Conheça o passo a passo de como pedir a isenção do Enem

Quer pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem, mas não sabe como fazer? Então, veja agora o passo a passo e saia na frente!

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece todos os anos e, agora, será aplicado em dois formatos: digital e presencial. 

Para ambos os formatos, será cobrada uma taxa de inscrição, mas aqueles estudantes que não podem arcar com esse valor podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem. 

Se você também não pode pagar essa taxa, veja o passo a passo de como solicitar a isenção, mas antes verifique se você se enquadra em um dos requisitos necessários para realizar esse pedido: 

  • Estar cursando a última série do ensino médio no ano do exame, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada no Censo da Educação Básica;
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e ter renda per capita familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda (renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos).

Você se enquadra? Então veja agora o passo a passo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem! 

Passo a passo para pedir a isenção do Enem 

Se você se encaixa em um dos requisitos para pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem, é hora de conhecer o passo a passo para realizar a sua solicitação. Confira:

Primeiro passo: acesse o site oficial do Enem e insira o CPF e a data de nascimento para acessar o sistema.

Segundo passo: se você se encaixa em um dos grupos que têm direito à isenção, aceite os termos e preencha todos dados pessoais solicitados. 

Terceiro passo: nesta próxima tela, você vai informar o seu nível de escolaridade e o tipo de escola que estuda ou estudou.

Quarto passo: agora, você deve indicar se possui ou não o Número de Identificação Social (NIS). 

Quinto passo: verifique se todas as informações dadas estão corretas e, caso estejam, confirme.

Sexto passo: agora, será aberto um questionário socioeconômico. Responda com muita atenção para não passar informações incorretas. 

Sétimo passo: insira um e-mail e telefone para contato, e prossiga. 

Oitavo passo: escolha uma senha de no mínimo seis e no máximo oito caracteres, contendo apenas números e letras. 

Esta senha você deve guardar, pois com ela será possível acessar o sistema para verificar o resultado do seu pedido de isenção e realizar a inscrição do Enem. 

Quando sai o resultado do pedido de isenção do Enem 

O resultado do pedido de isenção do Enem deve ocorrer ainda no mês de abril. 

Os candidatos que tiverem os seus pedidos indeferidos, ou seja, não aceitos, poderão entrar com um recurso no próprio site do Enem. 

O resultado deste recurso também deve ser liberado no mês de abril, pois em maio iniciam-se as inscrições, e os estudantes que não conseguiram a isenção vão ter que pagar a taxa de inscrição. 

Onde estudar com a nota do Enem?

Com a nota do Enem, é possível ingressar em uma universidade pública por meio do Sisu, concorrer a bolsas de estudo com o ProUni e até mesmo financiar toda a sua graduação pelo FIES.

Também é possível ingressar em uma faculdade particular sem precisar realizar vestibular e concorrer a bolsas de estudo e descontos diretamente com a instituição com o ingresso direto pelo Enem. 

Para se inscrever com o ingresso direto, você não precisa ter feito o último Enem, mas alguma das edições desde 2010, além disso não é preciso ter obtido nota mínima, apenas não ter zerado nenhuma das provas nem a redação. 

O ingresso direto é considerado um processo sem burocracia, pois o estudante não precisa comprovar renda nem aguardar longos prazos para o resultado, pois ele é dado em no máximo 24 horas. 

Confira algumas instituições que oferecem essa forma de ingresso, além de participarem do ProUni e FIES:

Veja mais:

Confira 20 matérias do Enem que você não pode deixar passar 

Descubra quantos pontos vale a redação do ENEM

Está se preparando para a prova do Enem? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin