dcsimg

Saiba como e onde fazer a inscrição para o ProUni

Veja como se inscrever no ProUni e concorrer a uma bolsa de estudos para o ensino superior!

Imagine só: estudar em uma faculdade particular bem conceituada de graça ou pagando somente metade da mensalidade, durante todo o curso e sem ficar devendo nada após se formar. É isso que o Programa Universidade para Todos, o famoso ProUni, possibilita!

Para aproveitar essa oportunidade, o primeiro passo é ficar de olho no calendário e saber como se inscrever no programa. Vamos explicar isso logo logo. 

Confira também quais são os requisitos para participar do ProUni e conheça outra forma de ganhar uma bolsa de estudos com a nota do Enem!

Como fazer a inscrição no ProUni

As inscrições para o ProUni devem ser feitas no site oficial do ProUni. Ao acessar o site durante o período de inscrições, o candidato deve:

  • Clicar em “Fazer a inscrição”
  • Informar o CPF, número de inscrição e senha do Enem
  • Conferir seus dados cadastrais e atualizá-los, caso necessário
  • Preencher o questionário socioeconômico
  • Escolher até duas opções de curso
  • Confirmar a inscrição

Geralmente ocorrem duas edições do ProUni a cada ano: uma com inscrições no final de janeiro ou início de fevereiro (após o Sisu) e outra no meio do ano, com inscrições em junho.

Quem pode participar do ProUni?

Os pré-requisitos para se inscrever no ProUni são:

  • Não possuir diploma de nível superior.
  • Ter feito a edição mais recente do Enem, com média aritmética igual ou superior a 450 pontos e nota acima de zero na redação.

Também é preciso se enquadrar no perfil de renda exigido pelo programa e atender a pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou com bolsa integral em escola particular (ou parte em escola pública e parte em escola particular como bolsista integral).
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Atuar como professor da rede pública na educação básica (neste caso, os limites de renda familiar não se aplicam).

Limites de renda familiar mensal bruta por pessoa:

  • Para bolsas integrais (de 100%): até 1,5 salário mínimo.
  • Para bolsas parciais (de 50%): até 3 salários mínimos.

Como os candidatos são selecionados?

No ProUni, os candidatos são selecionados para receberem as bolsas por meio nota do Enem. Há uma nota mínima para ingressar em cada curso, a chamada nota de corte, que pode variar de 450 a mais de 800 pontos, dependendo da vaga.

Portanto, atingir a nota mínima do Enem para se inscrever no programa (450 pontos) não garante que o candidato conseguirá uma bolsa de estudos.

Cursos como Medicina, Odontologia e Direito costumam ser bastante concorridos no ProUni e ter notas de corte bem altas.

O que fazer se não conseguir bolsa pelo ProUni

Muitas pessoas acabam ficando de fora do ProUni por não se enquadrarem nos critérios de participação. Quem fez o ensino médio em escola particular sem ser bolsista integral, por exemplo, não pode concorrer às bolsas.

E mesmo quem cumpre os requisitos para participar pode não atingir a nota de corte do Enem para o curso desejado e ficar sem a bolsa de estudos.

Daí vem a pergunta: tem outro jeito de conseguir bolsa para a faculdade com a nota do Enem? A resposta é: sim, basta recorrer ao chamado ingresso direto.

O ingresso direto consiste em entrar em uma faculdade particular direto, ou seja, sem fazer o vestibular interno da instituição, utilizando apenas nota do Enem.

Várias faculdades em todo o Brasil já oferecem essa modalidade de seleção e ainda concedem bolsas de até 100% aos novos alunos, sem burocracia nem critérios socioeconômicos.

A nota mínima do Enem para passar e conseguir uma bolsa ou desconto na mensalidade costuma ser de 300 pontos, e nota acima de zero na redação.

Onde estudar

Conheça agora algumas faculdades onde você pode entrar direto com a nota do Enem e ainda ganhar uma bolsa de estudos. Em geral são aceitas notas do Enem a partir da edição de 2010.

As faculdades abaixo oferecem cursos presenciais e a distância de diversas áreas e reconhecidos pelo MEC, o que garante que você receberá um diploma válido para exercer sua profissão em todo o país após se formar:

Saiba mais:

Entenda como funcionam as notas de corte do ProUni

Descubra se o ProUni vale para cursos EAD

Agora que você já sabe como fazer a inscrição no ProUni, conte para a gente nos comentários: para qual curso você gostaria de ganhar uma bolsa de estudos?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin