dcsimg

Saiba quais serão os possíveis temas de redação no Enem 2019

Veja quais são os possíveis temas de redação para o Enem 2019 e comece a estudar já para alcançar a nota máxima e garantir uma vaga no ensino superior!

Todos os candidatos que prestam o Enem ficam apreensivos com o momento de fazer a redação. A prova traz um problema relacionado a questões da atualidade, e os participantes devem discorrer sobre ele, apresentando uma solução.

Por isso, é fundamental estar bem informado sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Afinal, a nota da redação pode ser determinante em seu ingresso no ensino superior.

Para te ajudar nessa tarefa, montamos uma lista com alguns dos possíveis temas de redação do Enem 2019. Confira a seguir!

Possíveis temas de redação Enem 2019: prepare-se para tirar a nota máxima

Pensando nas diretrizes do MEC, levantamos possíveis temas de redação do Enem 2019:

Educação domiciliar no Brasil

Um assunto muito comentado no início do ano foi a regulamentação da educação domiciliar no Brasil. 

Também conhecida como homeschooling, a modalidade de ensino é adotada em países como Estados Unidos e Portugal, mas proibida em outros. 

No Brasil, é obrigatório que pessoas em idade escolar estejam matriculadas em instituições de ensino formal.

O movimento antivacina

Doenças que no passado estavam erradicadas no Brasil, como o sarampo, voltaram a aparecer e preocupa o Ministério da Saúde. Um dos principais motivos é o crescimento do chamado Movimento Antivacina, que defende a não vacinação de crianças. 

Estudar sobre a vacinação ajudará o estudante a se posicionar sobre o assunto.

A redução da maioridade penal

O governo brasileiro propõe uma flexibilização no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para que a maioridade penal possa ser reduzida. 

Segundo o governo, a medida visa diminuir a participação de menores em crimes. 

Sobre este assunto, podem ser abordados temas como o aumento no número de encarceramentos, crescimento do sistema prisional e, ainda, os motivos que fazem com que crianças e adolescentes cometam crimes. É importante conhecer as estatísticas atualizadas para debater o tema.

Discurso de ódio na internet

Com a popularização das redes sociais, os chamados discursos de ódio se proliferaram. 

Assim, um dos possíveis temas da redação do Enem 2019 pode ser os efeitos da cultura de ódio perpetuada na internet e os motivos que levam os usuários a se agredirem online. 

Estatuto do Desarmamento

Uma pauta muito discutida atualmente no Brasil é o Estatuto do Desarmamento, que trata do registro, posse e comercialização de armas de fogo. 

Além do interesse dos empresários da indústria bélica, há a discussão sobre a eficácia da posse de armas e sua relação com o aumento da violência.

A violência contra a mulher no Brasil

Um tema recorrente no Enem é a violência contra a mulher. 

Com estatísticas que mostram um aumento de 24% na média das agressões mensais e mais de 7 mil registros nas tentativas de feminicídio, ainda faltam políticas públicas efetivas no combate à violência sofrida pelas mulheres, que além de física pode também ser moral, sexual, psicológica e obstétrica.

Outra pauta envolvendo as mulheres brasileiras e que tem potencial para ser um dos possíveis temas da redação do Enem 2019 é a questão do aborto, cuja descriminalização está prevista para ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ainda este ano.

A violência urbana no Brasil

Segundo o Atlas da Violência divulgado em 2018, a taxa de homicídios brasileira é trinta vezes maior do que a de todo o continente europeu: em 2016, ocorreram 62.517 crimes deste tipo. 

Segundos as estatísticas, na última década, 153 pessoas foram assassinadas por dia no Brasil. Este é um tema também ligado à questão da redução da maioridade penal e do Estatuto do Desarmamento, e pode ser abordado na prova de redação.

Outros possíveis temas de redação no Enem 2019 que você deve estudar:

  • Liberação de agrotóxicos
  • Desastres ambientais
  • O impacto das fake news
  • A crise migratória 
  • Crise no sistema hídrico
  • Descriminalização das drogas
  • Os 30 anos da Constituição Cidadã
  • A questão indígena no Brasil
  • Privacidade na internet

Como tirar uma boa nota na redação do Enem 2019

Você sabia que é possível zerar na redação mesmo tendo escrito uma? Confira agora as regras do Inep-MEC para não zerar a prova.

O candidato pode zerar a nota caso:

  • Deixe a folha em branco
  • Escreva um número menor de linhas que o exigido
  • Não redija texto dissertativo-argumentativo
  • Fuja do tema proposto
  • Escreva impropérios ou faça desenhos
  • Desrespeite os direitos humanos

Por isso, é importante respeitar as indicações da proposta, levar em consideração o tema e fazer uso de referências bem fundamentadas na elaboração da redação.

Onde você pode estudar com a nota do Enem

A nota do Enem permite com que o aluno ingresse em universidades públicas e privadas por meio de programas como Sisu e ProUni.

Além disso, várias faculdades particulares aceitam a pontuação obtida no Exame como forma de acesso à graduação e ainda oferecem bolsas e descontos.

Selecionamos algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que aceitam a nota no Enem como forma de ingresso para ajudar você na sua escolha. Conheça:

Leia também:

Exemplos de redação nota 1000 do Enem para você se inspirar

Descubra quantos pontos vale a redação do Enem

Vai prestar o Enem 2019? Conte para a gente nos comentários: qual tema você acha que será pedido na redação?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin