletim de Desempenho Individual do Enem e, se tiver a pontuação suficiente, fazer a matrícula.

O procedimento varia, mas em geral é simples. Na Anhanguera, por exemplo, o candidato opta por usar a nota do Enem ao fazer sua inscrição pela internet e deve levar seu boletim do Enem no dia da prova para ser dispensado do vestibular (caso tenha pontuação suficiente).

A nota que você precisa tirar no Enem 2018 para conseguir uma vaga via ingresso direto vai variar de acordo com o curso, instituição, unidade, turno e até época do ano. Por isso, para saber qual pontuação permite passar direto, o ideal é entrar em contato com a faculdade do seu interesse.

Nota do Enem 2018 para passar no Sisu

O Sisu usa a nota do Enem mais recente para classificar candidatos a vagas em universidades públicas. São mais de cem instituições que participam desse sistema. Algumas, inclusive, deixaram de ter vestibular e distribuem todas as suas vagas por meio do Sisu. Outras, como a Universidade de São Paulo (USP), continuam a ter o vestibular tradicional e destinam uma parte de suas vagas para o Sisu.

O Sisu acontece duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre.

Com a nota do Enem 2018 é possível participar das duas edições do Sisu em 2019. Mas tem uma pegadinha: não pode ter tirado zero na redação!

A disputa do Sisu acontece entre as pessoas que se inscreveram para as mesmas opções de curso, turno, universidade, campus e modalidade.

A nota para passar, portanto, vai depender de todos esses fatores. O que a gente sabe é que a concorrência é feroz. As menores notas de corte ficam em torno de 560 pontos. As maiores, lá pela casa dos 900 pontos.

Com 650 a 700 pontos no Enem 2018, dependendo do curso que escolher, você tem altas chances de conseguir uma vaga no Sisu 2019.

Nota do Enem 2018 para passar no ProUni

O ProUni usa a nota do Enem mais recente para distribuir bolsas em faculdades particulares reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Com a sua nota do Enem 2018, caso se enquadre nos demais critérios de participação, você pode tentar uma vaga nas duas edições do ProUni 2019, no primeiro e no segundo semestre.

Os requisitos para participar do ProUni são:

  • Pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero no Enem mais recente.
  • Renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
  • Ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral da rede particular.

Professores e pessoas com deficiência têm condições especiais de participação.

A nota para passar no ProUni também vai depender de suas opções de curso, turno, faculdade, unidade e modalidade de concorrência. A disputa aqui também é grande, apesar de ser menos difícil do que no Sisu.

No ProUni, é possível conseguir vaga com pouco mais de 450 pontos. Um desempenho de 600 pontos no Enem permite entrar em vários cursos. Para os mais difíceis, a nota de corte pode superar os 800 pontos.

O ProUni oferece bolsas integrais (100% da mensalidade) e parciais (50% da mensalidade) em cursos presenciais e a distância, de todas as áreas do conhecimento.

A oferta de cursos e faculdades pode variar a cada semestre. Instituições tradicionais, como a Pitágoras de Minas Gerais e a Cruzeiro do Sul, costumam participar todo semestre.

Nota do Enem 2018 para conseguir bolsa sem burocracia

Se você busca uma bolsa de estudos mas não se enquadra nos requisitos do ProUni, não precisa desanimar!

As faculdades pertencentes à rede Cruzeiro do Sul, como a UNICSULUNICIDUDF  e UNIFRAN, dão descontos para quem fez o Enem.

O benefício é progressivo. A partir de 300 pontos já é possível conseguir um belo desconto. Quem fez mais de 750 pontos ganha bolsa integral. As Bolsas de Estudo Enem valem para 80 cursos.

Nota do Enem 2018 para passar no FIES

O FIES oferece financiamento estudantil com condições facilitadas. A dívida só começa a ser quitada depois da formatura, os juros são baixos e o programa vale até para aqueles cursos mais caros, como Medicina e Odontologia.

Para participar é preciso apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação do Enem (não precisa ser o mais recente, o programa aceita as notas a partir de 2010).

Além disso, o candidato deve se enquadrar nos requisitos de renda familiar determinados para aquela edição do processo seletivo. São dois por ano, no primeiro e no segundo semestre.

As notas para conseguir uma vaga no FIES são bem parecidas com as do ProUni.

Sugestões de faculdades onde usar a nota do Enem 2018

Selecionamos para você algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem cursos em todas as áreas do conhecimento. Nelas, você vai poder usar sua nota do Enem 2018 para tentar bolsa de estudos, financiamento ou ingresso direto.

Todas elas oferecem ainda condições especiais de pagamento, como convênios e descontos. Confira:

Veja também:

Descubra por quanto tempo vale o Enem

Já sabe onde vai usar sua nota do Enem 2018? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin