dcsimg

Descubra onde usar a nota do Enem 2019

Veja como usar a nota do Enem 2019 para ingressar em universidades públicas e privadas de todo o país.

Depois de meses de estudo e dedicação, é hora de aproveitar sua nota do Enem 2019 para entrar na faculdade! Vamos mostrar as opções de como fazer isso ao longo do artigo.

Mesmo pontuações mais baixas no Enem podem garantir a tão sonhada vaga no ensino superior, ao contrário do que muita gente pensa.

A seguir você conhecerá os diferentes processos seletivos que permitem ingressar em universidades públicas ou obter bolsas de estudos e financiamento estudantil em instituições privadas de todo o país com a nota do Enem 2019. Acompanhe!

Onde usar a nota do Enem 2019?

Você pode usar a nota do Enem 2019 em diversos processos seletivos para ter acesso a vagas em universidades públicas e privadas:

  • Sistema Único de Seleção Unificada (Sisu).
  • Programa Universidade Para Todos (ProUni).
  • Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
  • Ingresso direto em universidades privadas.

Veja a explicação de cada uma dessas opções a seguir e aproveite seu resultado do Enem para começar 2020 matriculado na faculdade!

Usar a nota do Enem 2019 para ingressar em universidades públicas (Sisu)

O Sisu é um sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas selecionam candidatos para seus cursos mediante a nota do Enem.

Quem fez o Enem 2019 e obteve nota acima de zero na redação pode se inscrever no Sisu em 2020. Porém, é preciso atingir a chamada nota de corte, ou seja, uma pontuação mínima no Enem, para conseguir uma vaga.

As notas de corte variam conforme o curso e podem passar dos 800 pontos para as vagas mais concorridas, como Medicina. Mesmo os cursos de menor concorrência costumam ter notas de corte acima de 500 pontos.

O Sisu costuma ter duas edições ao ano, uma no final de janeiro e outra em junho. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do Sisu.

Usar a nota do Enem para tentar uma bolsa pelo ProUni

O ProUni distribui bolsas de estudos integrais e parciais (de 50%) em faculdades particulares, selecionando os candidatos pela nota do Enem.

Para fazer a inscrição no ProUni em 2020, é preciso ter obtido 450 pontos ou mais no Enem 2019 e nota acima de zero na redação.

Existem ainda critérios socioeconômicos para ter direito às bolsas, incluindo limites de renda familiar e ter cursado todo o ensino médio na rede pública, ou como bolsista integral na rede privada.

Assim como no Sisu, há notas de corte para as vagas do ProUni, que variam conforme a concorrência do curso.

O ProUni costuma ter duas edições a cada ano, as inscrições são online e gratuitas, no próprio site do programa.

Usar a nota do Enem para concorrer a um financiamento estudantil (FIES)

O FIES permite financiar as mensalidades de cursos em universidades privadas e quitar a dívida somente após a conclusão dos estudos.

Para se inscrever no programa, é preciso ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010 (incluindo 2019), com pontuação geral a partir de 450 e nota acima de zero na redação.

Assim como no Sisu, no FIES há notas de corte para cada curso, cuja pontuação varia conforme a concorrência.

O FIES oferece diferentes modalidades de financiamento, de acordo com a renda familiar por pessoa dos candidatos.

As inscrições para o programa são gratuitas e devem ser feitas pela internet, no site do FIES.

Usar a nota do Enem 2019 para entrar direto em universidades privadas

O ingresso direto é o jeito mais simples e rápido de usar a nota do Enem 2019 para entrar em uma faculdade particular, sem a burocracia e grande concorrência dos programas do governo (Sisu, ProUni e FIES).

No ingresso direto, o estudante que opta por utilizar a nota do Enem não precisa fazer o vestibular e ainda pode ter direito a bolsas de estudos. Geralmente, é preciso apenas ter obtido nota acima de zero na redação para garantir uma vaga.

O ingresso direto é uma ótima opção para ingressar tanto em cursos presenciais quanto a distância. Algumas faculdades, como a Anhanguera, oferecem bolsas de estudos de até 100% para quem opta por essa modalidade de ingresso.

Como as bolsas são concedidas pelas próprias instituições, sem intermediários, o processo é rápido e descomplicado.

Basta procurar uma instituição de ensino que aceite a nota do Enem no processo seletivo, apresentar os documentos solicitados e fazer sua matrícula no curso escolhido.

Faculdades para estudar com a nota do Enem 2019

Segue uma lista de faculdades bem conceituadas pelo MEC onde você pode usar sua nota do Enem 2019 para ingresso direto, com direito a bolsas de estudos e descontos exclusivos.

Essas instituições têm cursos presenciais e EAD de diferentes áreas e contam com unidades em praticamente todo o Brasil. Clique nos links abaixo para obter mais informações sobre vagas, mensalidades, bolsas e descontos para o seu curso:

Veja também:

Descubra quais são as notas de corte do Enem 2019

Exemplos de redações nota 1000 do Enem para você se inspirar

Depois de conhecer as diferentes formas de aproveitar sua nota do Enem 2019 para ingressar na universidade, divida sua opinião conosco nos comentários: qual curso você quer fazer?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin