dcsimg

Entenda como fazer o pedido de isenção do Enem

Quer aprender como fazer o pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2020? Então confira quais são todas as etapas necessárias!

Você sabia que existe uma forma de conseguir isenção da taxa do Enem 2020 e não pagar o valor de inscrição?

Isso é possível porque nem todos os candidatos têm condições financeiras de pagar o valor da inscrição, que gira em torno de R$ 85. 

Então, para auxiliar esses estudantes, o programa oferece a possibilidade de isenção dessa taxa. Mas é claro que você precisa atender alguns requisitos caso esteja interessado.

Por isso vamos te apresentar todas as etapas necessárias para que você possa solicitar esse benefício!

Vamos lá?

Etapa 1: Verifique se você atende os requisitos

Com base nos critérios utilizados nas versões mais recentes do Enem, será possível conseguir a isenção da taxa nos seguintes casos:

  • Alunos que estejam matriculados no último ano do ensino médio em escola pública.
  • Candidatos de baixa renda.

Veja como funciona o pedido em cada caso.

Estudantes do 3º ano 

Na tentativa de estimular a participação dos alunos de escolas públicas no Enem, o MEC decidiu isentar os alunos do último ano do ensino médio da taxa.

Para conseguir a isenção basta que o aluno preencha algumas informações pessoais e sobre a escola em que estuda, no site oficial do Enem. 

Essa solicitação deve ser feita no período estipulado pelo MEC, portanto é importante ficar atento à divulgação das datas.

Após preencher essas informações no site, o sistema do MEC verifica se todos os dados estão corretos. Assim que as informações são confirmadas, a isenção do Enem é liberada automaticamente.

Candidatos de baixa renda

Caso você se encaixe no perfil de baixa renda, também pode ser isento do pagamento do valor da taxa. Os requisitos nesse caso são os seguintes:

  • O candidato que deseja pedir a isenção deve ter renda per capita igual ou menor que um salário mínimo e meio.
  • Ter feito todo o ensino médio em uma escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada.

Se você atende a esses critérios, basta acessar a página do Enem durante o período determinado pelo MEC e preencher o formulário de Declaração de Carência Socioeconômica.

Assim que o envio for concluído, o MEC fará a análise das informações e, em alguns casos, pode solicitar documentos adicionais.

Etapa 2: Faça a sua inscrição

Tudo começa no site oficial do Ministério da Educação.

Para ficar isento da taxa de inscrição, o candidato deve acessar o site do MEC e clicar na opção “Enem”. Lá, deve preencher todos os dados solicitados e enviar os documentos exigidos pelo órgão.

Vale ressaltar que as informações inseridas no sistema devem ser verdadeiras.

Caso contrário, o candidato terá que responder por crime contra a fé pública e/ou será eliminado imediatamente do Exame.

A solicitação de isenção deve ser feita antes das inscrições para o Enem serem abertas. Para saber qual será a data correta, sempre confira o edital do programa assim que ele for liberado, ok?

Etapa 3: Aguarde a divulgação dos resultados

Assim como no caso das inscrições, as datas dos resultados só são divulgadas depois da liberação do edital, mas, como referência, podemos utilizar as informações das edições anteriores.

O resultado da isenção do Enem 2019 foi divulgado no dia 17 de abril, então a expectativa é de que em 2020 a divulgação aconteça por volta do mesmo período. 

Vale lembrar que é de inteira responsabilidade do candidato verificar se sua solicitação foi deferida. Caso ele não consiga o benefício na primeira tentativa, terá outra chance.

Durante a última semana de abril, os candidatos com o pedido de isenção negado podem entrar com recurso no próprio sistema do Enem. Mas, se novamente a solicitação for negada, você terá que pagar a taxa caso queira fazer a prova ainda em 2020.

Você pode pedir isenção todos os anos?

Desde que continue atendendo aos pré-requisitos determinados pelo MEC, você pode perfeitamente solicitar a isenção da taxa pela segunda vez. 

Entretanto, se no ano anterior você conseguiu a isenção, mas não compareceu no dia da prova, será preciso justificar ao MEC o motivo da sua ausência.

Se você precisa justificar, acompanhe o site oficial do Enem para saber o período de envio.

Agora, aproveite para conferir onde você pode estudar com a sua nota!

Onde estudar usando a nota do Enem?

Depois de conseguir sua isenção e fazer a prova, você pode usar suas notas do Enem para estudar nas mais diversas instituições do país, então existem opções aos montes. 

Porém, lembre-se de escolher um lugar credenciado pelo Ministério da Educação, caso contrário, seu diploma não terá validade, e o tempo e o esforço dedicados terão sido em vão.

Você ainda conta com a opção de usar a sua nota no Enem para conseguir uma bolsa de estudo integral ou até 70% de desconto no valor da mensalidade.

Pensando nisso, selecionamos algumas faculdades que contam com todos os benefícios que mencionamos acima. Confira:

Chegou a hora de utilizar a sua nota do Enem 2020 e conquistar uma vaga num curso de nível superior!

Veja também:

Descubra quais as mensalidades da Anhanguera

Conheça a lista de faculdades reconhecidas pelo MEC

Ficou com alguma dúvida sobre como fazer o pedido de isenção do Enem 2020? Compartilhe conosco nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin