dcsimg

Veja alguns possíveis temas de redação para o Enem 2018

Quer saber quais são alguns dos possíveis temas de redação do Enem 2018? Então confira este post!

Quem está se preparando para fazer o Enem sabe muito bem que a redação é um dos maiores desafios da prova. Além de ser necessário conhecimento sobre a norma culta da língua, o candidato ainda precisa dominar o assunto que será tratado. Mas como se preparar sem saber qual será o tema pedido no dia do Exame?

Embora não seja possível saber qual será o tema antecipadamente, sabemos que os organizadores da prova dão prioridade a temas da atualidade. Por isso, é importante ficar atento ao que acontece no mundo, pois se você se mantém bem informado, tem mais chances de desenvolver um texto interessante e alcançar uma boa nota. Vale lembrar que a nota na redação pode ser a porta de entrada para aquele tão sonhado curso.

Continue lendo e descubra quais são os possíveis temas de redação para o Enem 2018!

Possíveis temas de redação Enem 2018

Veja algumas das apostas para o Enem 2018 e fique informado sobre os possíveis assunto cobrados na redação!

Situação da população de rua no Brasil

No Brasil há um grande número de moradores de rua, principalmente nas capitais e grandes cidades. De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro, até 2016, havia cerca de 14,2 mil moradores de rua apenas na cidade.

Embora existam programas de auxílio, como o Plano Nacional para População em Situação de Rua, que foi criado em 2009 para levar saúde, dignidade e moradia para as pessoas em situação de rua, o número de sem teto não para de crescer. Isso mostra que é necessário que as leis do país em relação a esse assunto sejam colocadas em prática.

Divulgação de fake news e seus impactos

Com o avanço da internet e a popularidade das redes sociais, um fenômeno tem ganhado muita força: a disseminação de notícias falsas, conhecidas como fake news. Essas notícias são facilmente disseminadas por pessoas que nem sequer se preocupam em verificar a veracidade dos fatos.

Embora pareça um ato inofensivo, a divulgação de notícias falsas pode trazer prejuízos incalculáveis para o governo e a sociedade. Por isso, a Câmara dos Deputados criou um projeto de lei que visa criminalizar a divulgação desse tipo de conteúdo.

As fake news são na verdade, segundo especialistas, um mecanismo de controle social, o que pode ser uma boa argumentação na hora do desenvolvimento do tema. Citar o projeto de lei que pretende criminalizar a prática de informações falsas na internet também é uma boa linha a ser seguida na hora da redação.

Combate à obesidade no Brasil

A obesidade no Brasil possui números alarmantes: um em cada cinco brasileiros está acima do peso. Isso é o que aponta um estudo realizado pelo Ministério da Saúde, que ainda mostra que 18,9% da população jovem, acima de 18 anos, residentes nas capitais, é obesa.

Os motivos para o aumento de peso entre os brasileiros são diversos, como a vida sedentária, a alimentação desequilibrada, o estresse, entre outros problemas da vida moderna. Para conseguir fazer uma boa argumentação, é importante estudar as raízes da obesidade.

A saúde mental do brasileiro

Temas como depressão e outros problemas de saúde mental também entram na lista de possíveis temas de redação do Enem 2018. Isso porque, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 6% da população brasileira apresenta quadros de depressão — o equivalente a mais de 11 milhões de pessoas.

Caso este seja o tema da redação, o candidato deve apresentar soluções que ajudem a contornar o problema, e lembrar que doenças mentais são muito graves e atingem tanto crianças quanto jovens e adultos.

Porte de armas

A questão da legalização do porte de armas no Brasil é um assunto que vem sendo bastante debatido nos últimos anos. A proposta visa facilitar o acesso ao cidadão comum a armas de fogo, desde que ele cumpra algumas exigências legais.

Lembrando que o porte de armas é legalizado nos Estados Unidos e é cada vez mais comum o ataque por cidadãos armados em diversos locais do país, inclusive em escolas infantis.

Embora a legalização de armas seja bem vista por uma boa parcela da população, o tema deve ser bem analisado, pois se em um país como os Estados Unidos, onde as leis são severas e a justiça cumpre seu papel, o fato de o porte de armas ser legal já traz tantos problemas, imagine no Brasil?

Será que legalizar o porte de armas de fogo é a saída para manter o cidadão de bem seguro? Ou investir em segurança pública, aumentar o salários dos policiais e oferecer melhores condições de trabalho seria o ideal para reduzir a criminalidade no país? Argumentar sobre essas questões pode ser uma boa linha de raciocínio, caso o tema da redação seja este.

Como fazer uma boa redação para o Enem 2018?

Como adiantamos, para fazer uma boa redação é preciso, além de ler bastante, se manter informado sobre os temas da atualidade. Além disso, treinar é fundamental! Você deve se planejar para fazer uma redação por dia, pelo menos, para garantir uma boa nota. Caso não seja possível, tente escrever umas três redações por semana.

Quanto mais você escrever, melhor ficará sua escrita e sua capacidade de argumentação!

Lembre-se de que a redação pode ser a porta de entrada para aquele tão sonhado curso. Mas uma boa pontuação no Enem não é importante apenas para ingressar em faculdades públicas, há instituições particulares que aceitam a nota do Exame como substituição do vestibular.

A seguir, organizamos uma lista com algumas boas faculdades particulares, reconhecidas pelo MEC, que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. Confira!

Agora que você já sabe alguns dos possíveis temas de redação do Enem 2018, está na hora de pegar a caneta e começar a treinar sua escrita. Não perca tempo, o Exame já está aí!

Veja também:

Saiba como fazer uma ótima redação na prova do Enem

Saiba onde usar a nota do Enem 2018 e escolha sua faculdade

Quais outros temas você acha que podem cair no Enem 2018? Conte para nós deixando seu comentário no post!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin